quinta-feira, 14 de setembro de 2017

GP DE CINGAPURA - Programação

O Grande Prêmio de Cingapura é disputado desde 2008 e foi a 1a corrida noturna da história da Fórmula 1, que foi vencida de forma polêmica por Fernando Alonso, pilotando a Renault, após se beneficiar de um Safety Car oriundo de uma batida proposital de seu companheiro de equipe Nelsinho Piquet e o abandono do então líder da corrida Felipe Massa, da Ferrari, após a mangueira de reabastecimento ter ficado presa em seu carro. O caso ficou conhecido como Cingapuragate.

Foto: Wikipédia
ESTATÍSTICAS:
Melhor volta em corrida: Kimi Raikkonen - 1:45.599 (Ferrari, 2008)
Pole Position: Nico Rosberg - 1:42.584 (Mercedes, 2016)
Último vencedor: Nico Rosberg (Mercedes)
Maior vencedor: Sebastian Vettel - 4x (2011, 2012, 2013 e 2015)

EFEITO DOMINÓ

Foto: LAT Images
Uma das consequências óbvias de tudo explicado no post de terça-feira é que Robert Kubica estranhamente dançou na briga por uma vaga pela F1 na Renault. Isso logo depois de realizar os testes pela equipe na Hungria. Bom, o que se pode entender é que o polonês não teria condições de atingir os objetivos esperados pela equipe. Mas vai saber... 

Enfim, Kubica rompeu com a Renault e busca outro cockpit para voltar a F1 em 2018. As especulações desencontradas do momento apontam possíveis interesses de Sauber e Williams, ambas ainda com futuro incerto. Os suíços devem correr com Ericsson e Leclerc, segundo informações semi-oficiais. Sobraria a Williams que, como sempre, está absolutamente perdida no que fazer para agradar a família Stroll em 2018. Pegaria mal para o garoto "sensação" canadense ser derrotado por um piloto semi-aposentado e outro que praticamente dirige com uma mão só? 

Desde sempre sabíamos das dificuldades e do quão improvável seria um retorno de Kubica para F1, mas embarquei na ilusão, e não quero acordar. Seria um desfecho frustrante mas não surpreendente para Kubica, a F1 e os fãs.


RICCIARDO SE INSPIRA EM VALENTINO ROSSI: "ENCONTROU MANEIRA DE EVOLUIR"

Foto: Getty Images

Desde o ano passado, o australiano vive uma situação diferente na Red Bull: acostumado a ser sempre o mais novo da equipe, agora Ricciardo está encarando o "desafio Max Verstappen". Aos 28 anos, uma década mais velho que o holandês, Ric tem uma vitória e seis pódios no ano, totalizando 144 pontos, 76 a mais que Max, que sofre com inúmeros problemas no carro ou com incidentes de corrida causados pelo seu ímpeto arrojado.

Para lidar com essa rivalidade, Ricciardo afirmou se inspirar em Valentino Rossi, mito da MotoGP. "Antes, eu era sempre o mais novo ou a mesma coisa em termos de idade e atenção, então provavelmente era um pouco como a posição de Vettel comigo quando eu cheguei na RBR. Acho que Max tem mais atenção do que eu tive. Acho que é com o que Valentino Rossi vem lidando nos últimos dez anos", disse em entrevista ao site "Autosport".

O italiano é heptacampeão da principal categoria de Motovelocidade e tem mais de 300 GPs no currículo. Atualmente, tem como concorrente interno na Yamaha o espanhol Maverick Viñales, de 22 anos. "Tenho tentado encontrar maneiras de melhorar, tentar me manter acima da curva - acho que como Rossi tem feito nos últimos anos. Estes garotos estão chegando e ficando cada vez melhores, e ele encontrou uma maneira de ainda evoluir. É aí que sou crítico comigo mesmo, mas acho que consegui acompanhar", completou.

Ricciardo é cirúrgico. Tem um grande ritmo de corrida e consegue administrar as situações, aproveitando-as para si e capitalizando em cima delas, diferente de Max, tanto é que o holandês largou mais vezes na frente que o australiano. Enquanto Verstappen ainda é um talento bruto instável de fortes lampejos, o segredo é a consistência para superá-lo. Quando a Red Bull lhes dar um carro em condições de brigar pelo título será uma disputa interetessante: o consistente Ricciardo versus o amadurecido (?) Verstappen. Já estou ansioso.

CLASSIFICAÇÃO:
1 - Lewis Hamilton (Mercedes) - 238 pontos
2 - Sebastian Vettel (Ferrari) - 235 pontos
3 - Valtteri Bottas (Mercedes) - 197 pontos
4 - Daniel Ricciardo (Red Bull) - 144 pontos
5 - Kimi Raikkonen (Ferrari) - 138 pontos
6 - Max Verstappen (Red Bull) - 68 pontos
7 - Sérgio Pérez (Force India) - 58 pontos
8 - Esteban Ocon (Force India) - 55 pontos
9 - Carlos Sainz Jr (Toro Rosso) - 36 pontos
10- Nico Hulkenberg (Renault) - 34 pontos
11- Felipe Massa (Wiliiams) - 31 pontos
12- Lance Stroll (Williams) - 24 pontos
13- Romain Grosjean (Haas) - 24 pontos
14- Kevin Magnussen (Haas) - 11 pontos
15- Fernando Alonso (McLaren) - 10 pontos
16- Pascal Wehrlein (Sauber) - 5 pontos
17- Daniil Kvyat (Toro Rosso) - 4 pontos
18- Stoffel Vandoorne (McLaren) - 1 ponto

CONSTRUTORES:
1 - Mercedes - 435 pontos
2 - Ferrari - 373 pontos
3 - Red Bull TAG Heuer - 212 pontos
4 - Force India Mercedes - 113 pontos
5 - Williams Mercedes - 55 pontos
6 - Toro Rosso Renault - 40 pontos
7 - Haas Ferrari - 35 pontos
8 - Renault - 34 pontos
9 - McLaren Honda - 11 pontos
10- Sauber Ferrari - 5 pontos

TRANSMISSÃO:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, esse é o espaço em que você pode comentar, sugerir e criticar, desde que seja construtivo. O espaço é aberto, mas mensagens ofensivas para outros comentaristas ou para o autor não serão toleradas.