segunda-feira, 25 de maio de 2015

VITÓRIA HISTÓRICA E ERRO GIGANTE

Foto: AFP

Mônaco, volta 64. O de sempre. Corrida chata, sem chuva, sem safety car, tudo encaminhado... Eis que Verstappinho ousadia e alegria tenta ultrapassar Grosjean e acaba batendo na Saint Devote. Uma baita pancada, diga-se de passagem. O Safety Car veio.

Aí, tudo mudou. Com os pneus macios desgastados, Hamilton perguntou para a equipe se ele poderia parar e voltar à frente de Rosberg e Vettel. O cálculo foi feito, e constatou-se que sim, essa estratégia poderia ter sido feita. Hamilton pensou que os dois iam parar, colocar supermacios e atacá-lo incessantemente até final. Temia que os gastos pneus macios não dariam conta, mesmo em Monte Carlo. Bom, Rosberg e Vettel não pararam. Lewis foi pros boxes, perdeu um tempinho e voltou atrás de ambos.

Faltando 7 voltas para o final, o desespero tomou conta do bicampeão, que foi pra cima de Vettel enquanto Rosberg disparava. Não adiantou. O Alemão da Mercedes fez história: Terceira vitória consecutiva no Principado, igualando feitos de gente como Graham Hill, Alain Prost e Ayrton Senna. "Caiu do céu" é verdade, mas o que Rosberg tem a ver com isso? Tem que comemorar e muito, pois o que seria uma desvantagem de 27 pontos caiu para 10 (126 a 116).

E o que restou para Lewis? Vi muita gente criticando sua falta de desportividade, "que não sabe perder", "é mimado", essas bobagens. Se coloquem na situação do cara: Dominou o fim de semana inteiro, fez pole, tava com 20 segundos de vantagem, tudo encaminhado para vencer mais uma prova no campeonato e acontece o que aconteceu. O Inglês estava extremamente irritado e de má vontade na cerimônia do pódio, cumpriu o protocolo e no pós-corrida dividiu a responsabilidade com a equipe. Mais uma vez a Mercedes faz o campeonato pegar fogo em Mônaco.

Falando do resto: Red Bull possivelmente fez seu melhor desempenho do ano. Sem precisar depender do motor Renault, Kyvat ganhou a posição de Ricciardo na largada e terminou em 4°, apesar do Australiano ter o ultrapassado no final da corrida pelo fato de estar com pneus supermacios e tentar perseguir Hamilton. Já que não conseguiu, no final houve o retorno do jogo de equipe. Sérgio Pérez confirmou o bom final de semana chegando em 7° e ultrapassando Hulkenberg no campeonato.

Os primeiros pontos da McLaren vieram!!! Button aproveitou uma série de abandonos e foi o oitavo. 4 pontinhos para a McLaren Honda. A última vez que a parceria havia pontuado foi há 23 anos, com a vitória de Gerhard Berger no GP da Austrália, em Adelaide. Alonso, novidade: Teve problemas no carro e abandonou.

Felipe Nasr. Sempre aproveitando as chances que lhe aparecem. Nona posição, mais dois pontinhos para a Sauber. O 'rookie' impressiona pela sua tranquilidade e eficiência na categoria, parece um veterano de tão maduro que aparenta ser. Grande trabalho do Brasileiro em seu ano de estreia.

A Williams, como era esperado, sofreu. Massa sofreu um toque de Hulkenberg logo na largada e sua corrida acabou ali. Foi para os boxes se arrastando, fez o pit e seguiu na corrida, sempre 1 volta atrás do resto do pelotão. Sinceramente não entendi porque o Brasileiro não abandonou a prova para não desgastar o motor, mas enfim... Foi o 15°, apenas uma posição atrás de seu companheiro Valtteri Bottas. Confira a classificação completa da corrida:



NA INDY...

Foto: Grande Prêmio
OUTRA VITÓRIA HISTÓRICA - 500 Milhas de Indianopólis emocionante, como sempre. De tirar o fôlego. Muitas ultrapassagens, disputas, acidentes  e suspense até o final. Tony Kanaan bateu e abandonou. A corrida inteira houve alternância na liderança entre Pagenaud, Dixon, Will Power e Kanaan. No final, o mito Juan Pablo Montoya cresceu e venceu pela segunda vez na carreira (a primeira foi em 2000) uma das corridas mais icônicas do automobilismo. São 2 vitórias em 3 Indy 500 disputadas, um aproveitamento invejável. Hélio Castroneves foi o 7°. 

Ah, a próxima corrida será daqui 2 semanas no Grande Prêmio do Canadá, nos dias 5, 6 e 7 de junho. Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, esse é o espaço em que você pode comentar, sugerir e criticar, desde que seja construtivo. O espaço é aberto, mas mensagens ofensivas para outros comentaristas ou para o autor não serão toleradas.