terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

DIA 1 - NOVAS E VELHAS TENDÊNCIAS

Foto: Divulgação
Aos poucos os motores voltam a roncar (ou menos do que deveriam, mas enfim). Como todo mundo sabe, a pré-temporada serve para mostrar alguns parâmetros, mas eles não são definitivos e tampouco servem como grandes referências para o que irá acontecer durante o ano.

Começando com Daniel Ricciardo, que liderou esse primeiro dia de testes com o tempo de 1:20.179. Além disso, o RB14 foi o que mais andou: 105 voltas, mostrando que, a princípio, a Renault aparenta estar com mais confiabilidade em relação ao ano passado. Claro, em tese. O que iremos saber nas próximas semanas é se os taurinos ultrapassaram a Ferrari e estão próximos da Mercedes ou não. Bottas, que só correu pela parte da manhã, foi o segundo (0s170 atrás do australiano), seguido por Kimi Raikkonen e Nico Hulkenberg. Analisando de forma bem preliminar novamente, tudo indica que os franceses brigam para ser a quarta força nesse ano (ao contrário do Corinthians, isso não seria ruim para eles nesse momento).

Ao contrário dos seis primeiros (Sainz em quinto e Hamilton em sexto), Raikkonen foi o único a utilizar o pneu macio, ficando quatro décimos atrás de Ricciardo. Entretanto, é uma informação difícil de se interpretar, pois não se sabe qual era a quantidade de combustível que estava no SF71H.

Com o aclamado laranja-papaia e sem a Honda, era de se imaginar que a McLaren começasse com o pé direito o ano. Mais ou menos... inacreditável, mas a porca da roda traseira esquerda do carro do asturiano se soltou e ele rodou, encerrando suas atividades da manhã. Entretanto, o espanhol voltou a tarde e seguiu com o cronograma de treinamentos, e o incidente não diminuiu sua confiança em um bom ano.

Foto: Getty Images
Por falar em expectativas, a primeira amostragem da Honda na Toro Rosso dá para considerar positiva. Brendon Hartley deu incríveis 93 voltas com o novo motor nipônico, só perdendo para a matriz como a equipe com maior quilometragem dia. Talvez esse número tenha sido superior ao que a McLaren andou em toda a primeira semana de pré-temporada junta... apesar disso, a Honda tem sérios problemas para resolver: a confiabilidade e a potência. A tendência, preliminar é claro, é que a Toro Rosso vire a última força do grid.

Para finalizar, a  por enquanto Force India (em breve com algum novo nome) mostrou o VJM11 momentos antes de adentrar a pista. Como dá para perceber, o bólido tem mais tons brancos em relação ao último ano, mantendo o rosa. Carro bonito. O russo Nikita Mazepin foi o responsável pelo primeiro dia com a ainda equipe indiana, ficando com o penúltimo tempo. Sérgio Pérez e Esteban Ocon assumem as funções nos primeiros dias.

Foto: Getty Images
Confira a classificação do primeiro dia de pré-temporada em Barcelona:


Daniel Ricciardo (Austrália) RBR-Renault 1m20s179 Médio 105
Valtteri Bottas (Finlândia) Mercedes 1m20s349 Médio 58
Kimi Raikkonen (Finlândia) Ferrari 1m20s506 Macio 80
Nico Hulkenberg (Alemanha) Renault 1m20s547 Médio 73
Carlos Sainz (Espanha) Renault 1m22s168 Macio 26
Lewis Hamilton (Inglaterra) Mercedes 1m22s327 Médio 25
Fernando Alonso (Espanha) McLaren-Renault 1m22s354 Supermacio 51
Brendon Hartley (Nova Zelândia) STR-Honda 1m22s371 Macio 93
Lance Stroll (Canadá) Williams-Mercedes 1m22s452 Macio 46
10º Romain Grosjean (França) Haas-Ferrari 1m22s578 Macio 55
11º Marcus Ericsson (Suécia) Sauber-Alfa Romeo 1m23s408 Macio 63
12º Nikita Mazepin (Rússia) Force India-Mercedes 1m25s628 Médio 22
13º Sergey Sirotkin (Rússia) Williams-Mercedes 1m44s148 Macio 28

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, esse é o espaço em que você pode comentar, sugerir e criticar, desde que seja construtivo. O espaço é aberto, mas mensagens ofensivas para outros comentaristas ou para o autor não serão toleradas.