quinta-feira, 2 de setembro de 2021

GP DA HOLANDA: Programação

 O Grande Prêmio da Holanda aconteceu entre 1952 e 1985, com três pausas: 1954, 1956-1957 e 1972. 

Em 2020, estava marcado o retorno do país no calendário da F1, no circuito de Zandvoort. No entanto, em virtude da pandemia do coronavírus, a volta foi confirmada para 2021, marcando o reencontro dos fãs holandeses com a velocidade depois de 36 anos.

Foto: Wikipédia

ESTATÍSTICAS:
Pole Position: Nelson Piquet - 1:11.074 (Brabham, 1985)
Volta mais rápida: Alain Prost - 1:16.538 (McLaren, 1985)
Último vencedor: Niki Lauda (McLaren)
Maior vencedor: Jim Clark - 4x (1963, 1964, 1965 e 1967)

CLASSIFICAÇÃO:
1 - Lewis Hamilton (Mercedes) - 202,5 pontos
2 - Max Verstappen (Red Bull) - 199,5 pontos
3 - Lando Norris (McLaren) - 113 pontos
4 - Valtteri Bottas (Mercedes) - 108 pontos
5 - Sérgio Pérez (Red Bull) - 104 pontos
6 - Carlos Sainz Jr (Ferrari) - 83,5 pontos
7 - Charles Leclerc (Ferrari) - 82 pontos
8 - Daniel Ricciardo (McLaren) - 56 pontos
9 - Pierre Gasly (Alpha Tauri) - 54 pontos
10- Esteban Ocon (Alpine) - 42 pontos
11- Fernando Alonso (Alpine) - 38 pontos
12- Sebastian Vettel (Aston Martin) - 35 pontos
13- Yuki Tsunoda (Alpha Tauri) - 18 pontos
14- Lance Stroll (Aston Martin) - 18 pontos
15- George Russell (Williams) - 13 pontos
16- Nicholas Latifi (Williams) - 7 pontos
17- Kimi Raikkonen (Alfa Romeo) - 2 pontos
18- Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo) - 1 ponto

CONSTRUTORES:
1 - Mercedes - 310,5 pontos
2 - Red Bull Honda - 303,5 pontos
3 - McLaren Mercedes - 169 pontos
4 - Ferrari - 165,5 pontos
5 - Alpine Renault - 80 pontos
6 - Alpha Tauri Honda - 72 pontos
7 - Aston Martin Mercedes - 53 pontos
8 - Williams Mercedes - 20 pontos
9 - Alfa Romeo Ferrari - 3 pontos

SEGUE O SONHO

Foto: Reprodução/Alpine

De forma surpreendente, Fernando Alonso anunciou a permanência na Alpine em 2022. Surpreendente porque, quando da notícia do retorno do espanhol à F1, os termos eram um contrato de dois anos, por isso a estranheza. Enfim, apesar de estar mais confirmado do que nunca na categoria, Don Alonso ainda olha para o sonho de vencer a Indy 500 e ser o segundo piloto da história a conquistar a Tríplice Coroa do Automobilismo.

“Não [desisti]. Acho que agora meu foco principal é o projeto na F1, principalmente com as novas regras e todo o trabalho que teremos que fazer no ano que vem. No futuro, verei as possibilidades. 

No momento, estou me divertindo nesse retorno. Acho que estou tendo um desempenho favorável. Baku, Silverstone e Hungria foram bons. Espero mostrar um pouco mais agora na segunda parte da temporada e no próximo ano. Mas, com certeza, de todos os desafios que tenho fora da Fórmula 1, ainda não completei a Indy 500. Está na minha lista de desejos", disse para o site RacingNews365.com.

O motivo do contrato e da permanência é simples: Alonso e Alpine apostam todas as fichas para o novo regulamento da F1 que entra em vigor no ano que vem.

"Na minha cabeça, estava tudo planejado para correr em 2022 com o novo regulamento. É a razão pela qual voltei à F1 também. Por isso, é preciso ter também confiança na equipe e fazer boas corridas nessa primeira parte da temporada.

Meu contrato era 1+1 [com cláusula de renovação para mais um ano], então a certa altura tivemos que concordar para 2022. Estou muito feliz com a equipe, muito feliz com essa volta. E a Alpine, aparentemente, está feliz com meu trabalho até agora”, concluiu.

Alonso não é mais um garoto, mas é bom ver que ainda tem muitas ambições, independente da categoria. As últimas tentativas na Indy foram traumáticas e muito longe do esperado. Normal uma nova chance para tentar ganhar e também limpar a imagem do bicampeão. No entanto, como escrevi no retorno do espanhol à categoria, pouco me importa seu desempenho: o importante é desfrutá-lo.

DEFINIDO

Foto: Getty Images

A dupla da Mercedes para 2022 está certa. O anúncio oficial? Talvez na semana que vem, no GP da Itália. É o que disse Toto Wolff, ainda no sábado, quando perguntado pelos repórteres:

“Se fosse uma decisão fácil, teríamos tomado antes, porque sabemos o que temos com Valtteri e sabemos o que temos com George. Os dois merecem nossos cuidados, merecem a maior atenção possível, porque são parte da família e temos enorme consideração por eles.

Existem prós e contras, como com qualquer formação de dupla de pilotos e, no fim das contas, não existe uma discussão perfeita. Temos de gerenciar as coisas bem com quem quer que seja o piloto que não estará na Mercedes no ano que vem, além de garantir que sigamos com um programa de pilotos forte. Por outro lado, temos de lidar com qualquer que seja a situação interna que temos”, disse.

E mais: a própria Mercedes admitiu que a atuação de George Russell, quase pole e segundo lugar com a Williams, não influenciaria nada na decisão. Ou seja: não posso acreditar que o inglês faça tudo isso e não seja promovido. O que Russell teria que fazer para ir para a Mercedes se ficar em segundo com a Williams em Spa, no temporal, não é suficiente. Fica tudo para semana que vem.

TRANSMISSÃO:
03/09 - Treino Livre 1: 6h (Band Sports)
03/09 - Treino Livre 2: 10h (Band Sports)
04/09 - Treino Livre 3: 7h (Band Sports)
04/09 - Classificação: 10h (Band e Band Sports)
05/09 - Corrida: 10h (Band)



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