sábado, 28 de maio de 2016

O PULO DO CANGURU

Foto: Getty Images
Se Daniel Ricciardo, que mesmo diante das piores circunstâncias é um cara bastante sorridente, imagina hoje, quando conquistou sua primeira pole position na carreira, logo na icônica Monte Carlo?

Honestamente, achei que sua liderança no treino de quinta era um "blefe" da Mercedes, que iria se impor na hora decisiva, como geralmente faz. Não foi o caso. Ambas Mercedes apresentaram problemas na configuração da potência do motor no Q3 e não foram páreos para disputar com o australiano. Melhor para Rosberg, que larga na frente de Hamilton e pode até mesmo ultrapassar Ricciardo na largada, pois o menino sorriso tem dificuldades nesse aspecto. Uma coisa é certa: A Red Bull parece ter ultrapassado a Ferrari. Imagina em Cingapura, Hungria e Baku o que esse carro do Newey não é capaz de fazer...

Outro fator que ajudou Ric foi Verstappen ter batido seu RB12 ainda no Q1, e irá largar em penúltimo. O holandês tocou no guard rail interno da saída da chicane da Piscina, quebrou a suspensão dianteira direta e bateu. Pagou pela juventude. Pela agressividade característica, é bem capaz de arranjar algumas bandeiras amarelas, Safety Cars ou até mesmo seu abandono, principalmente na largada.

Foto: Reprodução
Outro grande destaque do treino foi Nico Hulkenberg (fazia tempo que não era citado, hein?). Ofuscado por Pérez nos últimos tempos, o alemão voltou a protagonizar uma grande qualificação e irá largar em quinto. Desbancou até mesmo Raikkonen (que foi o sexto, mas larga em 11° por ter trocado de câmbio). Vettel foi o quarto. A Toro Rosso também confirmou as credenciais de quinta e terá Sainz em sexto e Kvyat em oitavo. Alonso conseguiu levar a McLaren para o nono lugar, a melhor posição de largada da equipe desde 2014. Cresciemento lento, gradual e seguro, não se esqueçam.

Não chega a ser uma decepção, mas o esperado mal rendimento da Williams não deixa de ser frustrante. Seu chassi é inferior ao de McLaren, Toro Rosso e Force India. Nas condições de Mônaco, é fatal. A velocidade final é inútil. Bottas sai em 10° e Massa é o 14°, com remotas chances de pontuar, apenas se muitas coisas incomuns acontecerem, é claro. Felipe Nasr andou alguns quilômetros e o motor de seu C35 estourou ainda durante a volta de instalação. Largará em último. Desgraça pouca é bobagem.

Foto: Reprodução
A previsão para amanhã é de chuva. Se confirmar, temos boas possibilidades de acompanhar uma grande corrida: Verstappen saindo lá de trás, a briga das Mercedes, a Ferrari tentando encostar... Tudo isso em Mônaco! O que não vai faltar é Safety Car (espero)!

Confira o grid de largada: Como escrito anteriormente, Raikkonen será o 11°




Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, esse é o espaço em que você pode comentar, sugerir e criticar, desde que seja construtivo. O espaço é aberto, mas mensagens ofensivas para outros comentaristas ou para o autor não serão toleradas.