sexta-feira, 17 de março de 2017

HOMENAGEM

Foto: Goodwood/Dominic James
Faz uma semana que John Surtees, o único campeão em duas e quatro rodas, faleceu. Ele tinha 83 anos e estava internado desde o mês passado, em decorrência de problemas respiratórios.

Antes de ingressar na Fórmula 1, John foi tetracampeão das 500cc, atual MotoGP (1956, 1958, 1959 e 1960) e tricampeão da 350cc, categoria já extinta (1958, 1959 e 1960), com incríveis 38 vitórias em 49 corridas.

John correu quatro provas da F1 pela Lotus em 1960, tendo três abandonos e um segundo lugar no GP da Inglaterra. Ingressou de vez na categoria no ano seguinte, na Cooper, quando completou apenas três corridas de oito disputadas e marcou quatro pontos. Em 1962, conseguiu engatar cinco corridas consecutivas na zona de pontuação, incluindo dois segundos lugares, na Alemanha e Inglaterra, sendo o quarto colocado do campeonato daquele ano.

A famosa "Ferrari azul". Foto: Pinterest


Em 1963, se transferiu para a Ferrari. Novamente ficou em quarto, mas conquistou a primeira vitória na categoria, na Alemanha. Sagrou-se campeão em 1964, com duas vitórias (Alemanha e Itália), dois segundos lugares (Estados Unidos e México) e um terceiro lugar (Inglaterra). Surtees permaneceu na Ferrari até 1966, quando foi vice-campeão, perdendo para Jack Brabham. Depois, passou pela Honda, onde venceu pela última vez na categoria, Owen Racing e em 1970 fundou sua própria equipe, a Team Surtees, onde correu até 1972.

Foto: Pinterest

Surtees guiando a sua criação. Foto: Pinterest
Na F1, Surtees participou de 111 GPs, com 6 vitórias, 8 poles e 24 pódios. Agora, o campeão mais velho é Jack Stewart, com 77 anos.

Impossível citar o momento mais trágico da vida de John: há oito anos, seu filho Henry morreu numa prova de F2 em Brands Hatch após um pneu acertar sua cabeça. Acabou criando a Fundação Henry Surtees, que auxilia pessoas que sofreram lesões na cabeça.

Existem três certezas na F1: NUNCA MAIS alguém vai ser campeão em um carro construído por si mesmo ou até mesmo correr na categoria, ninguém nunca mais vai ser campeão em duas e quatro rodas e dificilmente alguém conseguirá vencer Le Mans, Indy e Mônaco na carreira. John é o único autor da segunda proeza e um dos poucos da primeira. Que Big John descanse em paz. Aqui vai o mínimo do meu reconhecimento a esse grande campeão:



Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, esse é o espaço em que você pode comentar, sugerir e criticar, desde que seja construtivo. O espaço é aberto, mas mensagens ofensivas para outros comentaristas ou para o autor não serão toleradas.