sexta-feira, 28 de abril de 2017

GP DA RÚSSIA - Programação

A Rússia entrou no calendário da Fórmula 1 pela primeira vez em sua história em 2014, com o GP disputado no circuito urbano de Sochi. A cidade fica às margens do Mar Negro, no sudoeste do país. A estrutura para o circuito se aproveita do que foi construído visando as Olimpíadas de Inverno, realizadas no mesmo ano.

ESTATÍSTICAS:
Melhor volta em corrida: Nico Rosberg - 1:39.094 (Mercedes, 2016)
Pole Position: Nico Rosberg - 1:35.417 (Mercedes, 2016)
Último vencedor: Nico Rosberg (Mercedes)
Maior vencedor: Lewis Hamilton - 2x (2014 e 2015)


SAUBER HONDA VEM AÍ

Foto: F1

A informação é do Motorsport.com: os suíços e os japoneses estão próximos de selar o acordo para fornecimento de motores, que seria válido a partir da próxima temporada. O anúncio deve ocorrer até o dia 6 de maio, um sábado, data limite para as equipes informarem qual motor será utilizado em 2018.

Isso significaria o fim da parceria entre Sauber e Ferrari, que completa 20 anos nessa temporada. A relação piorou demais nos últimos anos, principalmente quando a Sauber deixou de ser a "equipe B" ferrarista, o que culminou com o declínio dos suíços, tanto técnico quanto financeiro (coincidência). A situação é tão complicada que, como todos sabem, a Sauber utiliza o defasado motor Ferrari do ano passado.

Essa especulação não é nova. Houveram negociações, vetadas pela McLaren, que exigia exclusividade dos japoneses. Todavia, diante dos resultados vexatórios, o acordo seria benéfico para ambos: a chance da Honda ter mais uma equipe para feedback e melhorias de seu equipamento e a Sauber com possibilidades de tentar melhorar, até porque piorar será muito difícil. Aguardemos a confirmação oficial (ou não).

STEINER: TROCA PERMITIU SABER "QUEM ESTAVA DEVENDO"

Foto: MotorSport
"Esteban [Gutiérrez] não marcou nenhum ponto ano passado, e era muito importante para nós saber quem estava devendo, o piloto ou a equipe”. Palavras do chefão da Haas, o alemão Guenther Steiner. Ano passado, os únicos pontos da equipe foram com Grosjean. Nesse ano, tanto o francês quanto Magnussen, o substituto do mexicano, pontuaram. Acho que isso é o suficiente para saber quem estava devendo, né? Nem precisava trocar, Steiner...

Outra diferença em relação ao ano passado foi o começo com menos abundância de pontos, porém com a regularidade dos pontos para os dois pilotos. Com passos cuidadosos, a equipe da Carolina do Norte ocupa a sétima posição dos construtores. De fato, Grosjean e Magnussen formam uma das duplas equilibradas do grid. Nenhum dos dois é espetacular, mas fazem aquele "feijão com arroz" bem feito. Ambos passaram por um momento difícil na carreira, ficaram fora da F1 por um tempo e voltaram. Magnussen pode dizer que pilotou em duas equipes de fábrica sem fazer feio mas também sem algo memorável para ser lembrado. Ok, o pódio na estreia, na Austrália em 2014. E só. Não por culpa dele, mas pelas circunstâncias.

“Acho que eles se encaixam bem na equipe. Talvez a gente também seja meio problemático. Existe um ditado, ‘o que te faz sofrer te deixa mais forte’”, concluiu Steiner. A resposta para isso era simples: bastava tirar Gutiérrez que a diferença seria sentida imediatamente. A Haas devia um favor para a Ferrari pelos equipamentos "emprestados" pelos italianos. Agora, estão quites. Quietinha, a Haas tem organização, estrutura e know-how para crescer de forma responsável na F1, sendo um caminho interessante para muitos pilotos que buscam ascender para os times principais, recomeçar depois de passagens ruins por lá ou solidificar a imagem de piloto médio em equipe média, muito comum até os anos 2000 mas cada vez mais raro diante da F1 mais jovem e dinâmica de atualmente.

CLASSIFICAÇÃO:
1 - Sebastian Vettel (Ferrari) - 68 pontos
2 - Lewis Hamilton (Mercedes) - 61 pontos
3 - Valtteri Bottas (Mercedes) - 38 pontos
4 - Kimi Raikkonen (Ferrari) - 34 pontos
5 - Max Verstappen (Red Bull) - 25 pontos
6 - Daniel Ricciardo (Red Bull) - 22 pontos
7 - Felipe Massa (Williams) - 16 pontos
8 - Sérgio Pérez (Force India) - 14 pontos
9 - Carlos Sainz Jr (Toro Rosso) - 10 pontos
10- Romain Grosjean (Haas) - 4 pontos
11- Kevin Magnussen (Haas) - 4 pontos
12- Esteban Ocon (Force India) - 3 pontos
13- Daniil Kvyat (Toro Rosso) - 2 pontos
14- Nico Hulkenberg (Renault) - 2 pontos

CONSTRUTORES:
1 - Ferrari - 102 pontos
2 - Mercedes - 99 pontos
3 - Red Bull TAG Heuer - 47 pontos
4 - Force India Mercedes - 17 pontos
5 - Williams Mercedes - 16 pontos
6 - Toro Rosso Renault - 12 pontos
7 - Haas Ferrari - 8 pontos
8 - Renault - 2 pontos

TRANSMISSÃO





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