domingo, 8 de maio de 2022

GANHANDO TERRENO

 

Foto: Mark Thompson/Getty Images

No artifical circuito de Miami, lotado de celebridades, uma corrida morna mas que esquentou apenas no fim, graças ao Safety Car causado pela batida de Gasly em Norris. O francês não conseguia guiar o carro porque foi atropelado por Alonso voltas antes. Aos 40 anos, parece que os reflexos da Fênix não são mais os mesmos.

A expectativa de chuva e caos diante das armadilhas no circuito não se confirmou. O que vimos foi uma corrida chata, porém disputada, com um final mais emocionante. Pela primeira vez largando na primeira fila desde 2019, Max passou Sainz na primeira curva para seguir à caça de Leclerc. Nove voltas depois, virou líder e venceu a terceira na temporada. 

A Ferrari com os pneus macios perde ritmo muito fácil. A Red Bull sobrou e só não conseguiu um resultado melhor porque o motor de Pérez apresentava problemas. Mesmo assim, o mexicano se precipitou no final da prova e gastou um ataque contra Sainz, mergulhando e travando tudo. O espanhol pelo menos se recuperou das últimas corridas e trouxe pontos importantes nos construtores. A Red Bull está chegando.

Com os pneus duros, a Ferrari teve bom ritmo, mas Max me parece um degrau acima na disputa individual com Leclerc. O monegasco, dessa vez, não se emocionou e garantiu bons pontos para manter uma vantagem relativamente boa no campeonato. A Ferrari certamente vai ter atualizações a partir de Barcelona, assim como os demais. É necessário, pois a vantagem da Austrália já evaporou. Hoje, o maior inimigo da Red Bull é a própria confiabilidade.

Que piloto é George Russell. Parecia que seria um domingo difícil. Largando mal e lá atrás, optou pela estratégia de começar com os pneus duros e avisou a equipe: vamos assim enquanto for possível, até aparecer um VSC ou um Safety Car. Dito e feito. Teve sorte, mas também mérito em fazer a leitura da situação, provavelmente influenciado por Albon na Austrália. Na reta final, com pneus novos, passou Hamilton com facilidade e chegou na frente do heptacampeão de novo. Dessa vez, o #44 não foi mal, apenas traído pelo acaso e a equipe, que deixou nas mãos do piloto a decisão estratégica. Hamilton obviamente ficou insatisfeito com isso porque quem decide é o estrategista. 

Bom, mais uma vez ficou evidente que o carro dos alemães é a terceira força do Mundial, mesmo muito atrás de Ferrari e Red Bull. Dali para trás, é briga de foice no escuro. Bottas fez uma corrida correta mas escorregou no fim. Ainda assim, teve um ótimo sétimo lugar. Ocon também teve boa corrida de recuperação e, mais uma vez, Alexander Albon consegue um pontinho improvável na Williams. Um espetáculo de corrida.

Vettel e Mick Schumacher estavam brigando pelos pontos, mas aí o problema de não saber ultrapassar... Mick simplesmente atropelou o mentor e os dois zeraram. Aliás, o filho do Schummi segue zerado no grid. A cada corrida que passa, a pressão aumenta. É complicado. Deve ter levado algum puxão de orelha do Gunther Steiner. Magnussen colocou Mick em uma situação difícil. 

Pouco a pouco, Verstappen e a Red Bull avançam algumas jardas e vão diminuindo a desvantagem em relação a Ferrari. O campeonato é longo e agora chegamos em uma fase interessante: as corridas europeias, onde as primeiras atualizações são colocadas em prática nos carros. Aí, saberemos se a Red Bull consegue a virada, a Ferrari mantém ou dispara ou se a Mercedes começa a incomodar a ponto de voltar a sonhar com algumas vitórias.

Confira a classificação final do GP de Miami:


Até!

sexta-feira, 6 de maio de 2022

À FLOR DA PELE

 

Foto: Hasan Bratic/Getty Images

Tal qual o início da música de Chico Buarque e Milton Nascimento, a F1 vive um grande encantamento fora das pistas em Miami e uma incerteza dentro das pistas. O fato, que já seria normal por ser uma pista inédita, ganhou contornos mais interessantes diante dos dois treinos livres nessa tarde.

