segunda-feira, 30 de novembro de 2015

ATÉ NUNCA, 2015!

Foto: Divulgação
Quando acaba a temporada de F1, principalmente quando o ano é chato pra c#$%#$, dois sentimentos vêm em mente: A primeira é de que "Graças a Deus esse troço acabou, não aguentava mais. Que ano que vem seja diferente!". A outra é: "Corrida só daqui 4 meses." Abu Dhabi sempre nos premia com shows pirotécnicos, celebridades e uma corrida monótona, quase sempre simbolizando um fim de feira, um fim de ano para pilotos e equipes loucos para farrear e trabalhar para melhorar o carro do próximo ano.

Pois bem, essa prova resumiu a temporada: O domínio da Mercedes, com a Ferrari um pouquinho atrás, a Force India como terceira força após estrear o bólido desse ano e a Williams/Red Bull brigando pela quarta força. Ah, como sempre, os mecânicos da Williams fazem cagada no pit stop: Dessa vez, o sortudo do dia foi Bottas. A equipe simplesmente não viu que a McLaren de Button passou na frente e liberou o carro do finlandês, que bateu com o bico na traseira do MP4-33. Além do prejuízo, mais 5 segundos de punição (ok, não fazia mais diferença mesmo...)  por saída perigosa. Bottas foi o 13° e terminou em quinto no Mundial.

Rosberg termina a temporada com seis poles e três vitórias seguidas. Fica a sensação de que "só conseguiu isso graças ao relaxamento de Hamilton". É uma meia verdade. Entretanto, vale lembrar que ano passado o Alemão fez mais poles que o tricampeão e já estava largando na ponta desde o Japão. Enfim, resta saber se isso tudo é fogo de palha ou Nico irá realmente ser tão combativo contra Lewis quanto foi ano passado.

Foto: Getty Images
Massa foi burocrático e terminou em oitavo. Ao contrário dos últimos anos, teve um início muito bom, mas depois caiu de rendimento, juntamente com o carro. Temporada nota 6. Mesmo assim, a melhor desde 2008. Todavia, novamente não foi o suficiente para superar o companheiro de equipe. Em treze temporadas, só venceu o companheiro em 2005 (Villeneuve) e 2008 (Raikkonen) e onze derrotas. Ao que tudo indica, ano que vem será a sua última temporada. Acelera, Felipe!

Felipe Nasr estreou na F1 em 13°,  com 27 pontos. Foi beneficiado pelos 20 pontos que conquistou na Austrália e na Rússia. Fez além do que poderia com essa Sauber que não evoluiu durante o ano, o que já era esperado. Agora, com mais recursos, é esperar que os suíços melhorem um pouquinho e que Nasr consiga fazer vitrine para, quem sabe, ir para uma equipe maior em 2017.

A temporada foi tão previsível que aconteceu algo que chamou a atenção: Nas dez primeiras posições do Mundial,  cinco equipes com seus dois pilotos na ordem: Mercedes, Ferrari, Williams, Red Bull e Force India:


Na GP2, o que chamou a atenção foi o grave acidente que ocorreu na corrida 2, horas antes da corrida de F1. Logo nas primeiras curvas, o francês Pierre Gasly (DAMS) rodou ao tentar uma ultrapassagem em Raffaele Marciello (Trident) e foi atingido pelo compatriota Norman Nato (Arden). Em um efeito dominó, quatro carros que vinham atrás (Daniel de Jong, Nicholas Latifi e Sean Gelael e Artem Markelov) não conseguiram desviar, se chocaram e acabaram empilhados na barreira de proteção. Já Arthur Pic (Campos Racing) conseguiu desviar de Gasly, mas ao retornar à pista, acabou acertando Sergey Sirotkin (Rapax). Ninguém sofreu ferimentos graves.


A prova ficou paralisada por 40 minutos em virtude da espera para consertar a barreira de proteção. Contudo, com a proximidade da prova de F1 e a barreira danificada e inacabada, optou-se pelo cancelamento da prova. Não foram computados pontos. Será que fariam isso se o título estivesse em aberto? Lembrando: O talentoso belga Stoffel Vandoorne foi campeão há algum tempo. Confira a classificação final da prova de F1 e da GP2:

1º - Stoffel Vandoorne - 341,5
2º - Alexander Rossi - 181,5
3º - Sergey Sirotkin - 139
4º - Rio Haryanto - 138
5º - Mitch Evans - 135
6º - Alex Lynn - 110
7º - Raffaele Marciello - 110
8º - Pierre Gasly - 110
9º - Nobuharu Matsushita - 68,5
10º - Richie Stanaway - 60
---
20º - André Negrão - 5


A F1 permanece em Abu Dhabi para a saideira: Serão realizados testes de fim de ano na terça e na quarta. Depois, férias. As atividades só serão retomadas para os testes da pré-temporada 2016, em fevereiro. As sessões no Circuito da Catalunha serão realizadas entre o dia 22 de 25 de fevereiro e 1º e 4 de março. Com 21 etapas - duas a mais que este ano, por causa do retorno do GP da Alemanha e da estreia do GP da Europa, no Azerbaijão, a temporada 2016 tem início marcado para 20 de março, com o GP da Austrália.

P.S: Em breve serão realizados posts analisando a temporada. Até!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, esse é o espaço em que você pode comentar, sugerir e criticar, desde que seja construtivo. O espaço é aberto, mas mensagens ofensivas para outros comentaristas ou para o autor não serão toleradas.