sexta-feira, 3 de março de 2017

SURPRESAS E DECEPÇÕES

Foto: Reprodução
A F1 começou na semana de Carnaval. Em virtude de curtir a folia (e também minha última semana de férias), não consegui fazer os tradicionais posts com o resumo de cada dia. Para contornar essa situação, farei o inverso: um post com um grande resumão e análise do que ocorreu nesses primeiros quatro dias de testes tradicionais em Barcelona.

Foto: Getty Images
Começando com a Ferrari, mais uma vez a grande sensação da primeira semana de testes. Blefe ou empolgação? Eis a questão. De acordo com os relatos dos profissionais de imprensa que acompanham os carros in loco, o SF70-H parece ser um carro bem nascido, para surpresa de todos. Com uma equipe de funcionários inexperientes (nomes como Mattia Binotto e Simone Resta) na F1 e tendo que lidar com a pressão do cavalinho rampante. Com Raikkonen (2x) e Vettel, a Ferrari liderou três dos quatro dias. Por outro lado, diferentemente dos últimos anos, o lema é "pés no chão, nada de se iludir". A Ferrari se anima de forma comedida para evitar frustrar a expectativa de seus torcedores. Entretanto, por outro lado, a amostragem é acima do esperado até aqui.

Foto: Getty Images
A Mercedes segue soberana. Sempre competitiva e priorizando acumular quilometragem para entender o carro e pensar em novas soluções para os próximos testes, os alemães foram o que mais andaram, apesar de alguns contratempos pontuais. Bottas, recém chegado, fez o tempo mais rápido dessa semana (1:19.705), que inclusive superou o recorde da pista, que pertence a Rubens Barrichello. O finlandês também passou por um susto durante a semana, quando rodou e quase bateu. Ainda buscando adaptação ao novo time, Bottas confessa que vai evoluir bastante na equipe, e precisa mesmo se quiser fazer frente a Lewis Hamilton. O tricampeão não se destacou nos testes, priorizando o ritmo de corrida e maior conhecimento do W08 ao invés de explorar sua capacidade máxima. Com mais um projeto de excelência, a Mercedes segue como favorita e grande expoente para o campeonato de 2017, não só com o carro em si, mas também com o potente motor alemão.

Foto: Motorsport
Na Williams, o esperado. Com carros mais largos, pesados e cinco segundos mais velozes que o do ano passado, a tarefa de domar esse monstro ficou cada vez mais difícil, mostrando que não é para qualquer um. Se tratando de Lance Stroll, não é novidade nenhuma as duas rodadas e a batida que danificou o chassi e impediu Massa de treinar hoje. Mesmo assim, os resultados da Williams nos primeiros dias foram de razoáveis para bons, até acima das minhas expectativas. Com a mudança de regulamento, que permite uma tocada agressiva quase constante, Massa pode se beneficiar e conseguir bons resultados durante a temporada. Stroll, por outro lado, é a contrapartida de Claire pelo vasto dinheiro do Sr. Lawrence e os descontos da Mercedes pelo uso do motor para a saída de Bottas... Certamente o jovem canadense irá evoluir, mas não acredito que seja muito melhor que isso.

Foto: Motorsport
Mais um vexame à vista para a McLaren. Nos dois primeiros dias, o time de Woking pouco ou mal andou. Alonso chegou a apenas fazer uma volta de instalação antes de recolher e perder um dia todo de trabalho, vítima de problema no motor Honda. Vandoorne também sofreu no dia seguinte. Visivelmente irritado, o espanhol das astúrias começa a seriamente ponderar se o melhor a fazer é a aposentadoria no final da temporada. Afinal, dinheiro e sucesso não faltam. Será que ainda vale a pena se sujeitar a correr no fim do grid a espera da evolução de um projeto que talvez nem aconteça? Embora nos últimos dois dias os problemas tenham diminuído, a quilometragem ainda é muito pequena, tanto é que a Williams andou mais que a McLaren sem participar da sessão de hoje. O time de Woking está honrando o laranja de Spyker e Arrows. As coisas, a princípio, não parecem muito promissoras.

Foto: Getty Images
Ainda existem dúvidas sobre a Red Bull. Será que elas estão escondendo muito o jogo? Ricciardo teve alguns problemas no primeiro dia. Depois, os taurinos acumularam um pouco mais da metade da quilometragem da Mercedes, por exemplo. A princípio, a prioridade também não é ser rápido. Os tempos foram bem acima das flechas de prata e da Ferrari. Entretanto, essa não é a tendência. Com a construção de novas peças, a Red Bull tem tudo para crescer e melhorar de desempenho já para a corrida inaugural, na Austrália. É o que Max e Ricciardo mais desejam, pois ninguém esperava a Ferrari tão forte nos treinos até aqui. Se é blefe ou não, apenas o futuro poderá responder.

Foto: Getty Images

Ontem, a pista foi molhada artificialmente para que os pilotos pudessem testar os pneus de chuva e os intermediários. A Pirelli admitiu que precisa melhorar os compostos. Essa nova atualização estará disponível no GP da China, o segundo da temporada.

Como confirmado, os carros chegam a ser cinco segundos mais rápidos que os do ano passado. O bólido chega a fazer uma curva cerca de 40 km/h mais veloz, por isso a maior dificuldade em guiar essas máquinas. Para isso, a preparação física dos pilotos será mais pesada para suportar o downforce e o carro com maior peso e esforço para ser "domado".

Foto: Getty Images
Nessa primeira semana, vimos Ferrari e Mercedes fortes; Red Bull ainda sem mostrar plenamente sua força, Force India mantendo o ótimo trabalho do ano passado; Williams aparentemente com o carro bem nascido; Haas, Toro Rosso e Renault apresentam alguns contratempos e estão medianas; McLaren com sérios problemas e desvantagens em relação as demais e a Sauber bem "folgada" na última posição, usando motor da Ferrari do ano passado e até um piloto reserva: o talentoso Giovinazzi no lugar do lesionado Wehrlein.

As equipes já voltam a pista na semana que vem, dos dias 7 a 10 de março (terça a sexta) na segunda e última semana de testes em Barcelona antes da primeira prova da temporada, na Austrália. Tempo suficiente para que novas peças cheguem direto das fábricas para as pistas, buscando a melhora de rendimentos dos carros. Será que veremos novidades na hierarquia da F1?

Até!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, esse é o espaço em que você pode comentar, sugerir e criticar, desde que seja construtivo. O espaço é aberto, mas mensagens ofensivas para outros comentaristas ou para o autor não serão toleradas.