quarta-feira, 21 de março de 2018

GUIA F1 2018 - Parte 2

Foto: Continental Circus

Sem mais delongas, vamos com a segunda e última da análise da pré-temporada, projetando o que irá acontecer em Melbourne e no desenrolar da temporada:

RENAULT SPORT F1 TEAM

Pilotos: Nico Hulkenberg (#27) e Carlos Sainz Jr (#55)
Chefe de equipe: Cyril Abiteboul
Títulos de pilotos: 2 (2005 e 2006)
Títulos de construtores: 2 (2005 e 2006)
Vitórias: 35
Pole Positions: 51
Voltas mais rápidas: 31

Foto: F1Mania
O R.S. 18 parece sólido, sóbrio e evoluindo em bons passos. Dessa vez terá dois pilotos no time, o que é fundamental para o desenvolvimento do projeto. Com mais dinheiro e a instabilidade de McLaren e Force India, os franceses parecem nesse instante fincados como a quarta força da F1. O duelo Hulkenberg-Sainz promete. Finalmente o alemão será desafiado nessa sua última oportunidade de ao menos buscar um pódio na categoria. Para o espanhol, é a oportunidade de confirmar o hype de “novo Alonso” e, quem sabe, substituir Ricciardo na Red Bull no próximo ano.

RED BULL TORO ROSSO HONDA

Pilotos: Pierre Gasly (#10) e Brendon Hartley (#28)
Chefe de equipe: Franz Tost
Vitórias: 1
Pole Positions: 1
Voltas mais rápidas: 1

Foto: F1
A grande surpresa até aqui. Se todo mundo esperava uma grande chacota com o combo carro ruim + pilotos inexperientes + Honda (o nome diz por si só), parecemos redondamente enganados até aqui. A filial taurina foi uma das que mais andaram nesses oito dias de teste, com a Honda apresentando pouquíssimos problemas. A grande questão: será que o motor japonês foi utilizado em sua máxima potência? Se sim, parece ser promissor. Se não, foi apenas mais do mesmo. Com Gasly e Hartley no volante, tudo fica mais incerto ainda em virtude da inexperiência de ambos na categoria. Entretanto, o teste pode provar que a Toro Rosso Honda não vem para largar nas últimas posições, a princípio.

HAAS F1 TEAM

Pilotos: Romain Grosjean (#8) e Kevin Magnussen (#20)
Chefe de equipe: Gene Haas

Foto: Wheels24
Haas + Ferrari é a mesma parceria dos tempos dos italianos com a Sauber nos anos 2000. Com quase tudo que o regulamento permite oriundo do SF70H, os americanos devem ter um ano melhor, brigando regularmente pelos pontos. Grosjean e Magnussen cometem muitos erros sendo pilotos de características diferentes, mas deixo o meu apoio ao filho do Jan porque foi um dos únicos a sensatar, criticando de forma devida o que é o Halo. Em uma perspectiva otimista, a Haas tem boas chances de brigar com a Renault pelo sétimo lugar nas corridas, o que já é ótimo.

McLAREN F1 TEAM

Pilotos: Fernando Alonso (#14) e Stoffel Vandoorne (#2)
Chefe de equipe: Zak Brown
Títulos de pilotos: 12 (1974, 1976, 1984, 1985, 1986, 1988, 1989, 1990, 1991, 1998, 1999 e 2008)
Títulos de construtores: 8 (1974, 1984, 1985, 1988, 1989, 1990, 1991 e 1998)
Vitórias: 182
Pole Positions: 155
Voltas mais rápidas: 155
Foto: AutoBlog PV8

As expectativas serão altas até o fim do ano. Laranja papaia no carro, Renault no lugar da Honda... uma nova era para resgatar o passado vencedor do time de Woking. Realidade: de novo foi a equipe menos andou nos testes. O carro tem potencial para ser a quarta força, mas talvez em um segundo momento. Alguns problemas naturais com o motor francês, mas o superaquecimento do carro permite a pergunta: a Honda era a única vilã? Saberemos durante o ano se os ingleses forem incapazes de solucionar os problemas que lhe assolam até aqui, que deve culminar em um provável abandono no GP da Austrália.

ALFA ROMEO SAUBER F1 TEAM

Pilotos: Marcus Ericsson (#9) e Charles Leclerc (#16)
Chefe de equipe: Frederic Vasseur
Voltas mais rápidas: 3

Foto: RaceFans
Alfa Romeo. Charles Leclerc. Motor Ferrari atualizado. Toro Rosso Honda. Parecia lógico, mas os suíços irão continuar no fim do grid. O carro melhorou, é verdade, mas os dos outros também. O processo não funciona do dia para a noite, principalmente para quem não dispõe de tantos recursos financeiros (caso dos suíços) e de pilotos capacitados (caso dos suíços de novo, com Ericsson). A minha torcida é para que os suíços superem a Williams. Leclerc terá todos os olhos voltados nele. Ninguém espera muita coisa da Sauber. Entretanto, se o jovem surpreender e tirar “leite de pedra”, pode estar garantindo precocemente sua vaga como substituto de Kimi Raikkonen na Ferrari em 2019. Isso sim é o que vale ficar de olho em relação aos suíços durante o ano.

Concorda? Discorda? Escreva nos comentários. Em breve mais materiais. A temporada ta chegando! Fui!


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