sexta-feira, 11 de maio de 2018

GP DA ESPANHA - Programação

O Grande Prêmio da Espanha entrou definitivamente no calendário da Fórmula 1 em 1968. Desde então, já foi disputada em 4 pistas: Jarama, Montjuic, Jerez e Montmeló (desde 1991).

Foto: Wikipédia
ESTATÍSTICAS:
Melhor volta em corrida: Kimi Raikkonen - 1:21.670 (Ferrari, 2008)
Pole Position: Lewis Hamilton - 1:19.149 (Mercedes, 2017)
Último vencedor: Lewis Hamilton (Mercedes)
Maior vencedor: Michael Schumacher - 6x (1995, 1996, 2001, 2002, 2003 e 2004)


DUPLA DA MERCEDES DEVE PERMANECER PARA 2019

Foto: AFP
É o que deu a entender o chefão Toto Wolff, em uma entrevista para a imprensa europeia. Apesar de Hamilton e Bottas ainda não terem renovado o contrato, o chefão garante que confia no trabalho dos dois e que alternativas não faltam caso ambos deixem a equipe.

Segundo Toto, a prorrogação do contrato com o tetracampeão não aconteceu apenas por mera burocracia. Já no caso do finlandês, a questão é o desempenho. Depois de começar muito mal na Austrália, Bottas reagiu e esteve perto de vencer em três oportunidades, sendo a última, em Baku, a mais clara.

Daniel Ricciardo é o nome da vez no mercado, disputado a tapa com a Ferrari e com a própria Red Bull. No entanto, os alemães buscam alternativas de sua academia de pilotos. O caso mais avançado é o de Esteban Ocon, atualmente na Force India, Pascal Wehrlein, ex-Manor e Sauber e atualmente de volta para o DTM e o atual piloto reserva e da F2, George Russell.

Toto deixou claro: o australiano é carta fora do baralho. Impossível que Hamilton e Bottas saiam no final do ano. Ou é um ou é o outro, até porque seria arriscado colocar dois novatos em uma equipe de ponta, mesmo que um deles seja o talentoso Ocon. Hamilton só não fica se cansar e/ou perceber que a Mercedes não é mais dominante. Bottas só depende dele mesmo e de seguir evoluindo e brigando pelas vitórias durante a temporada. Resumindo: piloto não é o problema da Mercedes.

RENAULT PRESSIONA RED BULL POR SAINZ E MOTOR

Foto: Renault

O destino de Daniel Ricciardo vai definir muitas coisas na F1. Uma coisa já era certa desde o início: o futuro de Carlos Sainz Jr está atrelado aos movimentos do australiano. Emprestado pelos taurinos a equipe francesa até o fim do ano, Sainz tem o futuro incerto enquanto Ricciardo não decidir para onde vai. Se deixar a Red Bull, o caminho natural é o espanhol ser o seu substituto na equipe austríaca.

Para isso, Cyril Abiteboul, diretor da Renault, já começa a discutir com a Red Bull e com Sainz para uma rápida definição da situação tanto do piloto quanto do fornecimento de motores. O contrato dos franceses com os taurinos vai até o fim do ano, e não é novidade que a Red Bull está flertando com a Honda, que começou a parceria com a Toro Rosso nessa temporada. "precisamos começar a pensar com antecedência sobre qual poderia ser a situação”, seguiu.

“Nós já começamos a conversar com Carlos sobre o longo prazo, sobre o que pode acontecer além deste ano, aceitando que não está completamente nas mãos dele ou nas nossas”, comentou. “Não é uma situação superconfortável para estarmos, mas precisamos aceita que ainda estamos tentando alcançar em muitas áreas, e uma delas é também o mercado de pilotos, onde nós ainda precisamos tentar estar mais no controle do nosso futuro e do nosso destino”, apontou.

É compreensível esse princípio de impaciência pelo lado francês. Caso Ricciardo deixe a Red Bull e, consequentemente Sainz retorne para ser parceiro de Verstappen na equipe matriz, a Renault vai ir ao mercado. Abiteboul descartou um piloto jovem e também entende que não há condições para trazer um piloto de ponta por enquanto, pois a Renault ainda não está no papel de protagonista que deseja e gasta para isso. O desafio é trazer outro acumulador de pontos para somar com Hulkenberg. Pérez, antigo parceiro do alemão e que está brilhando numa Force India cujo futuro é incerto, seria um bom nome. A única equipe de fábrica disponível para o mexicano. Mas isso é apenas um chute. Veremos.

CLASSIFICAÇÃO:
1 - Lewis Hamilton (Mercedes) - 70 pontos
2 - Sebastian Vettel (Ferrari) - 66 pontos
3 - Kimi Raikkonen (Ferrari) - 48 pontos
4 - Valtteri Bottas (Mercedes) - 40 pontos
5 - Daniel Ricciardo (Red Bull) - 37 pontos
6 - Fernando Alonso (McLaren) - 28 pontos
7 - Nico Hulkenberg (Renault) - 22 pontos
8 - Max Verstappen (Red Bull) - 18 pontos
9 - Sérgio Pérez (Force India) - 15 pontos
10- Carlos Sainz Jr (Renault) - 13 pontos
11- Pierre Gasly (Toro Rosso) - 12 pontos
12- Kevin Magnussen (Haas) - 11 pontos
13- Charles Leclerc (Sauber) - 8 pontos
14- Stoffel Vandoorne (McLaren) - 8 pontos
15- Lance Stroll (Williams) - 4 pontos
16- Marcus Ericsson (Sauber) - 2 pontos
17- Esteban Ocon (Force India) - 1 ponto
18- Brendon Hartley (Toro Rosso) - 1 ponto

CONSTRUTORES:
1 - Ferrari - 114 pontos
2 - Mercedes - 110 pontos
3 - Red Bull TAG Heuer - 55 pontos
4 - McLaren Renault - 36 pontos
5 - Renault - 35 pontos
6 - Force India Mercedes - 16 pontos
7 - Toro Rosso Honda - 13 pontos
8 - Haas Ferrari - 11 pontos
9 - Sauber Ferrari - 10 pontos
10- Williams Mercedes - 4 pontos

TRANSMISSÃO:






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