sexta-feira, 23 de março de 2018

CHINELADAS

Foto: Getty Images
A F1 voltou, senhoras e senhores! Lewis Hamilton já mostrou quem manda e liderou os dois primeiros treinos livres, seguidos pela Ferrari e pela Red Bull. A grande questão é que as três equipes ora estavam próximas, ora distantes. É uma questão que saberemos a realidade apenas no Q3, com amplo favoritismo das flechas de prata, sobretudo do atual campeão.

Nunca um piloto australiano conseguiu um pódio na corrida realizada em seu país. As coisas começam a se complicar para o sorridente Ricciardo. No segundo treino livre, durante uma bandeira vermelha causada por um fio solto na linha de chegada, o australiano excedeu a velocidade limite para esse tipo de situação e foi punido pela FIA com a perda de três posições no grid de largada. Foi um erro na leitura do painel do volante que causou essa infração para o #3, que por conta disso teve a pena reduzida. Diante do equilíbrio existente entre austríacos e italianos, uma posição de largada ruim pode comprometer a corrida de Ricciardo. Bom para a Ferrari e para Verstappen.

Como não poderia deixar de ser, todo mundo viu claramente a porcaria estética que é o Halo. As onboards ficaram horríveis, é triste de se ver. Na câmera "normal", esse artefato na frente do cockpit muitas vezes impede o rápido reconhecimento do piloto em questão. Depois eu volto para esse assunto.

Foto: Reprodução
 A grande expectativa era saber como a McLaren iria se comportar. Para variar, um problema na exaustão do MCL33 fez Alonso e Vandoorne andarem muito pouco. Entretanto, quando conseguiram ir para a pista, marcaram bons tempos - entre os 10 primeiros. A Fênix já disse que a evolução do carro se dará durante a temporada e que é improvável até mesmo completar a corrida desse fim de semana. Por enquanto, isso é um tapa na cara de todos nós que apenas culpávamos a Honda nesse processo todo.

Voltando para o Halo. O artefato é feio mas abriu oportunidades extraordinárias para o marketing. Na semana passada, uma marca de chnelos anunciou acordo com a McLaren. Agora, a grande novidade: a Force India (que manterá esse nome durante o ano) terá em algumas corridas o patrocínio da Havaianas. Sensacional! Se lançarem um chinelo rosa personalizado da equipe eu compro, viu? Ou até mesmo um laranja papaia da McLaren... Taí a utilidade do Halo. Menti?

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Para finalizar: parece que Haas e Renault brigam pelo posto de quarta força com a McLaren, que fica um pouco para trás nesse início de ano pela falta de confiabilidade em seus equipamentos. Toro Rosso parece estar segura no pelotão intermediário, enquanto Force India, Williams e Sauber parecem ser as mais fragilizadas no momento, por diferentes motivos. Veremos como as coisas se desenrolam.

Confira a classificação dos primeiros treinos livres do Grande Prêmio da Austrália:



Até!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, esse é o espaço em que você pode comentar, sugerir e criticar, desde que seja construtivo. O espaço é aberto, mas mensagens ofensivas para outros comentaristas ou para o autor não serão toleradas.