quarta-feira, 25 de maio de 2022

O RETORNO DO BICHO PAPÃO?

 

Foto: Getty Images

Depois do segundo pódio de Russell e um ritmo alucinante de Hamilton muito elogiado, o clima de otimismo se instaurou na equipe alemã. Os atuais octacampeões de construtores conseguiram resolver boa parte dos problemas que estavam apresentando até então. Claro, ainda não é o suficiente para alcançar Red Bull e Ferrari, mas o caminho está feito. 

Hamilton foi mais eufórico e Russell mais comedido. No entanto, nesta semana, o inglês falou tranquilamente que, em "três ou quatro corridas", a Mercedes vai começar a brigar por vitórias. É uma estimativa interessante.

Fiquei pensando: será que dá tempo de brigar pelo título? Em seis etapas, a vantagem parece praticamente irreversível nos construtores e nos pilotos para Hamilton. Ainda precisamos considerar que esse número vai aumentar nas próximas três ou quatro corridas antes de onde Russell diz que os alemães estarão prontos para brigar pela vitória, se tudo der certo.

Para Russell, a perspectiva não é tão sonhadora assim. Piloto mais regular do ano e distante de Verstappen e Leclerc, o inglês está "apenas" 36 pontos atrás do holandês. É claro que o número vai aumentar nas próximas "três ou quatro corridas" antes da previsão da Mercedes, mas tanto o holandês quanto o monegasco estão enfrentando problemas de confiabilidade, enquanto os alemães não. Não seria improvável, quem sabe, com um alinhamento das estrelas, que uma quebra de um dos dois permitisse a aproximação de George.

Ainda pensando no melhor dos mundos para a Mercedes, os alemães teriam a metade final da temporada para brigar supostamente em igualdade de condições com os taurinos e os italianos. É claro que os rivais também podem evoluir nas atualizações do carro, mas tudo depende da circunstância, da confiabilidade, da chuva, do erro humano...

Mesmo assim, as possibilidades realísticas são bem pequenas. No entanto, com uma temporada de 22 corridas, é possível pensar em uma larga evolução a ponto de virar tudo. É difícil? É. É quase impossível? Também.

Mas estamos falando de quem venceu sete dos últimos oito campeonatos de pilotos (e perdeu em circunstâncias que vocês sabem como) e tem oito títulos de construtores. Red Bull e Ferrari estão atentos, certamente. Não sei vocês, mas eu teria cuidado com o bicho papão.

Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, esse é o espaço em que você pode comentar, sugerir e criticar, desde que seja construtivo. O espaço é aberto, mas mensagens ofensivas para outros comentaristas ou para o autor não serão toleradas.