sexta-feira, 11 de maio de 2018

AMOSTRAGENS E TENDÊNCIAS

Foto: Getty Images
Com todas as equipes apresentando novidades em seus bólidos, ainda não é possível tirar uma conclusão sobre as forças para esse final de semana, na Espanha, apenas na classificação. Entretanto, segundo a meteorologia, existem boas chances de que chova no sábado e no domingo, o que deixaria tudo embaralhado. Não é verdade. Se chover, a sessão só irá começar ou ser retomada quando a pista secar. Na F1 de hoje, são proibidos fenômenos naturais.

O que se pode apontar como tendência é o favoritismo da Mercedes, uma retomada. Bottas e Hamilton dominaram os dois treinos. No segundo, Lewis foi seguido de perto pelas Red Bull, que nunca podem ser descartadas, pois é o conjunto que mais cresce no decorrer da temporada. A Ferrari, que colocou os retrovisores no halo, parece estar com dificuldades. No momento, a vejo como terceira força. Mas é claro, treinos livres escondem muita coisa, quase tudo eu diria.

Foto: Getty Images
A McLaren também estreou um novo pacote aerodinâmico, mas é difícil saber no que isso irá implicar. No máximo manter-se como quarta força, talvez. Quem pode crescer é a Force India, depois de um início claudicante. A Haas tem carro, mas não tem pilotos. Magnussen é uma chicane ambulante. Grosjean só erra. Aí fica difícil capitalizar.

O que chamou a atenção foi a participação de Kubica na TL1 pela Williams, sua primeira aparição oficial em um final de semana da F1 desde 2010. Segundo suas palavras: "foi um choque para mim. Fiquei constrangido". Em penúltimo e com extremas dificuldades de manter o carro na pista, o polonês deve ter ficado frustrado, embora tenha dito o contrário. Os ingleses apostaram quase tudo nesse novo pacote para ver se a situação do FW41 melhora, mas aparentemente a questão parece ser irreversível. As últimas posições são uma merecida e natural consequência. Estão colhendo o que plantaram.

Foto: Divulgação

Vamos ver o que o modorrento Grande Prêmio da Espanha nos aguarda. Ultrapassagens é que não, mas se houver disputa roda a roda e alguma tensão na corrida já é excelente, até melhor do que medidas artificiais como o DRS que a Liberty está trabalhando para acabar, em partes. Mas isso é tema para outro texto, talvez.

Confira a classificação dos treinos livres para o GP da Espanha:



Até!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, esse é o espaço em que você pode comentar, sugerir e criticar, desde que seja construtivo. O espaço é aberto, mas mensagens ofensivas para outros comentaristas ou para o autor não serão toleradas.