segunda-feira, 6 de julho de 2015

QUEM NÃO PENSA GRANDE, NÃO GANHA

Foto: AFP
Fim de semana perfeito para Lewis Hamilton. Pole e vitória em casa. 17 pontos de vantagem para Nico Rosberg. 38a vitória na carreira e agora o 3° piloto que mais fez pole position na história da F1 (46). Entretanto, foi mais difícil do que o esperado. Ainda quebrou um recorde de Jackie Stewart que durava 45 anos: 18a corrida consecutiva que ele lidera ao menos uma volta.

Tudo começou quando as Williams tomaram a dianteira numa largada incrível. Massa passou à ponta e Bottas chegou a ficar com um bico à frente de Lewis, mas acabou perdendo a posição. Rosberg caiu para quarto. O destaque das primeiras voltas foram os incidentes da largada. Muitos acidentes e abandonos. Trapalhadas em equipe. Grosjean e Maldonado finalmente se encontraram na pista, um bateu no outro e acabaram fora. Alonso acabou tocando em Button, que abandonou. Safety Car. Para finalizar: Quando o Safety Car saiu, Verstappinho ousado e alegre acabou perdendo o controle de sua Toro Rosso e também ficou de fora da corrida.

Na saída do carro de segurança, Hamilton tentou atacar Massa, que se defendeu muitíssimo bem. Com isso, Bottas ultrapassou o Inglês e o panorama da F1 estava diferente até então: Williams na frente, Mercedes atrás. O que se viu depois, foi uma versão reloaded do GP da Áustria do ano passado. Bottas tentando pressionar Massa, enquanto era seguido de perto por Hamilton e Rosberg. Era questão de tempo a Mercedes mudar a estratégia e pular à frente. Foi o que aconteceu. Apenas 21 voltas, Lewis antecipou o pit. A Williams, não. O Inglês conseguiu reassumir a liderança de forma tranquila, seguido por Massa, Bottas e Rosberg.

Durante mais de 20 voltas o Brasileiro se distanciava do Finlandês, que tentava se desvencilhar do Alemão. Ao que tudo indicava, a prova terminaria desse jeito. Até que chegou um elemento inédito na temporada e que mudou tudo: A chuva!

Foto: Reprodução
É sabido por todos que o desempenho da Williams em pista molhada fica bastante inferior em relação ao seco. Com isso, Massa e Bottas perderam rendimento e Rosberg os ultrapassou facilmente. O Alemão chegou a se aproximar muito de Hamilton e ameaçou brigar pela vitória. Entretanto, o bicampeão soube o momento certo de ir aos boxes e colocar os pneus intermediários para garantir a vitória. E o pessoal de Grove? Vacilaram novamente: Ao invés de se anteciparem as Mercedes e tentar dar o pulo do gato, Rob Smedley e cia preferiu fazer o "básico". Mais uma chance jogada no lixo. E ainda pior: Massa perdeu o lugar no pódio e Bottas caiu para 5° porque Vettel, que até então estava sumiiiido da prova, se antecipou (juntamente com a Ferrari), OUSOU e foi premiado com um pódio improvável, pelas circunstâncias da prova.

Foi um resultado amargo para a Williams. Não condiz com o desempenho do FW37, que flertou com a vitória. Assim como na Áustria, mais uma chance jogada fora. Enquanto Ferrari e Mercedes ousam (e nem sempre acertam, é verdade), a Williams continua pragmática, parece uma equipe pequena que está ali no topo por acidente e que qualquer coisa que aconteça está "ótimo" para eles. Com esse pensamento, o carro pode ser maravilhoso, mas as vitórias não virão nunca.

Foto: Reprodução
Agora é hora de falar do "resto": O Brasileiro Felipe Nasr teve um problema no câmbio ( "Um vazamento de óleo no câmbio, uma ruptura do conjunto mecânico da transmissão", segundo publicação do excelente Lívio Oricchio) e sequer largou. Devido aos 7 abandonos, suas chances de pontuar eram grandes, mesmo com um carro deficiente. Uma pena. Seu companheiro, Ericsson, perdeu uma chance incrível de pontuar após errar o momento de ir aos boxes no momento em que começou a chover em Silverstone. Com isso, DON ALONSO, o Soberbo, conquistou seu primeiro pontinho (e talvez único) no ano. Outro destaque é a ascensão de Daniil Kyvat com a Red Bull. Depois de Mônaco, parece ter finalmente estreado na equipe taurina. Sexto lugar para ele. Kimi Raikkonen: Mais uma corrida horrorosa. Apesar de estar na frente de Vettel quase a prova inteira, também teve problemas na escolha dos pneus na hora da chuva e foi apenas o oitavo. Ao que tudo indica, estamos vendo a despedida de um grande piloto no fim do ano.

Confira a classificação final:


A próxima prova será no Grande Prêmio da Hungria, em Budapeste, nos dias 24, 25 e 26 de julho. Até mais!

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