segunda-feira, 11 de abril de 2022

CONSIDERÁVEL

 

Foto: Reuters

Um novo regulamento é um sopro de renovação e esperança na F1. Hierarquias consolidadas podem terminar e patinhos feios desacreditados podem ousar sonhar com o protagonismo e a beleza da vitória.

A Ferrari, por exemplo. 2020 foi o pior da equipe em quatro décadas. Os números comprovam. Com o motor "trapaceiro", os dois últimos anos foram de acertos internos, apostando na nova F1 que viria, enquanto Mercedes e Red Bull brigavam pelos holofotes.

Hoje, o que nós vemos? Os italianos finalmente acertaram nos investimentos e a Ferrari, delegada a coadjuvante, vira o bicho papão nesse início de 2022. Não só isso, mas vê Mercedes instável e Red Bull com sérios problemas de confiabilidade. Um campeonato, até aqui, muito a favor, mesmo considerando que essa é a temporada mais longa da história e tudo pode acontecer.

Lembra um pouco 2009, o ano do difusor, quando a Brawn GP tomou de assalto a temporada e, no início, Button venceu 6 das primeiras sete corridas, garantindo assim o campeonato. Do meio para o final, as equipes grandes cresceram e a Brawn diminuiu o ímpeto, mas ainda assim Jenson celebrou o único título mundial.

Em 2022 é tudo diferente. A Ferrari e Leclerc possuem grande possibilidade de repetir o feito daquela Brawn arrassadora, mas existe muita margem de crescimento para Mercedes e Red Bull, as rivais. Se a Ferrari relaxar, a possível vantagem pode virar água. Se a temporada de 2009 fosse nos mesmos moldes atuais, Vettel no mínimo teria grandes chances de brigar pelo primeiro título um ano antes, mas não foi o caso.

A própria Haas aproveitou para ganhar uns pontinhos importantes nas primeiras corridas. Sem dinheiro e com todo aquele imbróglio envolvendo Mazepin, vai ser difícil repetir a dose até novembro. A própria McLaren já evoluiu e apenas a Aston Martin segue empacada, embora tenha recursos para brigar além.

Duas vitórias em três corridas, 71 pontos dos 78 disponíveis conquistados, 34 pontos de vantagem para o vice-líder do campeonato (Russell)... o início da Ferrari é melhor que a encomenda e uma vantagem considerável. Não dá para negar, embora os italianos tentem manter os pés no chão.

Como já escrevi: talvez seja cedo, mas a Ferrari pode estar começando a construir a conquista do campeonato mais cedo e mais fácil do que imaginava.

Até!

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