sexta-feira, 9 de novembro de 2018

GP DO BRASIL - Programação

O Grande Prêmio do Brasil é disputado desde 1972 (1973 na F1), sendo realizado em Interlagos (1972-1977, 1979, 1980, 1990-atualmente) e já foi sediado em Jacarepaguá (1978, 1981-1989).

Foto: Wikipédia
ESTATÍSTICAS:
Melhor volta em corrida: Max Verstappen - 1:11.044 (Red Bull, 2017)
Pole Position: Valtteri Bottas - 1:08.322 (Mercedes, 2017)
Último vencedor: Sebastian Vettel (Ferrari)
Maior vencedor: Alain Prost - 6x ( 1982, 1984, 1985, 1987, 1988 e 1990)


O ÚLTIMO A SAIR...

Foto: Reprodução/Williams

Na manhã desta segunda-feira (5), a Williams anunciou que Rob Smedley, engenheiro britânico de 44 anos, vai deixar a equipe no final da temporada. No início do ano, Smedley passou a trabalhar no desenvolvimento do design e da aerodinâmica, além de diretor de perfomance, cargo pelo qual o britânico foi contratado em 2014 e chegou junto com Felipe Massa da Ferrari.

Rob começou a carreira na F1 em 2002, quando era engenheiro de pista da Jordan. No ano seguinte, foi contratado pela Ferrari para trabalhar na equipe de testes. Em 2006, virou o engenheiro de pista de Felipe Massa. A relação dos dois cresceu demais dentro e fora das pistas até que ambos foram para a Williams em 2014.

Smedley justificou a saída da Williams para ficar mais tempo com a família a partir do ano que vem. "Depois de 20 anos na F1, no entanto, sinto que é chegada a hora certa de refletir sobre as coisas e avaliar qual é o próximo passo a dar. Estou ansioso para passar mais tempo com minha família antes de decidir sobre as oportunidades para o futuro”, disse.

Além do engenheiro, já deixaram a equipe Ed Wood (chefe de design), Dirk de Beer (engenheiro-chefe de aerodinâmica), além do fim do patrocínio da Martini no final do ano e o aporte de Lawrence Stroll, que leva o dinheiro e o filho para a Force India/Racing Point. Além do mais, Sergey Sirotkin, outro piloto que trazia boa quantia monetária, não deve permanecer na próxima temporada.


A Williams vai precisar fazer um acordo com a Mercedes para ter os dois pilotos da academia dos alemães, o já anunciado George Russell e o ainda em negociação Esteban Ocon. Diante de todos esses fatores, a Williams se vê forçada a começar do zero em 2019 em virtude de seus erros e incompetência. Resta olhar o exemplo da Sauber ou a própria Williams pós-2013 e renascer. Dessa vez, não há aporte financeiro de uma petrolífera venezuelana, tampouco uma parceria estruturada com uma montadora.

McLAREN ANUNCIA SETTE CÂMARA COMO PILOTO RESERVA EM 2019

Foto: Youse
A informação realmente se confirmou. Na semana do GP do Brasil, a McLaren anunciou que o brasileiro Sérgio Sette Câmara será piloto reserva da equipe a partir do ano que vem. Sérgio vai participar de alguns testes com o carro da F1 e sessões no simulador, em Woking. 

Sette Câmara atualmente está em sua segunda temporada na F2, onde é companheiro de equipe de Lando Norris, que será titular da McLaren junto com Carlos Sainz no ano que vem. O brasileiro é o sexto colocado com 164 pontos e enfrentou alguns erros da Carlin durante a temporada, além da lesão no punho sofrido durante o treino para as corridas de Mônaco. Ainda assim, conquistou oito pódios. As únicas vitórias na categorias foram no ano passado, quando estreou na categoria, vencendo em Monza e em Spa.

"Gostaria de agradecer à McLaren por me dar essa incrível oportunidade. Meu desejo é me integrar à equipe e trabalhar o mais próximo possível deles; ouvir, aprender e ajudar a desenvolver como um piloto, assim como apoiar a McLaren", disse o brasileiro. Sérgio será chefiado por outro brasileiro: Gil de Ferran. 

É uma ponte interessante para quem já foi dispensado pela academia da Red Bull alguns anos atrás. Se isso tem a ver com a Petrobras, não sei. Entretanto, Sérgio vem mostrando bom potencial na F2, sempre andando perto ou por vezes superando Lando Norris nos treinos e corridas. Se não tivesse tanto azar ou fosse prejudicado por erros da Carlin, poderia estar mais na frente na tabela e com algumas vitórias.

Ser reserva hoje na F1 não significa muita coisa a não ser fazer testes em simuladores. Pois bem, mesmo assim, que seja a porta de entrada para Sérgio ingressar na F1, seja na McLaren ou em alguma outra equipe.

CLASSIFICAÇÃO:
1 - Lewis Hamilton (Mercedes) - 358 pontos
2 - Sebastian Vettel (Ferrari) - 294 pontos
3 - Kimi Raikkonen (Ferrari) - 236 pontos
4 - Valtteri Bottas (Mercedes) - 227 pontos
5 - Max Verstappen (Red Bull) - 216 pontos
6 - Daniel Ricciardo (Red Bull) - 146 pontos
7 - Nico Hulkenberg (Renault) - 69 pontos
8 - Sérgio Pérez (Racing Point) - 57 pontos *
9 - Kevin Magnussen (Haas) - 53 pontos
10- Fernando Alonso (McLaren) - 50 pontos
11- Esteban Ocon (Racing Point) - 49 pontos *
12- Carlos Sainz Jr (Renault) - 45 pontos
13- Romain Grosjean (Haas) - 31 pontos
14- Pierre Gasly (Toro Rosso) - 29 pontos
15- Charles Leclerc (Sauber) - 27 pontos
16- Stoffel Vandoorne (McLaren) - 12 pontos
17- Marcus Ericsson (Sauber) - 9 pontos
18- Lance Stroll (Williams) - 6 pontos
19- Brendon Hartley (Toro Rosso) - 4 pontos
20- Sergey Sirotkin (Williams) - 1 ponto

* Com a venda da Force India, a equipe foi rebatizada de Racing Point Force India e teve a pontuação dos construtores zerada. No entanto, os pilotos mantiveram os pontos que conquistaram até o GP da Hungria, quando a equipe era Force India.

CONSTRUTORES:
1 - Mercedes - 585 pontos
2 - Ferrari - 530 pontos
3 - Red Bull TAG Heuer - 362 pontos
4 - Renault - 114 pontos
5 - Haas Ferrari - 84 pontos
6 - McLaren Renault - 62 pontos
7 - Racing Point Force India - 47 pontos *
8 - Sauber Ferrari - 36 pontos
9 - Toro Rosso Honda - 33 pontos
10- Williams Mercedes - 7 pontos

* Com a venda da Force India, a equipe foi rebatizada de Racing Point Force India e teve a pontuação dos construtores zerada. No entanto, os pilotos mantiveram os pontos que conquistaram até o GP da Hungria, quando a equipe era Force India.

TRANSMISSÃO:







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, esse é o espaço em que você pode comentar, sugerir e criticar, desde que seja construtivo. O espaço é aberto, mas mensagens ofensivas para outros comentaristas ou para o autor não serão toleradas.