sexta-feira, 26 de abril de 2019

GP DO AZERBAIJÃO - PROGRAMAÇÃO

O circuito de rua de Baku, capital do Azerbaijão, irá receber a F1 pela quarta vez na história. Em 2016, foi com a alcunha de GP da Europa. Desde 2017 que o autódromo recebe o Grande Prêmio do Azerbaijão.

Um circuito urbano tão estreito como o de Mônaco, com retas tão rápidas como em Montreal, no Canadá, e com quase tantas curvas quanto o de Singapura.

O traçado é de autoria do arquiteto Hermann Tilke, responsável pelos desenhos de diversas pistas do calendário. A prova passará por diversos pontos turísticos, mostrando a mescla entre a arquitetura medieval e os modernos arranha-céus da cidade.

O traçado terá 6km, apenas menor que uma volta ao circuito de Spa-Francorchamps. A pista terá 20 curvas, perdendo apenas para Singapura, com 23, e Abu Dhabi, com 21.

Mas a grande característica do circuito é sua largura. Ainda que o regulamento exija que as pistas devem ter no mínimo 12m de largura, em Baku isso será consideravelmente menor, com o máximo de 13m e, em determinados pontos apenas 7,6m. Os carros atualmente têm 1,8m de largura.

A partida e chegada terá lugar na praça Azadliq, um dos principais pontos turísticos de Baku. A velocidade máxima deverá rondar os 340 km/h no final da enorme reta do circuito.

Foto: Wikipédia

ESTATÍSTICAS:
Melhor volta em corrida: Sebastian Vettel - 1:43.441 (Ferrari, 2017)
Pole Position: Lewis Hamilton - 1:40.593 (Mercedes, 2017)
Último vencedor: Lewis Hamilton (Mercedes)
Maior vencedor: Daniel Ricciardo e Lewis Hamilton - 1x (2017) e (2018)

VERSTAPPEN SOBRE VETTEL: "NÃO É MÁGICO"

Foto: Racefans

O mau momento do alemão rende comentários gerais. Perguntado pela "La Gazzetta dello Sport", Max Verstappen falou sobre Seb:"Eu sempre achei Vettel um bom piloto, porque não dá para ganhar quatro títulos mundiais sem ser. Mas nunca achei que ele era mágico", afirmou.

O holandês explicou:

"Daniel Ricciardo conseguiu batê-lo na Red Bull e agora a confirmação com Leclerc, que também está deixando a vida dele muito difícil".

Pegando essa resposta como gancho, Max também falou sobre um dia voltar a ter um companheiro de equipe mais "salgado":

"Se algum dia houver a chance de que Leclerc e eu sejamos parceiros certamente vou aceitar esse desafio. O mesmo vale para Hamilton, que já tem cinco títulos mundiais, mas não me importo", disse.


Opinião é opinião e vocês já sabem sobre a minha por aqui. Então, a questão mais interessante desta entrevista é o fato de Max querer matar todos os desafios possíveis. Confiante e selvagem do jeito que é, gostaria que ele tivesse um carro capaz de ser campeão e não só por migalhas deixadas entre Mercedes e Ferrari. Ah, e que tivesse um cara tão talentoso quanto para brigar pelo campeonato. Aposto que não sou o único a querer isso.

MAS JÁ?

Foto: Getty Images
Raslan Razali, diretor de corridas do autódromo de Sepang, na Malásia, disse que o país está de olho em um retorno para a categoria. A última corrida disputada no circuito foi em 2017. Diante da insatisfação com o então contrato vigente, Sepang não quis renovar e apostou as fichas na MotoGP. Agora, com a Liberty Media, um novo acordo pode ser costurado.

Mas o retorno não seria tão breve. Mahathir Mohamad, primeiro ministro do país entre 1981 e 2003, foi o grande responsável pela entrada do país na F1, em 1999. No ano passado, ele voltou ao cargo. Portanto, o interesse existe.

“Ele já mostrou o interesse de que a Fórmula 1 retorne um dia. Mesmo assim, depois da última corrida em 2017, o país precisa esperar ao menos cinco anos para poder voltar”, disse.

Cinco anos em relação a 2017 seria 2022. No entanto, a Liberty tem outros planos e estratégias em diferentes países, como por exemplo mais uma prova nos Estados Unidos e a expansão por circuitos de rua na China, Dinamarca e até mesmo um retorno para a Holanda, visando maximizar o efeito Verstappen.

“A Fórmula 1 ainda vai seguir se desenvolvendo nos próximos dois ou três anos. As corridas também vão ficar melhores. Se eles [Liberty Media] quiserem mais corridas de rua... Talvez a gente queira voltar, mas eles não nos querem agora. Nós só podemos esperar”, encerrou.

Sepang nunca deveria ter saído. Já tinha virado um circuito tradicional, bonito e repleto de grandes corridas, sempre com o clima imprevisível. É a ficha 1 para voltar, sem dúvidas. Por mais circuitos e menos corridas de rua.

CLASSIFICAÇÃO:
1 - Lewis Hamilton (Mercedes) - 68 pontos
2 - Valtteri Bottas (Mercedes) - 62 pontos
3 - Max Verstappen (Red Bull) - 39 pontos
4 - Sebastian Vettel (Ferrari) - 37 pontos
5 - Charles Leclerc (Ferrari) - 36 pontos
6 - Pierre Gasly (Red Bull) - 13 pontos
7 - Kimi Raikkonen (Alfa Romeo) - 12 pontos
8 - Lando Norris (McLaren) - 8 pontos
9 - Kevin Magnussen (Haas) - 8 pontos
10- Nico Hulkenberg (Renault) - 6 pontos
11- Daniel Ricciardo (Renault) - 6 pontos
12- Sérgio Pérez (Racing Point) - 5 pontos
13- Alexander Albon (Toro Rosso) - 3 pontos
14- Lance Stroll (Racing Point) - 2 pontos
15- Daniil Kvyat (Toro Rosso) - 1 ponto

CONSTRUTORES:
1 - Mercedes - 130 pontos
2 - Ferrari - 73 pontos
3 - Red Bull Honda - 52 pontos
4 - Alfa Romeo Ferrari - 12 pontos
5 - Renault - 12 pontos
6 - Haas Ferrari - 8 pontos
7 - McLaren Renault - 8 pontos
8 - Racing Point Mercedes - 7 pontos
9 - Toro Rosso Honda - 4 pontos

TRANSMISSÃO







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