domingo, 9 de outubro de 2022

BI SEM RESSALVAS

 

Foto: Clive Rose/ Getty Images

A previsão do tempo mostrava que o Grande Prêmio do Japão seria uma grande palhaçada protagonizada pela FIA. E assim foi, ou quase isso. Diante das previsões de chuva forte, foi até surpreendente que a direção de prova tenha autorizado a largada.

Com muito spray, obviamente, a visibilidade era um desafio. A primeira volta seria um caos e assim foi. Vettel rodou na primeira curva, Zhou rodou depois e Sainz bateu sozinho e o carro chegou a voltar para a pista. Por sorte, ninguém bateu nele. Albon teve problema no motor e encostou. Gasly bateu na placa que veio para pista depois da batida de Sainz e a confusão estava armada.

O que seria Safety Car virou bandeira vermelha. Corrida paralisada. O problema é que a chuva continuaria mais forte. E aí? Outra vergonha igual o GP da Bélgica? E a corrida que deveria decidir o campeonato? Quantos problemas...

Começamos pelo primeiro: mal os pilotos tinham ido para os boxes após o anúncio da bandeira vermelha, havia um trator no meio da pista para retirar a Ferrari de Sainz. Só que, ao mesmo tempo, Gasly passava voando. Oito anos depois, nem a FIA e nem os japoneses aprenderam nada. O modus operandi da Federação, sob nova direção, foi o mesmo: culpar o piloto. É verdade que Gasly não deveria estar tão rápido naquelas condições de pista e principalmente com a prova paralisada, mas isso é jogar a responsabilidade injusta para o piloto.

Vai ser necessário outro piloto morrer para aprenderem a lição? Pelo jeito, independentemente do caso, a FIA lava as mãos e joga a responsabilidade para as vítimas. Eles estão preocupados com o piercing do Hamilton...

Já escrevi aqui que a F1 não deveria tratar os fãs igual otário e simplesmente cancelar qualquer evento com chuva. É mais justo e transparente para todos, ao invés de encher linguiça e fazer todo mundo de palhaço, principalmente de madrugada. Os pneus de chuva não foram feitos para correr, foi basicamente o que disse Mario Isola, chefão da Pirelli.

A culpa não é da empresa. Ela faz os pneus conforme as especificações e exigências da FIA. Com os carros cada vez mais largos e pesados, qualquer pista molhada vira um drama para a F1. Por isso que antigamente, com carros mais leves e estreitos, era possível correr em condições piores, tipo Fuji, há 15 anos.

Mas isso a F1 não se preocupa, tampouco em atrair ao menos mais uma equipe para o certame. Bom, a corrida não podia acabar igual a Bélgica né, quando sequer houve corrida? Havia um teatro a cumprir.

A previsão não era das melhores, o dia começava a acabar no Japão e a FIA adotou uma nova estratégia no regulamento após o vexame do ano passado: ativaram a contagem regressiva. Em três horas, a corrida terminaria. Veja bem. Terminaria, e não seria interrompida.

Os pilotos pressionaram para ao menos tentar e ver como seria. Qualquer coisa a FIA colocaria outra bandeira vermelha e faria outra ação constrangedora. Para a nossa sorte, tivemos uma sprint race na chuva.

Verstappen não largou bem, mas segurou o ímpeto de Leclerc e disparou para vencer. Com o passar do tempo, a Ferrari não tinha mais ritmo para acompanhar Max. Pérez, logo atrás, chegava.

Todo mundo largou de pneu de chuva. Determinação da FIA. No entanto, logo que o Safety Car saiu depois da largada em movimento, Vettel e Latifi (!) fizeram o pulo do gato: foram os primeiros a trocar para os pneus intermediários e se deram bem. Escalaram o grid e pararam nos pontos. O canadense, se corresse só na chuva, seria bem competitivo.

Ainda na primeira parte, Ocon segurava Hamilton, enquanto Alonso tentava encostar em Vettel. Russell, mais atrás, se recuperava. De forma heróica e quase bizarra diante do contexto, Latifi conquistou talvez seus últimos pontos na F1. Sejamos sinceros: ano passado ele foi um piloto até correto e, com as estatísticas, pontuou em duas das três temporadas que correu na F1. Um mérito e tanto, considerando o contexto. Norris ainda completou o top 3.

