domingo, 29 de agosto de 2021

O CIRCO E OS PALHAÇOS

 

Foto: Getty Images

29 de agosto de 2021 marca como um dos dias mais vergonhosos, senão mais, da rica história de 71 anos da Fórmula 1. Momentos ruins, erros crassos, irresponsabilidades, azares, infortúnios e tragédias não faltaram, mas em todos esses momentos houve algo em comum: a tentativa. 

Hoje, o que vimos em Spa Francorchamps foi uma categoria que, através da direção de prova, em nenhum momento quis correr hoje. Contra o próprio espírito competitivo do que foi criado e hoje colhe os lucros.

É claro que era um temporal, a visibilidade era baixíssima e os próprios pilotos avisavam a todo instante, desde ontem, que não haveria condições, que estavam sob perigo da tragédia mor. Acontece que isso sempre esteve presente na F1 desde 1950, quando ainda era algo romântico e não totalmente profissional. Desde então, muitos erros e mortes foram construídos, infelizmente, diante da F1 como a conhecemos.

Acontece que, em 71 anos, duvido que hoje tenha sido a chuva mais torrencial e impraticável da história. 71 anos. Todos nós sabemos que muitas atitudes irresponsáveis foram tomadas ao longo da história e isso culminou em muitas vidas, mais recentemente Jules Bianchi. Dali em diante, a F1 ganhou uma aversão a chuva: basta molhar a pista que vira tudo uma celeuma. Adiamentos até o circuito secar e tudo mais.

Diferentemente de outros adiamentos e corridas que tiveram muitos percalços, como Fuji 2007 e Canadá 2011, dessa vez a F1 não esteve disposta a tentar correr em nenhum momento. Claro que a visibilidade e o spray não ajudam, mas com o tempo isso poderia ser amenizado. Bastaria tentar, o que não foi feito. Desde a paralisação, estava claro que não aconteceria nada.

Ninguém gosta de ser feito de idiota ou ser enganado, e foi exatamente isso que a FIA fez com o público e os pilotos. Três horas de marasmo para no fim, quase sem luz artificial e com a chuva mais forte ainda, fingir tentar retomar a corrida. O objetivo era simples e burocrático: atingir o mínimo de "voltas" para computar os pontos e "cumprir" os compromissos contratuais. 

É claro que o acidente de Lando Norris, a confusão na W Series e o histórico da Eau Rouge também pesaram, mas isso é assunto para outro post, amanhã. A verdade é que a FIA atingiu o objetivo: não queria e não se mexeu em nenhum instante para tentar realizar a corrida.

"O importante é a segurança". Se a segurança fosse tão importante assim, nem existiria automobilismo. Que tipo de segurança há em correr a 300 km/h e ficar exposto a acidentes, mortes e agora covid? Seguro de verdade, hoje em dia, é cada um correr num simulador em casa, sem maiores perigos. 

Falta mais transparência e parar de tratar a todos como imbecis. Por que a FIA não faz igual a Indy em ovais? Simplesmente avisa: ó, se chover, não vai ter corrida e ponto final, dane-se! Mas é claro que não se pode ser tão explícito assim, seria um problema para a imagem e os negócios, e isso é o mais importante, é claro.

Para efeitos estatísticos, Max Verstappen venceu, George Russell teve o primeiro pódio da carreira em um final de semana mágico e Lewis Hamilton foi o terceiro. Pérez bateu antes de chegar no grid e perdeu pontos importantes para a Red Bull.

Independente do que aconteça, a farsa de hoje pode decidir o campeonato. Max pode reclamar que recebeu apenas metade dos pontos; Hamilton pode reclamar que o resultado seria diferente se houvesse corrida e os dois estariam certos. Agora, é tudo um grande "se".

Na NeoF1, existe pódio e entrevista para uma corrida que não aconteceu e o vencedor de uma corrida classificatória é declarado pole position, não o mais rápido da sessão. O problema deve ser eu, de certo, devo estar maluco. 

Para os próximos anos, a solução é simples: a construção de circuitos indoor ou simplesmente deslocar todas as provas para corridas de rua no Oriente Médio e Estados Unidos, de preferência. Verdadeiros tanques de guerra são alérgicos a água. Tudo em prol da segurança, claro. Tirando Interlagos 2003 e na morte de Bianchi, quando bateu num trator e isso seria perigoso em qualquer circunstância, os grandes acidentes recentes não foram na chuva, mas já estaria fugindo um pouco do tema e não estou disposto a me alongar muito.

No circo da F1, todo mundo é palhaço, principalmente quem toma banho de chuva e paga para não acontecer nada. O mínimo deveria ser o ressarcimento, pois a Liberty Media se mostra tão empática e quer que todos corram como um mas vai correr na Arábia Saudita, onde desrespeitam mulheres, jornalistas e qualquer um que se opõe ao governo.

Provavelmente ninguém vai dar muita atenção a isso semana que vem, porque já tem corrida e terá mais outra na semana seguinte. E assim segue o circo, sempre preocupado com a segurança dos envolvidos, é claro.

Certamente esse final de semana é mais um grande passo rumo a descaracterização do automobilismo e da Fórmula 1, onde talvez os resultados mais práticos apareçam no médio-prazo. Espero estar errado como quase sempre estou, mas geralmente eu não erro quando quero errar. Vamos ver.

Confira a classificação final:


Até!

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