terça-feira, 2 de maio de 2017

BOTTADA VIOLENTA

Foto: Getty Images
Diante do feriado e da impossibilidade de postar no blog ontem, hoje o texto será mais curto e objetivo, com impressões do final de semana. Vamos tentar:

Bottas nasceu para guiar na Rússia. Se com a Williams o finlandês já apresentava ótimos resultados, parecia que estava escrito que sua primeira vitória viria na terra de Vladimir Putin. Como escrito no último post, a Mercedes perdeu a pole no detalhe mas realizou ajustes e saiu vencedora de forma supreendente até para a própria escuderia alemã.

Interessante ressaltar que nesse início de ano, Bottas já venceu e foi pole. Ninguém imaginava que seria tão combativo e, de certa forma, protagonista, apesar da péssima corrida na China e uma atuação apagada no Bahrein. Subestimamos Valtteri? Não sei. Talvez esses resultados iniciais possam mostrar que Bottas é sim um bom piloto e que Massa não estava tão mal a ponto de ser derrotado nas três temporadas em que esteve ao lado do finlandês, na Williams.

Estatística: Dos nove finlandeses que já correram na categoria, seis venceram. Desses seis, três foram campeões. A Finlândia é o quinto país com mais vitórias na F1 (47). Fantástico!

Foto: Getty Images
Pior corrida de Hamilton nos últimos tempos. Desde Baku ele não vai tão abaixo de suas capacidades. Durante todo o fim de semana, Lewis foi mais lento que seu companheiro e distante das Ferrari. Muito aquém. Na corrida, teve problema de superaquecimento e apenas garantiu a posição número quatro. Rendimentos assim, somados com a ascensão da Ferrari e o crescimento de Bottas para lhe roubar pontos ligam o sinal vermelho em Hamilton, que precisa reagir imediatamente.

Vettel, apesar da frustração de perder a corrida na primeira curva, pode sair da Rússia satisfeito. A vantagem no campeonato aumentou em mais seis pontos (agora são 13). Até aqui, foram duas vitórias e dois segundos lugares. Regularidade estupenda. O "velho Seb" de 2010-2013 está de volta. mais forte e motivado do que nunca em busca do penta. O xilique com Massa no final faz parte de seu personagem boca-suja. Não tinha como ultrapassar. Isso é insuportável. Vettel está se tornando o "antigo Alonso". É melhor parar.

Foto: Getty Images
A Force India segue com um trabalho fantástico. Mesmo longe de ter condições de andar com frequência lá na frente, o time do preso Vijay Mallya pontuou com seus dois pilotos em todas as provas até aqui. Ocon finalmente saiu do décimo lugar e prova que, mesmo jovem, já demonstrou muito potencial para permanecer na F1 e até mesmo subir para a Mercedes no futuro próximo. O francês ainda é inferior a Pérez,o líder e mais cerebral da equipe. O time de Silverstone não tem um carro rápido, mas dispõe de bom ritmo de corrida. Desse jeito, provavelmente irá terminar de novo na quarta posição dos construtores, ganhando importante quantia da FIA. Tudo por conta da Renault e da Williams inovarem e correrem com apenas um piloto na equipe durante 2017. Stroll evoluiu. Conseguiu terminar uma corrida e quase pontuou. Palmer... hora extra. Erro juvenil, apesar de Grosjean ser considerado melhor e mais experiente, ter sido realmente o maior responsável pela barbeiragem.

Massa vinha fazendo outra corrida perfeita dentro de suas possibilidades até que a infelicidade do pneu furado tirou seis pontos do pessoal de Grove. Como escrito anteriormente, para a equipe de um piloto só isso fará muita falta. Enquanto isso, o brasileiro segue sua grande Tour de retorno a F1 sem sobressaltos e grandes responsabilidades, servindo de "tutor" do adolescente canadense aspirante a piloto de Fórmula 1.

Foto: MotorSport
A McLaren não consegue alinhar dois carros para disputar a corrida. No revezamento de azares e incompetência, o "sortudo" da vez foi a Fênix de Indianapólis, que conta as horas e os minutos para finalizar o contrato com time de Woking. Pior início de temporada desde os tempos de Minardi (17 anos atrás), com 100% de aproveitamento. Nem preciso dizer que o agravante é a diferença de investimento dos times citados, não?

Para finalizar, foi oficializada a parceria de Sauber e Honda, que terá início a partir do ano que vem. Como escrevi, vai ser bom para os dois, a "fome com a vontade de comer": os japoneses terão outra equipe para desenvolver seu motor e a Sauber, numa tentativa de desespero, busca a contribuição monetária da Honda para tentar sobreviver mais na F1 e buscar evitar o título de pior equipe, embora sabemos que é mais fácil um time horrível ingressar na categoria do que a Sauber evolua por conta própria. Já dizia Tiririca: "pior do que tá não fica".

Bom, por hoje é isso. Até mais!

TEREMOS NOVIDADES EM BREVE. AGUARDEM.

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