E o vencedor? Verstappen rumou para a vitória. A transmissão mostrou um detalhe importante que praticamente todo mundo não se deu conta na hora: diante da nova regra, apenas as corridas interrompidas é que teriam pontuação reduzida conforme a % de voltas feitas. Como o GP do Japão terminaria no limite do tempo, ela seria considerada uma corrida concluída, mesmo sendo apenas 28 das 53 voltas previstas. Sendo assim, 100% dos pontos estavam em jogo.

A TV japonesa não viu Max Verstappen cruzar a linha e ele mesmo continuou acelerando fundo. Diante desse contexto, explicitado pela transmissão, a questão era simples: se Pérez ultrapassasse Leclerc, o campeonato acabava.

Na última curva, Leclerc errou, foi reto e voltou à frente do mexicano, cruzando em segundo. No entanto, a FIA foi rápida até demais para os seus padrões e puniu rapidamente o monegasco com acréscimo de cinco segundos ao tempo final da prova.

Pérez em segundo. Dobradinha da Red Bull. Enquanto Max dava entrevista para Johnny Herbert, a FIA anunciava na transmissão, para assombro do holandês e da própria Red Bull: Max Verstappen é bicampeão do mundo, aos 25 anos, e com quatro provas de antecedência.

Incontestável. Sem ressalvas. Mesmo com um começo ruim, ele e a Red Bull sobraram e aproveitaram todas as brechas deixadas pela Ferrari e o carro mal formado pela Mercedes. A questão do teto de gastos é um outro debate que ainda vai dar pano para manga. Nada mais poético que Max conquistasse o bi no Japão, terra da Honda, disposta a reatar com a Red Bull para a partir de 2026.

É muito bom ver um piloto talentoso alcançar o que se imaginava, sem ser vítima do destino, do azar ou de más escolhas. Talvez seja um trauma pelo que Alonso poderia ter sido. Aliás, Max iguala Alonso no bicampeonato e em 32 vitórias na carreira. Incontestável.

Lamentável que o título tenha sido confirmado pelos comissários e numa situação que até o próprio circo da F1 desconhecia da nova regra da FIA depois do caso Bélgica do ano passado. A FIA está uma várzea. Mais um pouco, teríamos um rapaz e um monte de gente no meio da pista balançando a bandeira quadriculada e pulando, berrando e correndo na frente dos carros. E alguém com o cronômetro, é claro.

A Ferrari reclama com razão da rapidez da punição, mas ali não tinha muito espaço para debate. Imagina Max ser anunciado campeão numa canetada horas depois? Seria pior ainda. Para nós, brasileiros, uma recompensa para quem ficou até às 6 da manhã acordado.

Max Verstappen. Um nome já na história da F1. O que o futuro reserva? A Red Bull tem fome de mais conquistas. O holandês também. Ele é muito jovem. Há sete anos, ele estreava, ainda menor de idade, num treino livre em Suzuka também. O destino estava escrito, maktub. Estamos diante de um dos maiores da história, sem dúvida alguma.

Que a Mercedes volte a ser competitiva, porque a Ferrari não tem a mínima condição, seja pela equipe, seja pelos erros decisivos de Leclerc no momento de pressão. Quem diria. Eu achava que o monegasco era mais completo e equilibrado emocionalmente que o holandês, mas o tempo está mostrando o contrário.

A FIA transformou a consagração do bicampeonato de Max Verstappen em um evento menor, num show de incompetência, desrespeito aos pilotos e ao público. O trator, a chuva e a inércia da direção de prova colocaram o título mais do que merecido de Max, talvez no auge da carreira (talvez não) em algo sem importância. Claro que era uma questão já sacramentada há tempos, mas o holandês merece uma comemoração consagradora, seja da categoria, seja dele próprio ou da equipe para a próxima etapa, em Austin, no Texas.

O que resume tudo é: Max Verstappen, bicampeão, sem ressalvas.

Confira a classificação final do GP do Japão:




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