segunda-feira, 11 de maio de 2015

REAÇÃO E BALDE DE ÁGUA FRIA

Foto:AFP
Esclarecimentos: Ontem à noite eu estava muito cansado e "apaguei" na noite de sábado. Acordei durante a madrugada e não pude postar. Peço desculpas.

Voltando ao que interessa: Até que o GP da Espanha não foi tão ruim, dado seu histórico de corridas chatas e modorrentas. Não houveram disputas históricas é verdade, mas teve ultrapassagens e disputas de estratégias. Dentro do possível, foi aceitável.

A pausa de 3 semanas fez muito bem para Nico Rosberg. Foi dominante e calou a boca de seus críticos (inclusive de quem vos escreve hehehe) e ajudou a "zicar" meu post de sexta-feira. O campeonato agradece. A vantagem para Hamilton caiu de 27 para 20 pontos (111 a 91). O Inglês chegou em segundo e a Mercedes igualou o número de dobradinhas da McLaren Honda de Senna-Prost - 14. O Inglês largou mal, perdeu a posição para Vettel e teve que recorrer aos boxes para garantir o 2° lugar. A luz amarela está acesa. Nico deu o recado: Se Lewis vacilar, o Alemão estará pronto para dar o bote igual fez ano passado, dando muito trabalho para o britânico.

Vettel completou o pódio em 3°, 45 segundos atrás do vencedor. Isso com certeza frustrou a Ferrari e os fãs que certamente aguardavam ansiosos pela corrida esperando que os Italianos diminuíssem a vantagem da Mercedes e pudessem brigar de igual para igual. Ledo engano. O que se viu foi que, aparentemente, as Flechas de Prata aumentaram ainda mais sua superioridade em relação ao resto do grid. Evidente que existirão variações, pois há várias provas com características diferentes que beneficiam e atrapalham determinada equipe e sua aerodinâmica.

Foto: Reprodução TV
Felipe Massa compensou o péssimo treino classificatório e chegou na sexta posição, o máximo que podia. As Ferraris não foram tão superiores em relação a Williams, já que o Brasileiro chegou 12 segundos atrás de Kimi, que foi segurado por seu compatriota Bottas, que mais uma vez conseguiu se defender de uma Ferrari e chegou em quarto,de novo. Com o resultado, agora é o quinto colocado, com 42 pontos, contra 39 de Massa. E com uma corrida a menos (ficou fora do GP da Austrália, com dores nas costas).  Felipe Nasr, foi o 12°, também sem muitas perspectivas de melhora. O que anima é o fato de, mais uma vez, ter terminado à frente de Ericsson. Talvez em Mônaco e no Canadá as coisas melhorem para os suíços.

Os mecânicos não tiveram vida fácil hoje. A foto acima prova. Na McLaren, Alonso teve problemas de freio e abandonou, mostrando que a Catalunha definitivamente não está lhe dando sorte. O freio problemático, aliás, quase fez com que o seu MP4/30 fizesse um strike nos mecânicos, mas graças a sua habilidade o carro "apenas" acertou a placa que o homem da frente do pit segura. Button teve sérios problemas com o desgaste dos pneus e praticamente descartou pontuar nesse ano. Discurso diferente do que vem sendo bradado por Alonso, Boullier e cia nas últimas semanas... Que fase, Honda!

O pessoal da Lotus não teve sorte. Grosjean passou do ponto e acertou em cheio o cidadão que você vê acima (inclusive os "países baixos"). Entretanto, fez uma boa corrida e novamente pontuou, chegando em 8°. Maldonado? O de sempre. Muita agressividade, ultrapassagens, mas um pedaço da asa traseira quebrou e ele novamente ficou distante dos pontos. É o último colocado do campeonato.

A vitória de Rosberg quebra a monotonia do domínio de Hamilton e nos dá esperança de que teremos uma disputa pelo título. A confiança do Alemão aumentou. Agora, é aguardamos o próximo capítulo em Mônaco, daqui 2 semanas (dias 21, 23 e 24 de maio). Ano passado, a guerra dos dois começou quando Rosberg "errou" numa volta do Q3, obrigando os fiscais a balançarem bandeira amarela no setor e atrapalhando Hamilton, que passava pelo local e teve que reduzir a velocidade. Muitas emoções estão por vir! Confira a classificação completa da corrida e até breve!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, esse é o espaço em que você pode comentar, sugerir e criticar, desde que seja construtivo. O espaço é aberto, mas mensagens ofensivas para outros comentaristas ou para o autor não serão toleradas.