segunda-feira, 31 de agosto de 2020

DIVÓRCIO ESPERADO

 

Foto: Reprodução/Rede Globo

Se confirmou o que era bem possível de acontecer, apesar das esperanças ainda continuarem. A Rede Globo confirma que não vai renovar o contrato de transmissão da Fórmula 1 e encerra uma parceria de mais de 40 anos na bandeirada do GP de Abu Dhabi, no dia 13 de dezembro.

Esse post do mês passado ajuda a entender o que estava (e está) por trás dessas decisões e, agora, os nós começam a ser desfeitos. Em readequação financeira, a Globo está liberando profissionais e também abrindo mão de outras competições esportivas importantes. Ela também encerrou o contrato com a Conmebol e não vai mais transmitir a Copa Libertadores. Assim como a Liberty, a confederação sul-americana de futebol não aceitou renegociar o acordo assinado no passado. O motivo da Globo retroceder nos contratos é simples: com a alta do dólar, torna-se insustentável manter esses vencimentos.

Se a Libertadores, que é algo muito mais "importante" e foi sumariamente descartada, a Fórmula 1 não ficaria para trás, isso que não mencionei a briga na justiça para a Globo pagar menos para a Fifa as transmissões da Copa do Mundo do Catar, em 2022. Até isso está ameaçado. Essa crise do dólar com a televisão não é inédita e aconteceu no final dos anos 1990 e início dos anos 2000, quando a crise econômica brasileira causou o fechamento de diversas empresas de comunicação, principalmente da então emergente televisão à cabo.

Analisando sob a perspectiva técnica, também não seria uma decisão surpreendente. Sem brasileiros desde 2018 e o domínio chato da Mercedes, é difícil cativar um fã médio com as corridas de atualmente. O produto não compensa. A audiência é boa, claro, existem muitos fãs da velocidade, mas o Brasil é forjado em heróis locais que lutam contra o mundo cruel e vencem e, convenhamos, vai demorar para surgir outro candidato a herói no esporte.

A exemplo do que fez com a Moto GP, a tal Rio Motorsports deseja comprar os direitos de transmissão da Fórmula 1 e repassar para o Grupo Disney, que em breve terá apenas a ESPN. A mesma Rio Motorsports que é dona do autódromo de Deodoro e negocia com a Liberty a inclusão do inexistente circuito no calendário da F1 nos próximos anos.

A saída da Fórmula 1 da Globo pode significar o fim do automobilismo como um esporte mainstream e a definitiva entrada como algo de nicho, tal qual a Moto GP, por exemplo, que também saiu da TV aberta e fincou raízes no SporTV e agora na Fox Sports. Tudo isso, é claro, é péssimo, e não estamos discutindo sobre o narrador a, b ou c ou o repórter ou o comentarista.

Sem a principal emissora do país por trás do esporte, a tendência é que toda a cadeia sofra e desmorone. Como co-organizadora do GP do Brasil em Interlagos, muito provavelmente o histórico autódromo perca força no embate e futuramente seja transformado em grandes condomínios e palco eventual para o Lollapalooza porque, afinal, sem a F1, a Stock Car e outros eventos nacionais não sustentam a conta.

Uma última esperança é que tudo isso seja um jogo, um blefe, para que no final tudo dê certo. A Band também não renovaria com a Indy e, na semana da abertura da temporada, tudo voltou ao normal.

Do contrário, caso isso se confirme, não só os telespectadores irão perder, mas sim o automobilismo nacional e todo seu ecossistema estarão gravemente feridos e diante de uma perspectiva nada animadora para o futuro.

Até!

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