terça-feira, 31 de agosto de 2021

DANÇA DAS CADEIRAS

 

Foto: Divulgação/TKart

Em meio as repercussões e reclamações do que aconteceu (ou melhor, não aconteceu) no domingo, hoje tivemos uma notícia que julgo ser interessante virar um post. Embora essa época seja normal para a publicação das fofocas da rádio paddock, me surpreendi com os nomes e a complexidade da situação. Vamos lá:

Começando pelo óbvio. Na semana que vem, George Russell deve ser anunciado piloto da Mercedes. Aí já começa o efeito dominó: e pra onde iria Valtteri Bottas?

Conforme publicado pelo Grande Prêmio há um bom tempo, o finlandês seria a prioridade da Alfa Romeo. Todos os pontos parecem fechar porque Frederic Vasseur, o chefão do time suíço, recentemente disse que a Alfa Romeo autorizou maiores investimentos no time. Como sabemos, contratar um piloto que estava na Mercedes e viria para uma das piores do grid não seria nada barato, mas mostraria ambição e aposta num projeto ousado a médio/longo-prazo.

E as mudanças na Alfa Romeo não iriam parar por aí: ainda sem contrato, Raikkonen e Giovinazzi seriam dispensados. O finlandês, de 41 anos, se aposentaria de vez. O italiano, piloto Ferrari, poderia ir para o projeto dos italianos na WEC, além de reserva da equipe na F1. E quem seria o possível parceiro de Bottas?

O escolhido seria o holandês Nyck De Vries, de 26 anos. Campeão da F2 em 2019 e campeão da Fórmula E nessa temporada, o holandês foi piloto reserva da McLaren e hoje pertence a Mercedes, onde venceu o mundial de bólidos elétricos. E como um piloto Mercedes iria para uma equipe que possui parceria com a Ferrari? Segundo a RaceFans, que desenrola todo esse fio, a proximidade de Toto Wolff e Vasseur seria um facilitador para colocar o holandês no grid, pois a Mercedes está de saída da Fórmula E.

Uma dupla nova num carro que tem dificuldades e um seria estreante aos 26, sem nenhuma ligação com a Ferrari... Difícil de acreditar, mas o desenlace é no mínimo curioso, o que também representaria o fim da era Raikkonen, o piloto que mais largou na história. Muito significativo, mas o tempo passa para todos nós, não é mesmo?

Calma que não terminou. Se Russell for confirmado na Mercedes, a Williams precisa de um piloto. Nico Hulkenberg, sempre citado, não é o favorito. Segundo a RaceFans, Alexander Albon, o tailandês nacsido e criado na Inglaterra, seria o escolhido para substituir o rival de F2 (Russell foi campeão e Albon o vice, em 2018). Hoje, Albon está na DTM e ainda pertence a Red Bull, sendo uma espécie de empréstimo. Latifi tem contrato indefinido, mas como o pai financia tudo e faz um bom trabalho, deve permanecer. E seria merecido.

Tirando De Vries, ainda que fosse um nome comum na F2 e era reserva da McLaren, são todos nomes experientes, apesar de jovens. Isso mostra como a F1 se resume as ligações dinheiro-academia de pilotos-sobrenome. Seria interessante ver o holandês De Vries estreando aos 26 anos na categoria, o que seria impensável hoje em dia, sendo compatriota de Max. Albon na Williams e Bottas na Alfa Romeo teriam desafios diferentes, mas uma missão em comum: recuperar prestígio no grid, alcançando objetivos diferentes.

Mesmo assim, seria interessante ver todas essas transferências se concretizando, com nomes em macacões e equipes impensáveis até aqui.

Por ser muito complexo e cheio de detalhes, a essa altura do ano, honestamente não acredito muito na hipótese. Gastei linhas justamente pelo fio, ou "thread", e também para me desintoxicar do ódio do acontecido em Spa Francorchamps. Tinha um post programado que será publicado nos próximos dias. Vai perder um pouco da validade ou antecipar uma situação, ou as duas coisas. Aguardem. 

Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, esse é o espaço em que você pode comentar, sugerir e criticar, desde que seja construtivo. O espaço é aberto, mas mensagens ofensivas para outros comentaristas ou para o autor não serão toleradas.