quinta-feira, 29 de setembro de 2016

GP DA MALÁSIA - Programação

O Grande Prêmio da Malásia foi incluído no campeonato da Fórmula 1 pela primeira vez em 1999. Desde então acontece anualmente no Sepang Internacional Circuit, em Sepang, Malásia.

Foto: Wikipédia
ESTATÍSTICAS:
Melhor volta em corrida: Juan Pablo Montoya - 1:34.223 (Williams, 2004)
Pole Position: Michael Schumacher - 1:33.074 (Ferrari, 2004)
Último vencedor: Sebastian Vettel (Ferrari)
Maior vencedor: Sebastian Vettel - 4x (2010, 2011, 2013 e 2015)

BUTTON: LEWIS FOI O COMPANHEIRO MAIS VELOZ; ALONSO O MAIS COMPLETO

Foto: Getty Images
Prestes a completar 300 GPs na F1, Jenson Button aproveita para analisar a carreira de 16 anos na categoria. Dessa vez, o britânico falou sobre seus companheiros de equipe, desde Ralf Schumacher, o primeiro (na Williams, em 2000) até o último (?), Fernando Alonso.

Com Ralf e Villeneuve o campeão mundial de 2009 teve as piores convivências: "Provavelmente, em termos de atmosfera, Ralf Schumacher ou Jacques Villeneuve. Eu era jovem e eles não gostavam de um piloto jovem na equipe. Mas acho que possivelmente foi mais difícil com Jacques. Mas depois foi bom, o ambiente era excelente e foi divertido", disse ao site holandês 'GPUpdate.net'.

Além deles, Button foi companheiro de Fisichella na Benetton (2001), Trulli na Renault (2002), Sato na BAR (2004 e 2005), Rubens Barrichello (2006 até 2009), finalmente passando para os dois principais da carreira: Lewis Hamilton (2010-2012) e Fernando Alonso (2015-2016). Para o britânico, Lewis é o piloto mais rápido com quem correu na carreira, comparável a Ayrton Senna, mas ressaltou a instabilidade emocional de Lewis, principalmente em 2011, quando foi derrotado por Button:

"Ele poderia ser maciçamente rápido em classificação e você ainda vai pensar: 'De onde vem isso?'. Mas ele também poderia imprimir o mesmo ritmo em corrida. Você pode ver seu talento, mas não estava totalmente sob controle, ele apenas sentia. De repente, você achava que poderia superá-lo em classificação, mas ele ia lá e conseguia ser 0s4 mais veloz. Mas, em corrida, ele desaparecia. Você estava liderando e pensava: 'Para onde ele foi?'. Era um pouco inconsistente, mas incrivelmente rápido. Possivelmente, o cara mais rápido a pilotar um carro de F1, talvez só atrás de Ayrton Senna. Mas você realmente não pode comparar."

"Agora em termos de piloto mais completo, aí seria Fernando", afirmou o veterano sobre o atual colega na McLaren. "Na forma como trabalha com a equipe, ele é muito inteligente e sabe como abrir o caminho. Mas também é a forma como ele trabalha com o carro. Em qualquer situação, está sempre lá, não importa se está atrás de você ou na frente, está sempre ali. Você simplesmente não consegue se livrar dele", disse o inglês.


Ele também aproveitou para dizer que Vandoorne entrará pressionado ano que vem pois estar "ao lado de Alonso não é nada fácil". Palavras de um cara muito experiente. Difícil imaginar o retorno de Button em 2018. Dá para dizer que foi uma ótima carreira. É um pessoa correta, um gentle-man dentro e fora das pistas, com uma carreira regular premiada com um inesperado título pela Brawn e sete temporadas na maior equipe inglesa da F1. Jenson não tem do que reclamar, apenas agradecer.

HAMILTON NÃO SABE SE BOA FASE IRÁ VOLTAR, MAS PROMETE DAR O MÁXIMO PARA SER TETRA

Foto: The Mirror
Depois de ficar 43 pontos atrás de Rosberg, se recuperar e abrir 19 pontos antes das férias de verão europeu, muitos acreditavam que o campeonato estava liquidado. Ledo engano. Na segunda metade do campeonato, Rosberg voltou com o domínio que exerceu no início do ano e já abriu 8 pontos de vantagem para o tricampeão. Em entrevista, Hamilton disse não saber se ou quando voltará a emendar uma sequência de vitórias na temporada: "Nós estamos igualmente competitivos", disse o tricampeão. "Alguns finais de semana, ele foi ótimo e, em alguns, eu fui. Não tenho ideia se esse momento vai voltar para mim ou quando isso vai acontecer", afirmou.

"Mas ainda temos seis corridas pela frente, então só tenho de seguir dando o meu máximo e esperar pelo melhor.  Vou dar tudo de mim. Será necessário ter alguns bons resultados para voltar a liderar e permanecer na frente, mas já vivemos isso antes, então não há nenhuma razão para pensar que essa fase não vá voltar para mim novamente", acrescentou o britânico.

Acredito que seja oportunismo dizer que Hamilton esteja pensando em música e festas e tenha relaxado. Em muitas provas, ele foi prejudicado por erros de estratégia da Mercedes e de componentes do carro. Outro fato que contribuiu para essa situação ruim foi suas péssimas largadas, que comprometeram muitas corridas e muitas possíveis vitórias entregues de bandeja para Nico. O momento do alemão é melhor, e cabe a Lewis, com mais qualidade e potencial, reverter a desvantagem o mais rápido possível. Mais um erro pode custar o tetra.

CLASSIFICAÇÃO:
1 - Nico Rosberg (Mercedes) - 273 pontos
2 - Lewis Hamilton (Mercedes) - 265 pontos
3 - Daniel Ricciardo (Red Bull) - 179 pontos
4 - Sebastian Vettel (Ferrari) - 153 pontos
5 - Kimi Raikkonen (Ferrari) - 148 pontos
6 - Max Verstappen (Red Bull) - 129 pontos
7 - Valtteri Bottas (Williams) - 70 pontos
8 - Sérgio Pérez (Force India) - 66 pontos
9 - Nico Hulkenberg (Force India) - 46 pontos
10- Felipe Massa (Williams) - 41 pontos
11- Fernando Alonso (McLaren) - 36 pontos
12- Carlos Sainz Jr (Toro Rosso) - 30 pontos
13- Romain Grosjean (Haas) - 28 pontos
14- Daniil Kvyat (Toro Rosso) - 25 pontos
15- Jenson Button (McLaren) - 17 pontos
16- Kevin Magnussen (Renault) - 7 pontos
17- Stoffel Vandoorne (McLaren) - 1 ponto
18- Pascal Wehrlein (Manor) - 1 ponto

CONSTRUTORES:
1 - Mercedes - 538 pontos
2 - Red Bull TAG Heuer - 308 pontos
3 - Ferrari - 301
4 - Force India Mercedes - 112 pontos
5 - Williams Mercedes - 111 pontos
6 - Toro Rosso Ferrari - 55 pontos
7 - McLaren Honda - 54 pontos
8 - Haas Ferrari - 28 pontos
9 - Renault - 7 pontos
10- Manor Mercedes - 1 ponto

TRANSMISSÃO





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, esse é o espaço em que você pode comentar, sugerir e criticar, desde que seja construtivo. O espaço é aberto, mas mensagens ofensivas para outros comentaristas ou para o autor não serão toleradas.