sexta-feira, 22 de abril de 2022

GP DE EMÍLIA ROMAGNA: Programação

 O Autódromo Internacional Enzo e Dino Ferrari recebeu corridas da Fórmula entre 1980 e 2006. Desde 1981 era realizado o Grande Prêmio de San Marino. Em 2020, em virtude da pandemia de Coronavírus, o autódromo volta para o calendário para sediar o GP de Emília-Romagna, região onde fica o autódromo na cidade de Ímola.

Em 2021, a corrida entrou novamente no calendário de última hora, substituindo o cancelado GP do Vietnã, mas desde 2022 voltou a ser fixa no calendário da F1.

Foto: Reprodução/Wikipédia

ESTATÍSTICAS:

Pole Position: Valtteri Bottas - 1:13.609 (Mercedes, 2020)

Volta mais rápida: Lewis Hamilton - 1:15.484 (Mercedes, 2020)

Último vencedor: Max Verstappen (Red Bull)

Maior vencedor: Lewis Hamilton (2020) e Max Verstappen (2021) - 1x


CLASSIFICAÇÃO:

1 - Charles Leclerc (Ferrari) - 71 pontos

2 - George Russell (Mercedes) - 37 pontos

3 - Carlos Sainz Jr (Ferrari) - 33 pontos

4 - Sérgio Pérez (Red Bull) - 30 pontos

5 - Lewis Hamilton (Mercedes) - 28 pontos

6 - Max Verstappen (Red Bull) - 25 pontos

7 - Esteban Ocon (Alpine) - 20 pontos

8 - Lando Norris (McLaren) - 16 pontos

9 - Kevin Magnussen (Haas) - 12 pontos

10- Valtteri Bottas (Alfa Romeo) - 12 pontos

11- Daniel Ricciardo (McLaren) - 8 pontos

12- Pierre Gasly (Alpha Tauri) - 6 pontos

13- Yuki Tsunoda (Alpha Tauri) - 4 pontos

14- Fernando Alonso (Alpine) - 2 pontos

15- Guanyu Zhou (Alfa Romeo) - 1 ponto

16- Alexander Albon (Williams) - 1 ponto


CONSTRUTORES:

1 - Ferrari - 104 pontos

2 - Mercedes - 65 pontos

3 - Red Bull RBPT - 55 pontos

4 - McLaren Mercedes - 24 pontos

5 - Alpine Renault - 22 pontos

6 - Alfa Romeo Ferrari - 13 pontos

7 - Haas Ferrari - 12 pontos

8 - Alpha Tauri RBPT - 10 pontos

9 - Williams Mercedes - 1 ponto

PÉREZ QUER EXPANSÃO E TRADIÇÃO NA F1

Foto: Divulgação

Sérgio Pérez está feliz com a F1 cada vez mais inserida no continente norte americano. Com três corridas nos Estados Unidos e mais o GP do México, Canadá e Brasil, "Checo" também faz um alerta: a F1 precisa manter as pistas históricas e tradicionais e as novas que entram precisam ter alguma identidade.

"Primeiramente, acho ótimo que a Fórmula 1 esteja crescendo tanto em outro continente. É uma grande oportunidade para a Fórmula 1, para o esporte, e acho que todos nós vamos nos beneficiar. Então é fantástico.

Mas, ao mesmo tempo, seria bom preservar a história do esporte, e nós precisamos ter sempre as pistas históricas. E, sempre que formos para um lugar novo, temos que ter certeza que os circuitos tenham certa identidade. Sinto que falta isso para algumas das pistas novas. Então é algo que vai ser bem importante, disse.

Com tantas corridas perto de casa, Checo até considera voltar a morar no país em breve, além de estar muito contente com a inclusão da corrida de rua de Las Vegas no calendário:

“A Fórmula 1 está se tornando um pouco mais americana, definitivamente está mais próxima do México. Então talvez eu acabe finalmente morando em casa, o que seria ótimo. Acho que Vegas vai ser uma oportunidade fantástica para o esporte e para os fãs verem os carros e a Fórmula 1. Penso que é uma excelente combinação: Vegas e Fórmula 1”, completou.

Seria a combinação ideal, mas o ideal não existe. A F1 se expande para quem pode pagar mais e custar menos. O problema é que tudo parece igual: circuito de rua, à noite... sem o perigo, a brita, o desafio, tanto para o público quanto para os próprios pilotos. A expansão desenfreada e sem critério pode ser um perigo para a categoria, no sentido competitivo da coisa.

MAX, A "BOMBA-RELÓGIO"?

Foto: Divulgação/ Red Bull Content

O início da Red Bull é difícil, principalmente para o atual campeão Max Verstappen. Uma vitória e dois abandonos em três corridas já deixam o holandês distante de Charles Leclerc, líder do campeonato. 

Sempre um piloto sanguíneo, as reclamações são constantes no rádio. Apesar do natural amadurecimento, Helmut Marko acredita que, se os taurinos não resolverem os problemas, Max pode virar uma "bomba-relógio" emocional.

“Está muito mais calmo. Depois do abandono na Austrália, voltou ao pit-lane e conversou conosco de maneira muito calma. Neste caso, entretanto, sabíamos que o problema era uma possibilidade, porque tivemos de lidar com ele na classificação. Não veio do nada.

Max é um piloto passional e emotivo que sempre dá sua opinião. Na minha visão, está muito mais calmo que no passado.

Se não vencermos novamente rápido, então ele será realmente uma bomba relógio”, disse para a TV ORF, da Áustria.

Ainda segundo Marko, Max ainda não se adaptou com a parte técnica da nova F1:

“Com o setup do carro, às vezes falta a confiança de manter o estilo extremo com que ele guia o carro. Dá para ver que Checo está mais perto dele que no ano passado”, concluiu.

Max com o emocional abalado é um perigo. É um cara que prefere abandonar a perder. Como o novo contrato tem a cláusula de desempenho e confiabilidade, é bom a Red Bull tomar cuidado, principalmente agora que está desenvolvendo os próprios motores. A bomba-relógio pode explodir, destroçar Milton Keynes e ir para um rival. Uma certa equipe alemã certamente está atenta a tudo isso...

TRANSMISSÃO:
22/04 - Treino Livre 1: 8h30 (Band Sports)
22/04 - Classificação: 12h (Band Sports)
23/04 - Treino Livre 2: 7h30 (Band Sports)
23/04 - Corrida Classificatória: 11h30 (Band e Band Sports)
24/04 - Corrida: 10h (Band)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, esse é o espaço em que você pode comentar, sugerir e criticar, desde que seja construtivo. O espaço é aberto, mas mensagens ofensivas para outros comentaristas ou para o autor não serão toleradas.