Confesso que minha atenção foi dividida com os acontecimentos do MMA nesta tarde. Charles Do Bronx perdeu o cinturão do UFC por não bater o peso e assisti o Bellator durante o segundo treino livre. Até porque os dois treinos tiveram acidentes e paradas. 

O que deu para perceber foi uma possível evolução da Mercedes. Ninguém conhece a pista e não houve muito tempo para acertos. É um traçado traiçoeiro, com asfalto escorregando muito. Portanto, não há muito o que ver, mas George Russell liderou a segunda sessão. O final de semana é um ponto de interrogação porque, repetindo, não teve muitas amostras até aqui. Por enquanto, é um fato que dá um alento.

O que podemos falar com propriedade é que Carlos Sainz não tem defesa. Bateu de novo. Três corridas seguidas com incidentes. Já pode ter jogado fora outro final de semana, justamente depois de renovar por mais duas temporadas. Inacreditável o que virou o espanhol na hora da decisão, da responsabilidade. Está entrando em uma espiral negativa que o grande inimigo é a própria cabeça, o psicológico. A Ferrari está com um a menos até aqui. Se os mecânicos recuperarem o carro, tem toda a questão de tentar reverter essa situação em uma pista desconhecida. Uma decepção.

Bottas bateu e diversos pilotos rodaram naquela curva à direita mais aberta, além daquele trecho mais fechado e estreito onde estão raspando no muro. Lembra muito Baku e Arábia Saudita, como todo e qualquer circuito de rua. Ainda acho melhor que tivessem escolhido algum autódromo americano mais tradicional, mas corridas de ruas sempre rendem possíveis caos automobilísticos.

Outra preocupação foi Max Verstappen. De novo o motor Red Bull deu problemas e não fez tempo no segundo treino livre. O problema de confiabilidade dos taurinos é o grande calcanhar de aquiles para a disputa contra Charles Leclerc. O monegasco ainda tem uma vantagem confortável. Se administrar melhor e com inteligência, pode capitalizar em cima disso, ainda mais se a Mercedes realmente voltar a incomodar lá na frente e roubar alguns pontos da Red Bull.

No mais, o midiático GP de Miami ainda guarda muitas dúvidas e expectativas, dentro e fora das pistas com as celebridades e o traçado traiçoeiro. Num horário maravilhoso, com certeza tem tudo para ser um grande espetáculo e abrir o tapete vermelho para a Liberty Media, que já deve estar ansiosa para Las Vegas no final do ano que vem.

Confira os tempos dos treinos livres:



Até!


quinta-feira, 5 de maio de 2022

GP DE MIAMI: Programação

O Grande Prêmio de Miami acontece pela primeira vez na história, em um circuito de rua de 5,4 km. O contrato inicial com a categoria é de dez anos.

Foto: Wikipédia

CLASSIFICAÇÃO:

1 - Charles Leclerc (Ferrari) - 86 pontos

2 - Max Verstappen (Red Bull) - 59 pontos

3 - Sérgio Pérez (Red Bull) - 54 pontos

4 - George Russell (Mercedes) - 49 pontos

5 - Carlos Sainz Jr (Ferrari) - 38 pontos

6 - Lando Norris (McLaren) - 35 pontos

7 - Lewis Hamilton (Mercedes) - 28 pontos

8 - Valtteri Bottas (Alfa Romeo) - 24 pontos

9 - Esteban Ocon (Alpine) - 20 pontos

10- Kevin Magnussen (Haas) - 15 pontos

11- Daniel Ricciardo (McLaren) - 11 pontos

12- Yuki Tsunoda (Alpha Tauri) - 10 pontos

13- Pierre Gasly (Alpha Tauri) - 6 pontos

14- Sebastian Vettel (Aston Martin) - 4 pontos

15- Fernando Alonso (Alpine) - 2 pontos

16- Guanyu Zhou (Alfa Romeo) - 1 ponto

17- Alexander Albon (Williams) - 1 ponto

18- Lance Stroll (Aston Martin) - 1 ponto


CONSTRUTORES:

