sexta-feira, 10 de junho de 2022

O PULO DE BAKU

 

Foto: Dan Mullan/Getty Images

Baku é uma repetição de Mônaco e Arábia Saudita. Circuito de rua, estreito, longas retas (no caso de Baku e Arábia) e muitas armadilhas. Os treinos não dizem tanto, embora possam dar um indicativo interessante.

Em circuitos como esse, é complicado prever uma estratégia. Aliás, a estratégia correta para se pensar é o caos. Qualquer incidente é capaz de provocar um Safety Car e isso pode mudar tudo. É o pulo do gato, ou então pulo do Baku.

Os carros pulando (porpoising) também pode ser um fato de desequilíbrio na questão da durabilidade dos carros. As "quicadas" danificaram o assoalho da Haas de Mick Schumacher. Nenhuma equipe pode escapar desse infortúnio. O porpoising torna a dirigibilidade muito mais difícil, principalmente no ponto de frenagem, alvo de reclamações de Sérgio Pérez e Lewis Hamilton, por exemplo.

Circuito de rua é sempre uma caixinha de surpresas. No entanto, o enredo dos treinos livres é o mesmo: trocação entre Red Bull e Ferrari. Pérez, que venceu lá no ano passado, foi o mais rápido no TL1. Leclerc, como sempre, respondeu com o melhor tempo do dia. Logo depois vem Max Verstappen e Carlos Sainz, com Fernando Alonso impondo bom ritmo para a Alpine. 

Pérez outra vez foi mais veloz que Max em dois treinos livres. Parece se sobressair melhor nessas condições. A Mercedes voltou a sofrer, afinal continuamos em um circuito de rua. O resto parece ser o mesmo script de sempre (nos treinos): Alpha Tauri bem, Aston Martin tentando reagir, Ricciardo muito atrás de Norris...

A Ferrari precisa do pulo de Baku para reestabelecer competição na F1, de preferência com Leclerc. O anormal e a própria equipe estão se atrapalhando. Para a Red Bull, o desafio é tentar manter a normalidade. Ano passado não foi bem assim, embora Pérez tenha vencido. 

Na gelada manhã de domingo, teremos uma corrida imprevisível, decidida nas estratégias derivadas dos incidentes da sempre trepidante Baku. O horário não ajuda, mas os incidentes compensam para nos manter acordados e quentes. Assim espero.

Confira a classificação dos treinos livres:



Até!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, esse é o espaço em que você pode comentar, sugerir e criticar, desde que seja construtivo. O espaço é aberto, mas mensagens ofensivas para outros comentaristas ou para o autor não serão toleradas.