quinta-feira, 19 de maio de 2022

GP DA ESPANHA: Programação

 O Grande Prêmio da Espanha entrou definitivamente no calendário da Fórmula 1 em 1968. Desde então, já foi disputada em 4 pistas: Jarama, Montjuic, Jerez e Montmeló (desde 1991).

Foto: Wikipédia

ESTATÍSTICAS:

Melhor volta em corrida: Max Verstappen - 1:18.149 (Red Bull, 2021)

Pole Position: Valtteri Bottas - 1:15.406 (Mercedes, 2019)

Último vencedor: Lewis Hamilton (Mercedes)

Maior vencedor: Michael Schumacher (1995, 1996, 2001, 2002, 2003 e 2004) e Lewis Hamilton (2014, 2017, 2018, 2019, 2020 e 2021) - 6x


CLASSIFICAÇÃO:

1 - Charles Leclerc (Ferrari) - 104 pontos

2 - Max Verstappen (Red Bull) - 85 pontos

3 - Sérgio Pérez (Red Bull) - 66 pontos

4 - George Russell (Mercedes) - 59 pontos

5 - Carlos Sainz Jr (Ferrari) - 53 pontos

6 - Lewis Hamilton (Mercedes) - 36 pontos

7 - Lando Norris (McLaren) - 35 pontos

8 - Valtteri Bottas (Alfa Romeo) - 30 pontos

9 - Esteban Ocon (Alpine) - 24 pontos

10- Kevin Magnussen (Haas) - 15 pontos

11- Daniel Ricciardo (McLaren) - 11 pontos

12- Yuki Tsunoda (Alpha Tauri) - 10 pontos

13- Pierre Gasly (Alpha Tauri) - 6 pontos

14- Sebastian Vettel (Aston Martin) - 4 pontos

15- Alexander Albon (Williams) - 3 pontos

16- Fernando Alonso (Alpine) - 2 pontos

17- Lance Stroll (Aston Martin) - 2 pontos

18- Guanyu Zhou (Alfa Romeo) - 1 ponto


CONSTRUTORES:

1 - Ferrari - 157 pontos

2 - Red Bull RBPT - 151 pontos

3 - Mercedes - 95 pontos

4 - McLaren Mercedes - 46 pontos

5 - Alfa Romeo Ferrari - 31 pontos

6 - Alpine Renault - 26 pontos

7 - Alpha Tauri RBPT - 16 pontos

8 - Haas Ferrari - 15 pontos

9 - Aston Martin Mercedes - 6 pontos

10- Williams Mercedes - 3 pontos


EM DÚVIDA

Foto: Divulgação/BBC

Além da questão esportiva, Sebastian Vettel também tem outros pensamentos que podem influenciar no término da carreira como piloto.

Cada vez mais engajado na questão ambiental e na sustentabilidade do planeta, o tetracampeão sabe que seu trabalho causa um impacto negativo nas novas crenças e lutas que anda desenvolvendo. Portanto, um posicionamento dúbio, e ele mesmo sabe disso.

Em entrevista para o programa "Question Time", da BBC, Seb falou sobre a questão climática e ser piloto ao mesmo tempo, afirmando que está cada vez mais em dúvida sobre permanecer na F1 enquanto lida com esse novo ativismo na vida.

"Sim e são perguntas que eu mesmo me faço todos os dias. Não sou um santo. Estou muito preocupado com o futuro, então esses tópicos relacionados a energia, dependência energética e para onde vamos.

Há algumas coisas que estão sob meu controle e outras que certamente não estão. Guiar carros de corrida é minha paixão, eu amo, e cada vez que entro num carro eu amo. Quando saio do carro, claro, também penso se é algo que devo fazer ajudando a desperdiçar recursos", disse.

No entanto, Vettel também frisou que pode fazer apenas o que está ao alcance e que a F1 é vista por muitos como um passatempo, uma diversão. Sem isso, as pessoas "enlouqueceriam" sem ter como passar o tempo livre.

"Tem muita coisa que pergunto a mim mesmo e muitas coisas que eu faço porque acredito que posso melhorar. Preciso pegar um avião todas as vezes? Não, então pego o carro. Algumas coisas estão sob o meu controle”, finalizou.

É interessante pensar nessas questões contraditórias. Talvez Vettel não precise ser tão radical. Só pelo fato de ter consciência das situações já é algo louvável. O pensamento crítico e a consciência não podem virar martírio e autopunição. Vettel está trabalhando e sustentando a família. Ter esse conhecimento e lucidez é o que importa.

ALPINE DEFINE DUPLA A PARTIR DE JULHO

Foto: Motorsport

Esteban Ocon, que no ano passado renovou até 2024, está garantido. A questão é saber quem ocupa o outro assento. Alonso se diz motivado e capaz de continuar na categoria, mesmo com 40 anos. O início de temporada é bem ruim: apenas dois pontos, azares e erros. Ocon tem 24.

A outra alternativa é Oscar Piastri, campeão da F2 que não teve assento nessa temporada. Apesar de ter virado reserva da McLaren e rumores apontarem uma possível vaga na Williams substituindo Nicholas Latifi ainda esse ano, não há nada definido.

O chefão Otmar Szafnauer declarou que a equipe francesa vai começar a pensar no assunto a partir do GP da Inglaterra, em julho. Ele não esconde que acha interessante que Piastri consiga quilometragem o mais rápido possível:

“No passado, quando a McLaren veio até nós e perguntou ‘Ei, podemos usá-lo como piloto reserva?’, dissemos sim. A razão para isso é que quanto mais tempo no carro ele tiver em vez de ficar parado, melhor. Então, teríamos essa estratégia em mente. Mas quanto ao que está acontecendo na Williams, não sei”, disse.

O ideal era os dois estarem na F1. Alonso na Alpine e Piastri em alguma outra equipe. Como falo há tempos, o clubinho da F1 faz vítimas, a da vez é o australiano. Se mais um time entrasse na categoria, não haveria esse drama e o jovem estaria se desenvolvendo, igual Alonso fez quando estreou na categoria pela Minardi. Piastri precisa estar no grid. Alonso também. Que se virem para encontrar uma solução.

TRANSMISSÃO:
20/05 - Treino Livre 1: 9h (Band Sports)
20/05 - Treino Livre 2: 12h (Band Sports)
21/05 - Treino Livre 3: 8h (Band Sports)
21/05 - Classificação: 11h (Band e Band Sports)
22/05 - Corrida: 10h (Band)


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