1 - Ferrari - 124 pontos

2 - Red Bull RBPT - 113 pontos

3 - Mercedes - 77 pontos

4 - McLaren Mercedes - 46 pontos

5 - Alfa Romeo Ferrari - 25 pontos

6 - Alpine Renault - 22 pontos

7 - Alpha Tauri RBPT - 16 pontos

8 - Haas Ferrari - 15 pontos

9 - Aston Martin Mercedes - 5 pontos

10- Williams Mercedes - 1 ponto


APOSENTADORIA? SÓ O TEMPO DIRÁ

Foto: Aston Martin

Aos 34 anos e com contrato encerrando no final da temporada, é normal que comecem a levantar dúvidas, suspeitas e desinformações sobre o futuro de Sebastian Vettel na Fórmula 1.

Ausente das duas primeiras etapas em virtude da Covid, Vettel estreou muito mal na Austrália, onde bateu várias vezes. No entanto, conseguiu um ótimo oitavo lugar em Ímola, conquistando os primeiros pontos da Aston Martin no ano.

Mesmo com estrutura e investimento, a Aston Martin está aquém do que deveria, e isso certamente pode pesar na decisão de Seb, que aparentemente ainda não definiu o futuro. Tudo depende de como vai estar o carro:

“Acho que é uma daquelas grandes decisões, mas a equipe está crescendo. Há coisas que parecem ser bem promissoras. A resposta é: o tempo dirá. Vou avaliar alguns pontos importantes, para ver o quão promissor será o futuro e em quanto tempo isso acontecerá. Não estou tão velho, acho que tenho ainda muitos anos pela frente, então isso não é problema.

O objetivo final é esse: vencer e lutar por pódios e vitórias, e estamos longe disso atualmente. Mas, como eu disse, há muito trabalho [em andamento], então também é muito animador saber onde estamos agora, dar esses pequenos passos e definir o caminho para o futuro."

Acostumado a vencer e brigar por títulos, vitórias e poles, Vettel vive uma nova realidade na Aston Martin: do meio para trás do grid, sendo um mero coadjuvante. O alemão admitiu que é necessário uma motivação diferente para seguir adiante e recomeçar nas ambições para voltar ao topo:

“Com toda a honestidade, eu tive uns 15 anos incríveis, venci campeonatos e muitas corridas, lutei por pole-positions, consegui muitos pódios e, obviamente, o sabor era ótimo. Não é segredo que, quando não se está nessas condições, o gosto é diferente. Mas sim, estou disposto a experimentar isso novamente. Essa é a natureza do esporte”, concluiu.

Mesmo que Vettel esteja longe do auge, ele é um tetracampeão. Assim como Raikkonen, ele que precisa escolher quando e onde parar. Dinheiro e glória não são problemas para Seb, obviamente, então a questão motivacional e o projeto apresentado pela Aston Martin, onde também é acionista, vão fazer a diferença. 

Na verdade, o futuro de Vettel está nas mãos de Lawrence Stroll e a capacidade dele fazer a equipe evoluir rapidamente. Do contrário, Vettel pode fazer o que quiser sem problemas, desde a aposentadoria e curtir a vida com a família ou então andar no meio do grid.

UM NOVO MUNDO

Foto: Getty Images

No fim do grid e com Mazepin de companheiro, a tarefa de Mick Schumacher era tranquila: chegar na frente do russo porque não havia mais o que fazer.

No entanto, com o novo regulamento, a Haas deu um salto no grid, brigando por pontos e se embolando com as equipes. Mazepin saiu graças a guerra e o experiente Kevin Magnussen voltou. A barra está mais alta. Magnussen, mesmo chegando de última hora, tem sido o responsável pelos pontos do time até aqui.

Mick, por sua vez, continua zerado e abaixo do dinamarquês. Para Gunther Steiner, há uma explicação: Mick não está acostumado a brigar por posições na F1 e isso está fazendo a diferença nas corridas.

“Ele tem que aprender a pilotar na frente. É mais apertado no meio do grid. Eu disse a ele que quanto mais alto você sobe, mais rarefeito fica o ar. É algo novo para ele usar o carro para uma manobra de ultrapassagem. Na temporada passada, sempre estávamos atrás e ele raramente conseguia fazer isso. Ele quer melhorar e é por isso que investe tanto tempo”.

