sexta-feira, 14 de setembro de 2018

GP DE CINGAPURA - Programação

O Grande Prêmio de Cingapura é disputado desde 2008 e foi a 1a corrida noturna da história da Fórmula 1, que foi vencida de forma polêmica por Fernando Alonso, pilotando a Renault, após se beneficiar de um Safety Car oriundo de uma batida proposital de seu companheiro de equipe Nelsinho Piquet e o abandono do então líder da corrida Felipe Massa, da Ferrari, após a mangueira de reabastecimento ter ficado presa em seu carro. O caso ficou conhecido como Cingapuragate.

Foto: Wikipédia
ESTATÍSTICAS:
Melhor volta em corrida: Kimi Raikkonen - 1:45.599 (Ferrari, 2008)
Pole Position: Sebastian Vettel - 1:39.491 (Ferrari, 2017)
Último vencedor: Lewis Hamilton (Mercedes)
Maior vencedor: Sebastian Vettel - 4x (2011, 2012, 2013 e 2015)

DESANIMADO

Foto: LAT Images

Diante da expectativa de fazer uma temporada de evolução com o motor Renault e o tão badalado chassi, a McLaren até que começou bem, mas depois involuiu. Apesar de vários pacotes de atualização, nenhum deu resultado satisfatório. Diante desse cenário, o diretor Zak Brown não se disse animado com o final da temporada e espera a tão sonhada evolução na próxima temporada.

“Vamos continuar tentando, mas infelizmente desenvolvemos um carro extremamente fraco, que não responde às mudanças, o que consequentemente indica que não temos um bom carro”, disse Brown, entrevistado pelo ‘Motorsport.com’. “Espero, infelizmente, o mesmo tipo de resultados [até o fim do ano]. Talvez dependendo um pouco das características de cada circuito, mas certamente não espero milagres”, lamentou.

O cenário da McLaren é simplesmente melancólico e desesperador. Com os dois pilotos fora da equipe para o próximo ano e aguardando as chegadas de Carlos Sainz e Lando Norris, parece que não há motivação necessária para buscar o algo a mais, apenas o talento de Fernando Alonso. Com um chassi problemático, motor mais fraco em relação aos demais e com pilotos inferiores pro ano que vem, o cenário da McLaren é desanimador não só hoje, mas também para os próximos anos.


SEM DESISTIR

Foto: Getty Images

Ao contrário da McLaren mas em situação igualmente desconfortável por motivo diferente, Esteban Ocon vive um 2019 incerto. Praticamente fora da Racing Point, onde será substituido por Lance Stroll talvez ainda nesse ano e sem espaço nas principais equipes, na Mercedes e nas equipes médias por pertencer ao programa de pilotos da equipe alemã, talvez o único lugar disponível para o francês é a Williams, que tem motores Mercedes. Recebendo o apoio dos fãs e de outros pilotos da categoria, o francês desabafou em suas redes sociais:

“Tenho que agradecer a todo mundo pelas boas mensagens e pelo apoio que recebo a cada dia. Estive em situações difíceis antes e sempre as superamos, minha carreira não foi nada fácil, como vocês sabem. Posso prometer que não vou jogar a toalha neste momento”, escreveu.

A situação fica mais angustiante ao perceber que seus rivais da base (Verstappen e agora Leclerc e Gasly em 2019) já ocupam os principais carros da categoria, enquanto Bottas segue na Mercedes, lugar que poderia ser dele. “A motivação é grande, e meus velhos rivais estão em carros de ponta, e isso me faz ter mais vontade do que nunca. Sonho com a F1, treino F1, como F1, jogo F1 e penso na F1. Nasci para pilotar e meu único objetivo é ser campeão, e vai continuar sendo. Vejo todos vocês neste fim de semana”, completou.

Com apenas 20 carros e a infetação de pilotos pagantes, apenas a academia de pilotos poderia abrir portas. No caso de Ocon, estão fechando. É inacreditável que um cara com o talento de Ocon tenha talvez como única chance de ficar na categoria pilotando a fraquíssima Williams. A F1 está preocupada com tantas coisas, mas parece não ligar para o mais importante: a qualidade das corridas e dos pilotos. Preocupante e lamentável.

CLASSIFICAÇÃO:
1 - Lewis Hamilton (Mercedes) - 256 pontos
2 - Sebastian Vettel (Ferrari) - 226 pontos
3 - Kimi Raikkonen (Ferrari) - 164 pontos
4 - Valtteri Bottas (Mercedes) - 159 pontos
5 - Max Verstappen (Red Bull) - 130 pontos
6 - Daniel Ricciardo (Red Bull) - 118 pontos
7 - Nico Hulkenberg (Renault) - 52 pontos
8 - Kevin Magnussen (Haas) - 49 pontos
9 - Sérgio Pérez (Racing Point) - 46 pontos
10- Esteban Ocon (Racing Point) - 45 pontos
11- Fernando Alonso (McLaren) - 44 pontos
12- Carlos Sainz Jr (Renault) - 34 pontos
13- Pierre Gasly (Toro Rosso) - 28 pontos
14- Romain Grosjean (Haas) - 27 pontos
15- Charles Leclerc (Sauber) - 13 pontos
16- Stoffel Vandoorne (McLaren) - 8 pontos
17- Lance Stroll (Williams) - 6 pontos
18- Marcus Ericsson (Sauber) - 6 pontos
19- Brendon Hartley (Toro Rosso) - 2 pontos
20- Sergey Sirotkin (Williams) - 1 ponto

* Com a venda da Force India, a equipe foi rebatizada de Racing Point Force India e teve a pontuação dos construtores zerada. No entanto, os pilotos mantiveram os pontos que conquistaram até o GP da Hungria, quando a equipe era Force India.

CONSTRUTORES:
1 - Mercedes - 415 pontos
2 - Ferrari - 390 pontos
3 - Red Bull TAG Heuer - 248 pontos
4 - Renault - 86 pontos
5 - Haas Ferrari - 76 pontos
6 - McLaren Renault - 52 pontos
7 - Racing Point Force India Mercedes - 32 pontos
8 - Toro Rosso Honda - 30 pontos
9 - Sauber Ferrari - 19 pontos
10- Williams Mercedes - 7 pontos

* Com a venda da Force India, a equipe foi rebatizada de Racing Point Force India e teve a pontuação dos construtores zerada. No entanto, os pilotos mantiveram os pontos que conquistaram até o GP da Hungria, quando a equipe era Force India.

TRANSMISSÃO







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