segunda-feira, 2 de agosto de 2021

ALERTA LARANJA

 

Foto: Crash

Já foi escrito por aqui que a adaptação a uma nova equipe na F1 é cada vez mais difícil. As referências e estilo de carro e pilotagem são muito particulares. Além disso, a quase inexistência de testes dificulta a familiaridade dos pilotos, pois esses basicamente apenas correm nos finais de semana e precisam recorrer ao simulador nas pausas dos GPs. 

Com tudo isso, é evidente que é necessário tempo - maior ou menor - dependendo de cada piloto em cada carro e a capacidade de adaptação. O risco de sermos injustos é enorme, igual a Red Bull com Gasly e Albon recentemente. Por isso que a situação chama a atenção nesse post.

Ricciardo recentemente saiu da Red Bull e apostou as fichas na Renault, buscando uma equipe garagista para ser o número um. Lá, teve um início cambaleante mas depois despachou Hulkenberg e Ocon.

Agora, na McLaren, teria outro jovem de potencial para encarar: Lando Norris, mas nada para quem já dividiu equipe com Max Verstappen. A mudança de equipe seria uma dificuldade natural, mas o que estamos vendo é algo completamente fora do previsto.

A verdade é que, até agora, são dois extremos: Lando Norris é o melhor piloto da temporada e Ricciardo um dos piores. Não parece que pilotam o mesmo carro, e não estou fazendo insinuações, até porque seria idiota. O australiano tem um dos maiores salários do grid. Corrida sim, corrida também, Ricciardo não só está mais atrás do britânico, mas muito atrás, tanto nos décimos quanto no ritmo de corrida. Até volta já levou.

Diante de tanta coisa que aconteceu na Hungria, me chamou a atenção que, apesar do carro avariado, a McLaren do australiano não conseguiu ameaçar as Williams e ainda foi passado por Verstappen, outro que estava sem condições. Mesmo com a punição de Vettel, nem assim Ricciardo esteve na zona de pontuação. 

Pode ser que o trunfo da McLaren e de Ricciardo seja a adaptação plena e completa em 2022, com um ano de time e com o novo regulamento em vigor. No entanto, não dá para ignorar o que está acontecendo até aqui. Não é normal, sobretudo porque Ricciardo não é um piloto barato, pelo contrário.

Ainda falta muita temporada, mas Ricciardo está sendo a decepção do ano e não está entregando aquilo que se espera. A McLaren não é a Red Bull, mas hoje também não é uma escuderia que se possa dar ao luxo de fazer investimentos infrutíferos como a contratação do australiano está sendo até aqui. Alerta laranja.

Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, esse é o espaço em que você pode comentar, sugerir e criticar, desde que seja construtivo. O espaço é aberto, mas mensagens ofensivas para outros comentaristas ou para o autor não serão toleradas.