Em Ímola, Mick tentou passar Alonso na primeira curva, bateu no espanhol, rodou e comprometeu a corrida. A barra subiu e o alemão não está bem. Magnussen chegou de última hora. É claro que é um novo regulamento, mas a verdade é que Schumaquinho poderia entregar um desempenho melhor. 

A pressão pelo sobrenome sempre vai existir e, no passado, Schummi sempre evoluiu, mesmo não sendo brilhante. É preciso sair desse desconforto para mostrar que é de fato um bom piloto. Acredito em Schumaquinho nesse novo universo, onde é capaz de brigar por posições e por pontos na F1.

TRANSMISSÃO:
06/05 - Treino Livre 1: 15h30 (Band Sports)
06/05 - Treino Livre 2: 18h30 (Band Sports)
07/05 - Treino Livre 3: 14h (Band Sports)
07/05 - Classificação: 17h (Band e Band Sports)
08/05 - Corrida: 16h30 (Band)



terça-feira, 3 de maio de 2022

VEM AÍ?

Foto: Reprodução/Internet

 Uma das maiores lendas da história pode estar sendo desfeita daqui quatro anos.

O grupo Volkswagen confirmou que vai entrar na F1 em 2026, com a Audi e a Porsche. E por quê só daqui quatro anos? É quando a F1 vai passar por uma nova regulamentação técnica, que obviamente foi feita para adequar os interesses e atrair o grupo alemão.

Depois de décadas de especulações, o que aconteceu dessa vez para finalmente convencer os alemães irredutíveis? Lembrando que esse papo tinha esquentando alguns anos atrás, antes de estourar o Dieselgate.

A diferença foi o aumento da popularidade da F1 na América do Norte e na Ásia,possivelmente influenciados pela disputa Hamilton vs Verstappen do ano passado, o aumento do engajamento da F1 nas redes graças ao sucesso da série Drive To Survive e, por quê não, a presença de dois pilotos asiáticos no grid (Tsunoda e Zhou).

E o que a F1 teve que abrir mão para finalmente concretizar a vinda dos alemães? Bem, considerando que a Honda deixou a categoria e a Renault não é confiável, a partir de 2026 a F1 fica cada vez mais sustentável. Segue trecho do “Grande Prêmio”:

“Os motores manterão a tecnologia V6 turbo, mas com a extinção do MGU-H, bateria responsável por gerar energia elétrica nos carros, enquanto o MGU-K passa a compensar neste aspecto. Cerca de 476 cv devem ser entregues pelo motor de combustão e o motor elétrico.”

Além disso, o combustível será 100% neutro em CO² e o teto de gastos deve ser mantido em US$ 140 milhões.

É claro que as atuais montadoras já chiaram, temendo uma possível vantagem para os alemães até chegar lá. No entanto, falta muito tempo e esse papo de Audi e Porsche na F1 é tão antigo que não duvido nada que os alemães deem para trás. Nunca se sabe quando pode aparecer um Dieselgate por aí...

No entanto, dessa vez os planos parecem mais ousados, além de uma “ameaça”: se os alemães não entrarem na categoria agora, vai demorar uns 10 anos para que possa voltar a ser ventilado, porque tudo sempre vai depender de quando a F1 vai definir um novo regulamento técnico.

Voltando para os planos ousados: Audi e Porsche vão deixar as outras categorias de esporte a motor e focar somente na F1. A Porsche tem negociações avançadas com a Red Bull, reeditando a parceria que já fizeram no Mundial de Rali.

A Audi quer uma equipe própria e um motor autoral. No entanto, ela não tem planos de começar uma equipe do zero, e sim comprar alguma das atuais. Dependendo da situação financeira, Haas e Williams são candidatas naturais nesse processo, além da Alfa Romeo, que quase foi comprada por Michael Andretti ano passado.

Duas marcas pesadas entrando na F1 dessa forma é algo que não aconteceria desde o boom das montadoras no início dos anos 2000. Questões políticas e econômicas contribuíram para criar esse clubinho de dez equipes. Tomara que a Audi ou alguém consiga uma equipe extra, seria ótimo para todo mundo.

