segunda-feira, 8 de outubro de 2018

TERCEIRO PLANO

Foto: Getty Images
Com a luta principal do UFC 229 terminada pouco antes da largada e diante de toda a repercussão da grande luta e confusão que teve na sequência, não prestei muita atenção na corrida do Japão. Mas, convenhamos, sei que não perdi muita coisa, ainda mais acompanhando alguns momentos da corrida que saltavam em minha direção enquanto continuava acompanhando o pós-luta de Las Vegas. Ah, também teve as Eleições, então a corrida realmente não foi uma das minhas prioridades desse final de semana.

Soube que no início da prova o Magnussen, pra variar, jogou o carro violentamente pra cima de alguém e teve o pneu furado. A vítima foi o Leclerc. Os dois abandonaram. O dinamarquês é um cara interessante. Tem o jeito autêntico dele, o que é importante para a F1, mas também é um mala dentro e fora da pista, com o agravante de não ser um piloto de ponta, não à toa que é detestado por quase todos seus companheiros de profissão.

Também na primeira volta, Verstappen espalhou e saiu da pista. Na volta, jogou Raikkonen pra fora da pista, que precisou recolher para não bater e acabou abrindo terreno para Vettel, largando em oitavo, assumir a quarta posição na primeira volta. Foi punido com cinco segundos. Parecia que a sorte do alemão poderia mudar, ainda mais com o Safety Car causado pelo pneu furado e a pista suja de pedaços de carro de Magnussen.

Com a saída do carro de segurança, Vettel partiu pra cima de Verstappen na 130R. É difícil passar por lá. Apesar de estar por dentro, Max não deu espaço e a batida foi inevitável. Como sempre, Vettel se deu mal e caiu para o fim do grid. O holandês, apesar dos pesares, seguiu em terceiro. Mais um erro na coletânea dessa temporada pavorosa de Seb, mas agora não há o que fazer. Nada pode ficar pior do que já está. É necessário arriscar. Max, por sua vez, parece que nunca vai mudar enquanto não tiver nada a perder. Como já escrevi antes, ou ele vira um potencial multicampeão do mundo ou se transforma num Montoya, que poderia ter sido mais do que foi na F1 se não fosse os vários erros de avaliação durante uma disputa de posição em uma corrida. Se bem que ultimamente Vettel está mais para Montoya do que o holandês...

Depois disso, a corrida voltou para o marasmo de sempre. Suzuka sem a decisão de título perdeu muito da importância. O único destaque digno de nota foi a grande corrida de recuperação de Ricciardo, que saiu de 16° para quarto. Finalmente uma boa corrida do australiano nos últimos meses. Coincidência ou não, seu rendimento caiu bastante depois que anunciou a ida para a Renault, óbvio que não por suas capacidades, mas sim pelo tratamento que a Red Bull está lhe dando nesse fim de ciclo, excluindo-o das reuniões da equipe.

Só agora que dá pra falar da vitória de Lewis Hamilton. Mais um passeio do início ao fim, sempre comboiado por Bottas, que chegou a ser ameaçado por Max, mas não passou disso. Isso torna a ordem da semana passada cada vez mais inútil. Com Vettel chegando em sexto, a vantagem agora é de 67 pontos e muito provavelmente o penta vai ser sacramentado no Texas. Com a Mercedes de volta ao topo e a Ferrari e Vettel em frangalhos, não diria que é uma possibilidade, mas sim uma certeza.

Raikkonen foi o quinto, chegando 16 segundos atrás de um carro que largou em 16°. Isso diz tudo sobre o momento ferrarista na temporada. Como um deja vù, os italianos e Vettel fraquejam na hora H e veem o campeonato ser decidido muito antes do previsto. Azar deles e sorte e competência da equipe alemã, virtual pentacampeã de pilotos e construtores.

O resto são os destaques para Sérgio Pérez em sétimo, Grosjean o oitavo, Ocon em nono e Sainz em décimo.

Duas semanas para o penta de Hamilton. Nesse finde, ele e a F1 foram o terceiro plano, mas em Austin as atenções irão voltar para a F1, até porque não terá eleições, tampouco UFC badalado. Entretanto, se deixar para o México, aí teremos um problema logístico para mim... mas isso é outro papo.

Confira a classificação do GP do Japão:


Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, esse é o espaço em que você pode comentar, sugerir e criticar, desde que seja construtivo. O espaço é aberto, mas mensagens ofensivas para outros comentaristas ou para o autor não serão toleradas.