sexta-feira, 25 de novembro de 2016

À ESPERA DE UM MILAGRE

Foto: Getty Images
Convenhamos: diante da atual F1, o título de Rosberg no domingo é uma mera formalidade a ser cumprida. Diante de um circuito chato, sem pontos de ultrapassagem e clima que varia (afinal, está localizado em um deserto), é muito difícil que o alemão não chegue, no máximo, na segunda posição.

Para Hamilton conseguir o tetra, o imponderável precisa acontecer: algum incidente com o carro de Nico, seja uma batida ou algum problema hidráulico ou mecânico. Do contrário, o filho de Keke conquistará seu primeiro título mundial da carreira em menos de 48 horas.

Nos treinos de hoje, ficou evidente que a Mercedes não terá concorrência na corrida. Hamilton liderou as duas sessões, mas com vantagem mínima. Nada está definido para o qualyfing. Aliás, mesmo se o carro #44 largar na frente, seu histórico ruim de largadas pode atrapalhar. Agora, só resta esperar (e rimou, rima pobre).

Depois das Mercedes, vem a Red Bull e a Ferrari (Pérez em sexto, na frente de Raikkonen). Sainz foi o oitavo, com Massa em nono e Ericsson em um excelente décimo lugar no TL1. Nasr foi o 13° e Bottas o 15°. Dois pilotos reservas participaram da sessão: Alfonso Celis Jr (Force India) e Jordan King (Manor).

Foto: Getty Images
Button irá utilizar um capacete com as cores da Brawn GP, onde foi campeão mundial em 2009 (as duas partes finais do Especial Jenson Button sairão amanhã e segunda...) foi apenas o 20° na primeira sessão.

No TL2, Vettel teve problemas no carro nos minutos finais e parou no meio do circuito. Kvyat, que já havia apresentado um problema de pneu no TL1. O pneu traseiro esquerdo furou e sua Toro Rosso rodou e quase bateu em cheio na barreira de pneus. Sorte que há uma larga área de escape, do contrário... Por conta disso, a equipe não mandou mais seus pilotos para a pista para investigar as causas. Sainz e Kvyat terminaram a sessão nas últimas posições.

Com a utilização dos pneus roxos (supermacios), Vettel se intrometeu entre as Red Bull e terminou o TL2 em terceiro, seguido de Verstappen e Ricciardo. Raikkonen foi o sexto, seguido de Bottas, Pérez, Hulkenberg e Massa fechando o top 10. Não é comum o brasileiro terminar a frente do finlandês nas duas sessões de sexta-feira. Bom sinal. Nasr ficou um décimo a frente de Ericsson, com a 18a posição.

Foto: Getty Images

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CURTINHAS: O GP do Canadá foi confirmado para o ano que vem. Nurburgring, na Alemanha, foi descartado. Com isso, o Brasil é a única incógnita do calendário. Bernie disse que espera que tudo saia bem, e as coisas estão encaminhadas.

Na entrevista para o Lívio Oricchio, a Sauber deixa claro que Nasr dificilmente permanecerá na equipe para o ano que vem. Pagar os funcionários e ter dinheiro em caixa é mais importante que talento. A diminuição do patrocínio do Banco do Brasil é fator primordial nesse acordo (ou desacordo, no caso). Nem o fato de Felipe marcar os 2 pontos de 40 milhões de dólares seja o suficiente para sua permanência. Entre os candidatos ao seu lugar estão Wehrlein, Gutiérrez e até Haryanto. Para Nasr, só deve restar a Manor, que eu acredito ser uma alternativa melhor que a Sauber, que utilizará o motor Ferrari desse ano e não tem tanto dinheiro. A Manor também está com problemas, mas tem ao seu dispor o motor Mercedes e bom auxílio dos alemães, que desejam transformar a equipe em uma "Mercedes B". Espero que até o fim do ano a situação esteja resolvida e esperamos todos que com um final feliz para o Brasil.

Confira os tempos dos primeiros treinos livres para o Grande Prêmio de Abu Dhabi:



Até!


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