Até lá, em quatro anos, vou continuar cético perante a esse acordo. Já vi muitas idas e vindas desse negócio envolvendo Audi e Porsche. Agora, vou fazer igual o Detox do Dr. Dre: só acreditar quando ver e ouvir.

Até!

segunda-feira, 25 de abril de 2022

REALIDADE INÉDITA

 

Foto: Hamad Mohammed/Reuters

Em 2021, enquanto brigava por mais uma taça, a Mercedes sempre frisava que o foco era o desenvolvimento do carro de 2022, das novas regras. O objetivo era claro e evidente: manter a hegemonia mesmo com a “nova F1” chegando.

Apostando em um conceito ousado na pré-temporada, os sinais de alerta ligados no Bahrein se confirmaram na sequência. O carro é lento e sofre muito com a aerodinâmica e o porpoising. De positivo, a confiabilidade e o ritmo de corrida. A Mercedes é claramente a terceira força do grid e, contando com a sorte, conseguiu dois pódios, um para Hamilton e outro para Russell.

Distante de brigar por uma vitória mas ainda assim em uma boa posição no pelotão. Russell está sendo perfeito, pontuou em todas as corridas e está vencendo Hamilton na batalha interna nesse início de trajetória. Lewis, pelo que dizem, está com um acerto diferente para buscar soluções mais rápidas ao lento W13, mas é o compatriota que se sobressai até o momento.

Quem poderia imaginar? Com contrato até o ano que vem, Hamilton hoje é um coadjuvante na pista. Impossibilitado de brigar pelas vitórias, depende do acaso para sonhar com algo além. Em Ímola, largou mal e não conseguiu se livrar do pelotão intermediário. Russell conseguiu e foi quarto. Hamilton ficou brigando lá atrás e sem um motor potente e boa aerodinâmica, amargou um 14° lugar. Já tinha sido eliminado no Q1 na Arábia Saudita, algo que não acontecia desde quando estava na McLaren.

Ver Hamilton batendo roda um pouco mais atrás no grid não é inédito. Em 2009, a McLaren sofreu na primeira metade do ano que também marcava um novo regulamento, o famoso difusor duplo. No entanto, a equipe se ajeitou e tudo melhorou. O primeiro ano de Mercedes também foi diferente. Era um carro muito rápido em voltas de classificação mas o pneu acabava muito rápido. Hamilton basicamente se arrastava na pista em algumas corridas, mesmo tendo vencido a primeira pelo time na Hungria.

A questão é que ali Hamilton tinha apenas um título,era promissor, tinha uma vida social conturbada e muitos acreditavam que era o novo Mansell: rápido mas errava muito. Agora é diferente: Hamilton é o rosto da F1 para o mainstream. Mais títulos, mais poles, engajamento pela postura fora da pista, ações sociais, posicionamento. É um popstar no pelotão intermediário, sem a perspectiva de melhora a curto prazo.

Hamilton vive um ano parecido com o de Schumacher em 2005. Depois de quatro títulos seguidos com a Ferrari, o regulamento que proibia a troca de pneus acabou com a Ferrari e Schummi sofreu. Reagiu justamente em Ímola, quando teve aquele pega com o jovem Alonso e foi 2°, mas durante o ano bateu e ficou lá no meio do grid. A única vitória do ano foi na infame Indianápolis e a corrida dos seis carros.

Hamilton de 2022 é o Schumacher de 2005. A diferença é que a temporada é longa e a Mercedes pode evoluir, até mesmo o acaso pode beneficiar o Sir, que conseguiu o pódio no Bahrein assim. No entanto, o que Hamilton e a F1 vivem é uma realidade inédita:  o piloto mais popular está longe dos holofotes esportivos. É claro que Hamilton não precisa provar mais nada para ninguém, mas certamente a Liberty não deve estar feliz com isso...

