terça-feira, 4 de setembro de 2018

KAMIKAZE

Foto: The Telegraph
Poderia até estar falando do novo CD do Eminem (aliás, um dos melhores do ano! Shady is back!), que tem esse título, mas o assunto de hoje é Sebastian Vettel e os constantes acidentes que está envolvido nessa temporada.

Depois de um 2014 onde foi facilmente batido por Ricciardo, a transferência para a Ferrari parecia um renascimento (outra referência ao Marshall rs), com três vitórias em 2015. Em 2016, o retorno da instabilidade emocional mostrada no início da carreira. Natural. No entanto, justamente nos momentos de maior pressão, Seb se sobressaiu nas decisões de título em Abu Dhabi e em Interlagos para garantir os títulos mundiais.

Desde 2016, parece que para Vettel a corrida se define nas primeiras voltas. Os dois acidentes com Kvyat e o descontrole com todo mundo, incluindo xingamentos a Charlie Whiting mostraram a faceta do alemão quando as coisas não andam do jeito que espera. Não é o primeiro e não é o último a fazer isso. Em um 2017 onde parecia brigar pelo título, novos erros e a falta de confiabilidade da equipe no momento o deixaram pelo caminho. Outra vez, um acidente na largada: Cingapura, que envolveu Raikkonen e Verstappen.

Vettel parece não aceitar ser ultrapassado. Levando essa lógica, acaba tomando decisões equivocadas e coloca tudo a perder. Em Monza, ao tentar passar Raikkonen para definir a corrida, espalhou demais e acabou sendo presa de Hamilton. Ao invés de recolher e buscar a ultrapassagem durante a corrida, sabendo que tinha o melhor carro, Vettel simplesmente não aceitou a ação e tentou fechar Lewis. Se deu mal. A decisão não seria a mais inteligente de qualquer forma. A coisa se agrava quando Vettel está cada vez mais atrás na tabela do campeonato. Mesmo com o melhor equipamento, está enfrentando um adversário que vive o ápice da forma técnica e mental.

Vettel precisa mostrar por que é tetracampeão mundial. Velocidade ele tem, talento também. Está faltando o emocional, tão abalado pelos erros, capitalizados pelo Hamilton. Um bom passo para tentar buscar o penta é largar na pole. Se não, colocar na cabeça que a corrida tem 300 km ao invés de partir para o tudo ou nada, até porque erros e acidentes a essa altura só beneficiariam Hamilton.

Seb precisa pensar. Ele não está em posição para atacar sem pensar nas consequências. Deixe o Kamikaze para o Eminem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, esse é o espaço em que você pode comentar, sugerir e criticar, desde que seja construtivo. O espaço é aberto, mas mensagens ofensivas para outros comentaristas ou para o autor não serão toleradas.