quinta-feira, 13 de abril de 2017

GP DO BAHREIN - Programação

Um dos mais recentes GPs da Fórmula 1 (começou a ser construído em 2002) o Grande Prêmio do Bahrein começou ser disputado em 2004. Desde 2014, a corrida é realizada de noite, "imitando" Cingapura.

ESTATÍSTICAS:
Pole Position: Lewis Hamilton - 1:29.493 (Mercedes, 2016)
Melhor volta em corrida: Michael Schumacher - 1:30.252 (Ferrari, 2004)
Último vencedor: Nico Rosberg (Mercedes)
Maior vencedor: Fernando Alonso - 3x (2005, 2006 e 2010)

RETORNOS E DESPEDIDAS

Foto: Getty Images

Presente na F1 a quase duas décadas, o Grande Prêmio da Malásia terá a sua última edição realizada esse ano. O contrato com a pista de Sepang iria até o ano que vem, mas por comum acordo entre a FIA e os promotores ficou decidido antecipar a despedida da corrida.

Um dos motivos são os altos custos para a realização do evento, somada com a baixa procura por ingressos. A situação ficou pior ainda quando os ministros do governo anunciaram que não iriam renovar o atual contrato, que será encerrado nesse ano. O interessante é que a MotoGP renovou e tem um ótimo público por lá e os malaios tem a Petronas como principal apoiador e patrocinador. Enfim, já considerava um circuito tradicional e gostava do traçado. A melhor pista de Hermann Tilke, uma pena que irá sair do calendário.

Entretanto, o diretor comercial da F1, Sean Bratches, também confirmou os retornos de França e Alemanha no circo da F1 para o ano que vem, totalizando 21 provas. O lendário circuito de Paul Ricard será o palco do GP da França, que teve sua última edição em 2008, enquanto Nurburgring e Hockenheim devem disputar o evento. Pela regra anterior, pode ser Nurburgring, mas não houve nenhuma confirmação até agora.

A nova administração da F1 parece priorizar no mercado tradicional europeu, diferente de Bernie, que era guiado pelo dinheiro. A falta de interesse na renovação evidencia que o objetivo desses circuitos no Oriente Médio pode ter sido atingido: expor o país ao mundo. Agora que não gera mais tanto lucro e a marca está devidamente exposta, não há mais o interesse em pagar elevada quantia para a FIA. A Liberty vai se reconciliar com administradores de circuitos que foram alijados da F1 no passado. Não se surpreendam com o retorno de mais pistas europeias nos próximos anos...

HORA DA BRONCA

Foto: Media Crash
O presidente da Ferrari, Sérgio Marchionne, não gostou nada do desempenho de Raikkonen na semana passada. Muito distante de Vettel, a equipe italiana vai marcar uma reunião com o Ice Man para entender os motivos da discrepância de rendimento e resultados dos dois pilotos até aqui. Enquanto Vettel tem 43 pontos, Kimi tem somente 22, quase a metade.

O finlandês se queixou durante toda a prova de um problema no torque na saída da curva 12."Eu falei sobre isso com Maurizio", explicou Marchionne depois da corrida. "Talvez eles devessem sentar em torno de uma mesa e conversar. Hoje [ontem] ele parecia estar ocupado com outras coisas. Vettel era mais agressivo", comentou.

Se antes a Ferrari era condescendente com o desempenho do finlandês, agora a paciência pode estar se esgotando. A diferença é que esse ano a Ferrari parece que vai brigar pelo título. Então, cada ponto a menos vai fazer falta nos construtores. Kimi também precisa roubar pontos de Bottas e Hamilton para se ajudar e também beneficiar Seb. Como todo ano parece ser o último de Kimi, a julgar pela competitividade da Ferrari frente ao equilíbrio com a Mercedes na disputa dessa temporada, não é de se duvidar que o Ice Man saia no fim do ano. A insistência com o último campeão pela Ferrari lembra muito os últimos anos de Massa na Ferrari. 

Quem seria um possível substituto do finlandês? Grosjean, para ser segundão? Rosberg, abdicando da aposentadoria? Algum ataque em cima de verstappen ou Ricciardo? Apenas o desempenho de Kimi que pode elucidar todas essas questões.

CLASSIFICAÇÃO:
1 - Lewis Hamilton (Mercedes) - 43 pontos
2 - Sebastian Vettel (Ferrari) - 43 pontos
3 - Max Verstappen (Red Bull) - 25 pontos
4 - Valtteri Bottas (Mercedes) - 23 pontos
5 - Kimi Raikkonen (Ferrari) - 22 pontos
6 - Daniel Ricciardo (Red Bull) - 12 pontos
7 - Carlos Sainz Jr (Toro Rosso) - 10 pontos
8 - Felipe Massa (Williams) - 8 pontos
9 - Sérgio Pérez (Force India) - 8 pontos
10- Kevin Magnussen (Haas) - 4 pontos
11- Daniil Kvyat (Toro Rosso) - 2 pontos
12- Esteban Ocon (Force India) - 2 pontos

CONSTRUTORES:
1 - Mercedes - 66 pontos
2 - Ferrari - 65 pontos
3 - Red Bull TAG Heuer - 37 pontos
4 - Toro Rosso Renault - 12 pontos
5 - Force India Mercedes - 10 pontos
6 - Williams Mercedes - 8 pontos
7 - Haas Ferrari - 4 pontos

TRANSMISSÃO:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, esse é o espaço em que você pode comentar, sugerir e criticar, desde que seja construtivo. O espaço é aberto, mas mensagens ofensivas para outros comentaristas ou para o autor não serão toleradas.