Até!


domingo, 24 de abril de 2022

A AULA DE MAX

 

Foto: ANP

Max Verstappen teve em Ímola um final de semana perfeito. 100% de aproveitamento. Dominante, veloz, seguro, técnico e pilotando com a frieza e categoria de um campeão mundial. Tudo isso em um momento onde já está consideravelmente atrás de Leclerc no campeonato, vinha de dois abandonos em três corridas e a tendência era de outro domínio da Ferrari. Era.

A chuva embaralhou as coisas e a corrida classificatória teve uma largada sensacional de Leclerc. Verstappen, precisando reagir, foi frio na caçada e passou na penúltima volta, diminuindo o prejuízo. Choveu antes da largada de domingo. Quem estava no lado molhado de menos aderência se deu mal. Max disparou para vencer e não foi incomodado em nenhum momento. Pérez saiu muito bem de trás e a Red Bull conseguiu uma dobradinha pela primeira vez desde 2016, na Malásia. Para completar o domingo perfeito, Max venceu o Prêmio Laureus de melhor atleta masculino de 2021, quando bateu as hegemonias de Mercedes e Lewis Hamilton para conquistar o título mundial. Quer mais?

Como sempre escrevemos, a imprevisibilidade é a alma de qualquer esporte. O sentimento do risco de perda é essencial para manter o engajamento do público. Quem vai assistir um campeonato onde o Bayern sempre vence fácil, por exemplo? A largada, no entanto, teve um ato previsível: o azarado Sainz, de novo. Foi tirado da corrida por Ricciardo e ficou atolado na brita outra vez. Na hora decisiva, está falhando. Vai ter que servir para Leclerc vencer o campeonato pois já desperdiçou qualquer chance de briga por título. Tremeu.

Leclerc tentou de todas as formas caçar Pérez. A Red Bull conseguiu ser mais competitiva com uma nova atualização do carro. A Ferrari ainda mantém o que está dando certo. A distância diminuiu e hoje a vitória dos taurinos foi inapelável. Os italianos não podem sentar na vantagem e precisam reagir. A temporada é longa e a história já mostrou que Adrian Newey melhora a Red Bull e a Ferrari vai perdendo força pelo caminho.

Hoje era pra Leclerc engolir o P3 e manter uma vantagem confortável no campeonato. Afinal, Max tem duas vitórias e dois abandonos. Ao colocar o pneu macio no fim para tentar um último ataque em Pérez, rodou e quase colocou tudo a perder. Ainda conseguiu chegar em sexto, mas perdeu sete pontos. A vantagem ainda é de mais de uma corrida para Max (27 pontos), mas o monegasco precisa ser mais cerebral. Numa maratona, nem sempre vai dar para andar forte. Hoje era o dia para capitalizar na vantagem. Uma rodada dessas pode definir um campeonato.

A McLaren reage e mostra que o problema não é o motor. No Bahrein, batiam cabeça para não ficar em último. Hoje, Norris consegue um pódio merecido. Lando segue sendo o piloto do time, enquanto Ricciardo se embola. Certamente o inglês merecia um carro melhor, mas aparentemente o time de Woking pode estar indo para o caminho certo até o fim da temporada.

George Russell é o cara da Mercedes. Pontuou em todas as corridas. Está melhor nos treinos e no ritmo de corrida. Hoje também teve sorte. Fugiu do bolo e correu livre, conseguindo evitar o ataque de Bottas e segurar o quarto lugar. É uma maturidade impressionante. O britânico deixa um recado: me deem um carro... Hamilton vem sofrendo e a cada corrida que passa lembra a “ressaca” de Schumacher em 2005 quando o regulamento proibia a troca de pneus e a Ferrari foi para o meio do grid. Com um acerto diferente, está passando por apuros. Está inferior a Russell e teve azar. Ficou a corrida toda atrás de Gasly com uma parada lenta e sem motor ou aerodinâmica capaz de tentar a ultrapassagem. Um constrangedor  14° lugar e uma volta atrás de Max. Hamilton já teve anos difíceis na McLaren, mas a Mercedes estar assim mostra que 2022 está perdido em termos competitivos. É diminuir os danos e voltar ao protagonismo em 2023. Mesmo assim, precisa estar mais próximo de Russell nos pontos.

