quinta-feira, 20 de outubro de 2022

GP DOS EUA: Programação

 O Grande Prêmio dos EUA entrou no calendário da Fórmula em 1950. Até 1960, as 500 Milhas de Indianapólis faziam parte do circo da Fórmula 1. Desde então, o GP foi disputado nos circuitos de Riverside (1960), Watkins Glen (1961-1980), Sebring (1959), Phoenix (1989-1991), Indianapólis (2000-2007) e Austin (2012-).

Em 2020, em virtude do coronavírus, a etapa foi cancelada, retornando para o calendário em 2021.

Foto: Wikipédia

ESTATÍSTICAS:

Melhor volta em corrida: Charles Leclerc - 1:36.069 (Ferrari, 2019)

Pole Position: Valtteri Bottas - 1:32.029 (Mercedes, 2019)

Último vencedor: Max Verstappen (Red Bull)

Maior vencedor: Lewis Hamilton (2007, 2012, 2014, 2015, 2016 e 2017) - 6x


CAMPEONATO:

1 - Max Verstappen (Red Bull) - 366 pontos (CAMPEÃO)

2 - Sérgio Pérez (Red Bull) - 253 pontos

3 - Charles Leclerc (Ferrari) - 252 pontos

4 - George Russell (Mercedes) - 207 pontos

5 - Carlos Sainz Jr (Ferrari) - 202 pontos

6 - Lewis Hamilton (Mercedes) - 180 pontos

7 - Lando Norris (McLaren) - 101 pontos

8 - Esteban Ocon (Alpine) - 78 pontos

9 - Fernando Alonso (Alpine) - 65 pontos

10- Valtteri Bottas (Alfa Romeo) - 46 pontos

11- Sebastian Vettel (Aston Martin) - 32 pontos

12- Daniel Ricciardo (McLaren) - 29 pontos

13- Pierre Gasly (Alpha Tauri) - 23 pontos

14- Kevin Magnussen (Haas) - 22 pontos

15- Lance Stroll (Aston Martin) - 13 pontos

16- Mick Schumacher (Haas) - 12 pontos

17- Yuki Tsunoda (Alpha Tauri) - 11 pontos

18- Guanyu Zhou (Alfa Romeo) - 6 pontos

19- Alexander Albon (Williams) - 4 pontos

20- Nicholas Latifi (Williams) - 2 pontos

21- Nyck De Vries (Williams) - 2 pontos


CONSTRUTORES:

1 - Red Bull RBPT - 619 pontos

2 - Ferrari - 454 pontos

3 - Mercedes - 387 pontos

4 - Alpine Renault - 143 pontos

5 - McLaren Mercedes - 130 pontos

6 - Alfa Romeo Ferrari - 52 pontos

7 - Aston Martin Mercedes - 45 pontos

8 - Haas Ferrari - 34 pontos

9 - Alpha Tauri RBPT - 34 pontos

10- Williams Mercedes - 8 pontos


TRÊS NÃO É DEMAIS?

Foto: Divulgação


A F1 desembarca em Austin e comemora 10 anos do Circuito das Américas no calendário, que sinalizou o retorno da categoria para a terra do Tio Sam depois de cinco anos ausente.

Neste ano, tivemos a estreia do GP de Miami e, no ano que vem, chega Las Vegas. Três corridas no mesmo país é inédito na F1. Já é o suficiente no calendário, certo? Bem, Gunther Steiner não pensa assim.

O americano, chefe da americana Haas, ainda vê condições do país receber mais etapas da F1 no futuro:

“Eu diria que o Circuito das Américas é para os fãs hardcore — eles marcam presença aqui há 10 anos e todos amam. É uma ótima pista, um ótimo evento e uma ótima cidade. Miami é Miami. Tivemos muitas pessoas lá esse ano, mais do que isso, e é outro grande evento. Mas foi completamente diferente, como se fosse um grande festival.

Não sei como será em Las Vegas, mas sei que será grande também. Temos que sempre pensar que os Estados Unidos são um país enorme — e ter três corridas lá ainda não é o suficiente, eu acredito. Sempre há algo para todo mundo lá e cada evento tem algo particular. Dois deles fizeram um bom trabalho e tenho certeza que Las Vegas também fará”, disse o chefão.

Entendo o Gunther puxar sardinha por ser uma equipe americana, tem o lado do patriotismo e tal, mas já chega, né? Dois circuitos de rua apenas pela grife dos lugares já é algo forçado somente porque a Liberty é americana também. A F1 é mundial, não um clubinho dos Estados Unidos. É um absurdo esse calendário inchado centralizar tudo na América ao invés de ser um calendário mundial, de fato. Volta Malásia, volta Mugello!

EM BREVE...

Foto: Getty Images

A Mercedes vive uma situação inédita na era híbrida: coadjuvante de luxo. Sem vitórias, a ainda atual octacampeã de construtores tem como consolação tentar o vicecampeonato da Ferrari, embora seja improvável.

Os alemães, obviamente, olham para frente, sobretudo na relação Hamilton-Russell. Até aqui, o novato George leva vantagem nos pontos. Toto Wolff, o chefe, afirma que Russell será campeão mundial pela Mercedes, embora também acredite que no meio do caminho Hamilton também conquiste mais um título.

“Certamente ele esperava vencer corridas e campeonatos estando em um Mercedes”, disse o dirigente ao canal britânico Channel 4. “Ele errou no timing, mas pelo menos progrediu do meio do pelotão.
Então essa hora vai chegar, ele vai ganhar corridas, ele vai lutar por campeonatos. Sem dúvida, há isso nele. Mas talvez haja outro título de Lewis no meio do caminho”, disse.

Toto destaca o bom relacionamento dos dois no estilo "mestre e aprendiz", mas também ressaltou que os compatriotas ainda não se enfrentaram diretamente por uma vitória ou pelo título, o que torna tudo incerto nesse possível novo contexto no curto/médio-prazo.

"Eu descreveria o relacionamento como respeito. O respeito do novato por saber que seu companheiro de equipe é o maior piloto de todos os tempos — assim como Michael [Schumacher] — e o respeito de Lewis, que se vê [em George]”, continuou. “Em termos de talento, idade e crescimento — por mais estranho que pareça, porque seu companheiro de equipe é seu primeiro adversário —, Lewis orienta George, e George aceita o papel de um jovem leão”, finalizou.

É a melhor dupla do grid. Se completam. Nesse ano, a Mercedes deixou a desejar. Russell está maturando, acostumando a andar entre os ponteiros. Se a Mercedes fazer o que realmente faz, as chances dos dois brigarem e conquistarem algo é, de fato, enorme.

O mais interessante nesse processo é saber como seria a relação interna do time. George seria mais um Valtteri ou um Nico?

TRANSMISSÃO:
21/10 - Treino Livre 1: 16h (Band Sports)
21/10 - Treino Livre 2: 19h (Band Sports)
22/10 - Treino Livre 3: 16h (Band Sports)
22/10 - Classificação: 19h (Band e Band Sports)
23/10 - Corrida: 16h (Band)


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