segunda-feira, 13 de setembro de 2021

ALGUÉM TEM QUE CEDER?

 

Foto: Getty Images

Lewis Hamilton e Max Verstappen disputam palmo a palmo o título da temporada 2021. É um confronto direto. Se antes era uma superioridade da Mercedes, agora a coisa ficou mais equilibrada e até favorável a Red Bull. Nas últimas dez etapas, apenas uma vitória de Lewis, em Silverstone, onde houve o ponto de ruptura.

Nos últimos anos, mais experiente, Hamilton deixou de disputar cada posição como se a vida dependesse disso. Mais cauteloso e pensando na frente, muitas vezes abriu mão de determinadas batalhas que ele não enxergava vantajosa. Max Verstappen é o inverso. Sempre vai para o tudo ou nada, e muitas vezes intimida o oponente, que prefere não pagar para ver. 

A Red Bull tinha pequenas possibilidades reais de vencer, então para Max era uma questão de vencer ou não. No início do ano, em Ímola, o primeiro embate: como sempre, Max foi agressivo e Lewis deixou passar. Desde então, a vantagem da Red Bull estava enorme e a Mercedes sentia o caneco escapando. E aí Lewis precisou mostrar hierarquia.

Silverstone foi o aviso de Hamilton: se você quer ser louco, eu também posso ser e vamos ver quem se dá melhor. No caso foi o inglês, que venceu, tirou Max do páreo e retornou para a disputa, praticamente empatada. Ontem, os dois tinham motivos para reclamar do final de semana. Em momentos distintos, a vitória caiu no colo e cada um e depois foi embora, como quem provoca. Pit stops lentos geraram a incrível coincidência da disputa na saída dos boxes.

Hamilton não podia ceder. Estava numa posição de vantagem e sabia do modus operandi de Verstappen. Max não pode ir contra a própria natureza. Era a única chance de ficar na frente de Hamilton. No tudo ou nada, o holandês jogou os dados e, dessa vez, foi melhor para ele. Manteve a pequena vantagem na tabela.

Em um campeonato praticamente igual, qualquer detalhe e ponto a mais ou a menos vai decidir o título. O equilíbrio nas pistas também permite o encontro direto frequente dos dois. Mais batalhas estão a caminho, assim como polêmicas e discussões em todas as esferas. A pergunta que fica é: alguém tem que ceder? Alguém precisa ceder para conquistar o título nessa temporada?

Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, esse é o espaço em que você pode comentar, sugerir e criticar, desde que seja construtivo. O espaço é aberto, mas mensagens ofensivas para outros comentaristas ou para o autor não serão toleradas.