Foi só falar que a Aston Martin conseguiu seus primeiros pontos no ano com os dois pilotos. São bons de chuva e pistas escorregadias. Um belo desempenho de Vettel e um pontinho suado para Stroll, que pressionou e foi pressionado a corrida toda.

Excelente trabalho de Tsunoda, mostrando evolução. Como sempre escrevi, pessoal esquece que ele tem só 20 e poucos anos... superou Gasly no final de semana. Magnussen conseguiu mais pontinhos preciosos para a Haas depois de um grande treino na sexta. Enquanto isso, Mick Schumacher segue zerado. Por enquanto, não está sendo aprovado desde que passou a ter alguma concorrência interna. Nunca é demais lembrar que Magnussen teve um treino na pré-temporada praticamente.

Bottas faz o que sabe de melhor: acumular pontos sem pressão, exercendo a liderança esperada na Alfa Romeo. Zhou bateu no sábado e teve um momento difícil. Acredito que vai ser o mesmo caso de Tsunoda em 2021: a adaptação de um F2 para um F1 com novas regras, o que torna tudo mais difícil, é brutal. Paciência que o chinês é bom piloto.

Max reage num final de semana perfeito para ele e a Red Bull. Há campeonato. A Ferrari sofreu um duro baque em casa mas ainda tem gordura para queimar, especialmente Leclerc. O que vimos hoje foi a aula de Max, campeão mundial e vencedor do Laureus.

Confira a classificação final da corrida:



Até!

sexta-feira, 22 de abril de 2022

UM VELHO PERCALÇO

Foto: Clive Mason/Getty Images

 Ímola, um circuito tradicional, naturalmente tem muitas armadilhas. Quando chove, então... Foi exatamente o que aconteceu nesse início de tarde de sexta-feira, com o treino classificatória para as corridas de sábado e domingo.

Em condições normais, o favoritismo claro era confirmado pela Ferrari e por Leclerc. Sem chance para os concorrentes. O treino já começou atribulado quando os freios de Albon pegaram fogo e a sessão ficou parada por um bom tempo. Sofrendo em ritmo de volta rápida e o purpoising, quase que a Mercedes já bailou no Q1. Sorte deles que Ocon teve problemas e as duas Alpha Tauri ficaram fora.

Chega o Q2 e, agora com o contrato renovado, Carlos Sainz continua dando mostras de que sucumbiu a pressão. Rodou sozinho e larga mais atrás. Pelo carro que tem isso não é um problema, mas as chances de vitória são diminutas. Mais um erro consecutivo. No meio disso tudo, começa a chover e fica tudo como está. Pela primeira vez desde 2012, a Mercedes não foi para o Q3: Russell 11° e Hamilton 13°.

Vettel teve senso de oportunidade e foi para o Q3, assim como Magnussen, os grandes destaques e até zebra. Com a chuva, a pista foi mais traiçoeira ainda e as condições desconhecidas equilibraram tudo. Quando parou de chover, Max estava com a volta mais rápida: na hora certa no lugar certo. A sorte dele e azar de Leclerc e que dali em diante não teve mais treino.

Bottas teve um problema no carro e Norris rodou. Magnussen também, mas conseguiu sair do lugar. Com muita bandeira vermelha e pouco treino de fato, Max Verstappen conquistou a primeira pole no ano e vai largar duas vezes na primeira posição nesse final de semana. Surpreendente, embora não seja o favorito. Talvez chova sábado e domingo.

Leclerc está logo atrás, seguido por Norris e Magnussen em quarto! A chuva embaralhou tudo, o que dá um tempero especial para sábado e domingo. Se as condições normais existirem, Leclerc tem a grande chance de se isolar mais ainda no campeonato, principalmente na corrida de domingo que é a mais importante. Inteligente do jeito que é, duvido que vá correr riscos desnecessários no sábado, principalmente na largada.

Com a nova pontuação e regras da corrida classificatória, sábado perde ainda mais o valor, considerando que o grid de domingo é o mesmo. No entanto, com a possibilidade de chuva em um circuito tão cheio de armadilhas, o imponderável pode agir outra vez e nos brindar com duas belas manhãs de disputas. Se embaralhar o campeonato, melhor ainda.

Confira o grid de largada do GP de Emília Romagna:


Até!