segunda-feira, 30 de outubro de 2017

O QUINTO TETRA

Foto: Getty Images
Finalmente ele chegou lá. Com um ano de atraso, diga-se. O importante é que chegou. Lewis Hamilton confirmou as expectativas e sagrou-se tetracampeão mundial no México. A decisão não acontecia no país desde 1968, quando Graham Hill conquistou o bicampeonato. Aliás, Hamilton desempatou com Jackie Stewart e é agora o britânico com mais títulos na F1. Muito merecido.

A única coisa que Lewis não gostou foi ter chegado apenas em nono. Bom, no Brasil ele foi quinto. Natural de Hamilton ter dificuldades nas corridas decisivas para o título. Sua sorte é que, dessa vez, a vantagem era gigante. O incidente na largada com Vettel acabou selando o campeonato, com os dois indo para os boxes com os pneus furados. Muitos acusaram Seb de bater propositalmente no #44, mas sinceramente duvido, até porque se as coisas continuassem do jeito que estavam a vantagem era do inglês. Acredito que a FIA também pensou dessa forma e acabou não investigando os incidentes.

Foi a vitória mais fácil de Verstappen, de novo após uma demissão (agora definitiva) de Kvyat. É impressionante como Vettel acaba sentindo a pressão do holandês. Bastaram três curvas para assumir ponta em uma largada muito boa. Max enfileirou várias voltas mais rápidas e terminou com incríveis vinte segundos de vantagem para Bottas e mais tempo ainda para Raikkonen. Os finlandeses submissos fecharam o pódio com Vettel, o piloto do dia e com uma corrida de recuperação em quarto. E agora, sem as demissões de Kvyat, como Max irá proceder para vencer na F1?

Foto: Getty Images
Esteban Ocon foi o melhor do resto e conquistou um ótimo quinto lugar. Superou Pérez no fim de semana. Faz tempo que esse rapaz está flertando com o pódio, uma hora vai ter que acontecer, hein... Stroll se beneficiou do início caótico e de uma estratégia acertada da Williams para chegar em sexto. Não ultrapassou ninguém e nem foi combativo. Sem bater o carro, acaba conquistando bons pontos quando as oportunidades surgem. Resultados forjados e 40 pontos na tabela, superando o "mentor" Massa. Bom para o hype do rapaz, não é mesmo?

Correndo em casa, Pérez foi o sétimo. Magnussen também foi outro que se aproveitou dos diversos incidentes da corrida para conquistar bons pontos para a Haas, que claramente não está no nível de pontuação em condições normais. Hamilton teve dificuldades no início da corrida e ficou metade do tempo preso a Sainz, na última posição e levando bandeira azul de Max e Bottas. Depois, as coisas melhoras e o inglês deu o show do tetra. A ultrapassagem que carimbou o título foi em uma linda e dura disputa com Alonso, o décimo colocado. Ah se a Renault der um motor para o espanhol ano que vem...

Por falar nos franceses, tanto a equipe quanto os motores foram um desastre. Outra vez, Ricciardo abandonou logo no início, com problemas. Eles se sucederam nos carros de Sainz e Hulkenberg e na Toro Rosso de Brendon Hartley. Confiabilidade preocupante. Não gosto dessas teorias da conspiração, mas acredito que Massa foi vítima de uma tremenda sacanagem da Williams hoje. Parou logo no início da corrida por uma perda de pressão no pneu. Entretanto, segundo informação do repórter Guilherme Pereira, Massa relatou não ter sentido nada, mas mesmo assim os ingleses o chamaram para os pits. Ali acabou a corrida do brasileiro, que chegou a ficar em décimo mas perdeu a posição para Hamilton, terminando em 11° e agora atrás de Stroll no campeonato. Uma vergonha. Certamente não o ajuda na briga para continuar na categoria ano que vem.

Foto: Getty Images
Mensagem do Neymar, Hardwell fritando no pódio, Hamilton com a bandeira e depois correndo circuito adentro com um público ensandecido atrás caindo... é disso que a F1 precisa para ser popular e ganhar mais público, por mais que os fãs hardcore não gostem. Eventos assim é que são lembrados pelas pessoas e tornam tudo grandioso. Isso que essa foi apenas a primeira temporada da Liberty no comando, que promete muitas novas ideias para o futuro... o que eles vão aprontar para nós no Brasil?

Hamilton entra de vez no panteão de grandes pilotos da história da F1, com quatro títulos mais do que legitimados. Seria lindo ver ele e Vettel brigando pelo penta, com Max e Ricciardo com a Red Bull e quem sabe o ressurgimento da fênix Alonso... deixem eu sonhar, vai.

Confira a classificação final do Grande Prêmio do México:


A próxima etapa será daqui duas semanas no Grande Prêmio do Brasil, em Interlagos, nos dias 10, 11 e 12 de novembro. Até mais!

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