sexta-feira, 21 de agosto de 2015

O DE SEMPRE

Foto: Getty Images

Depois de um mês de férias, a F1 voltou. Com os pilotos ainda tirando a preguiça do corpo, foram os realizados os primeiros treinos livres no mítico circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica. E nada foi muito diferente do que aconteceu na temporada até então. Rosberg foi o mais rápido dos treinos, seguido de perto por Hamilton e, agora sim uma "surpresa", as Red Bull logo atrás. Raikkonen foi o quinto no e Vettel apenas o décimo. Nada incomum foi Maldonado bater sua Lotus no muro após rodar.

Outro fato que não surpreendeu ninguém foi a Williams estar no pelotão intermediário, pois sempre escondem o jogo nos treinos lives. Bottas foi o 10° e Massa o 14°. Teoricamente, o FW37 vem forte para brigar com a Ferrari e provavelmente superar a Red Bull.

Nada novo: punições estapafúrdias - Button e Alonso, somados, terão que pagar 55 posições de perda de posição no grid de largada. A McLaren Honda estourou os limites para todas as peças que compõem os propulsores. Alonso foi quem se deu pior: 30 posições - 10 pelo uso do sétimo ICE (motor de combustão interna) e cinco por mudar o sétimo turbocompressor, MGU-H (sistema de recuperação de energia de calor), MGU-K (sistema de recuperação de energia elétrica) e mudanças em componentes eletrônicos. Button não mudou nada eletronicamente, por isso pagará "somente" 25 posições. No treino, o MP4-30 só foi melhor que a Manor, como quase sempre. Já Max Verstappen excedeu o limite de motores (5) e vai perder 10 posições no grid.

Foto: Reprodução/Sauber
Aniversariante do dia, Felipe Nasr e a Sauber andaram bem. Com o novo motor Ferrari no carro, os suíços brigam por classificação para o Q3. Ericsson foi o 8° e o Brasileiro o 9°. O sueco, entretanto, acabou perdendo o controle do carro ao tocar na grama sintética localizada na saída da zebra da curva  "Pouhon" e bateu.

Outro susto: Rosberg vinha rasgando pela reta a 300 km/h, até que o pneu traseiro direito explodiu, perdeu o controle e bateu forte. Nada de mais grave aconteceu. A fornecedora de pneus italiana investiga as causas do estouro. isso é muito perigoso. Lembram-se do "Caso Michelin" no GP dos EUA de 2005?

Confira os tempos dos primeiros tempos livres:




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