sexta-feira, 15 de setembro de 2017

A GRANDE CHANCE

Foto: Getty Images
Tudo o que era especulado durante a semana se confirmou. A McLaren deu um pé na bunda na Honda e se acerta com a Renault para as próximas três temporadas. A partir de 2021, a ideia do time de Woking é produzir o próprio motor. Agora, o desafio é encontrar um patrocinador que despeje uma boa quantia para a equipe, sobretudo para sustentar Alonso, que tem um alto salário apesar de que certamente irá reduzir seus vencimentos a partir da próxima temporada, pois era a Honda quem o pagava.

Os japoneses, por sua vez, confirmam acerto com a Toro Rosso, também para o ano que vem. A novidade é o que o futuro pode reservar para a Red Bull. A Renault acena que 2018 será a última temporada que ela irá fornecer motor para os taurinos. A justificativa: a partir de 2019, a ideia é que os franceses comecem a brigar por vitórias. Então, não faria sentido fornecer motor para um concorrente direto.

"Ah, mas por que então aceitaram um acordo com a McLaren?". Boa pergunta. É uma questão política também. Renault, Honda, Red Bull e McLaren conversam com a FIA e a Liberty. O relacionamento é bom, ambos se entendem e buscam seus interesses. Hoje, a McLaren, apesar de toda a grandeza e investimento, está muitos degraus abaixo da Red Bull e é inferior que a Renault. Existe, sim, o risco de que em 2019 e 2020 a própria McLaren seja mais eficaz que os franceses, mas a chance é menor do que em relação a Red Bull. É um "tiro no pé", o que foi possível negociar.

Foto: Getty Images
A Toro Rosso Honda tem Matsushita, Gasly e Kvyat como candidatos, mas quem treinou no primeiro treino livre de hoje foi uma espécie de Lance Stroll asiático, o tal Sean Gelael. Eu apostaria as minhas fichas no japonês e no francês, dois estreantes, mas provavelmente Kvyat, mesmo numa fase lamentável, irá ganhar mais um ano extra na F1.

A Renault, danadinha, tentou levar Ricciardo para sua equipe. A Red Bull, obviamente, recusou. Os franceses tiveram que se contentar com o empréstimo de Carlos Sainz Jr. Sim, ele ainda mantém vínculo com os taurinos, uma informação que não estava sendo circulada. Palmer fica até o fim do ano e já está no lucro.

Acredito que agora é hora de falar da corrida, não? Pois bem, Ricciardo dominou os dois treinos. A Red Bull aguarda ansiosamente por Cingapura todos os anos, é a grande chance para conquistarem mais uma vitória na temporada, isso se o motor Renault não deixar Max pelo caminho ou o mesmo for afoito e se envolver em uma confusão. No entanto, sabemos que as equipes blefam nos treinos livres e, portanto, não descarto que a Mercedes e a Ferrari dominem a classificação amanhã. O favoritismo é ferrarista. Se Vettel ainda sonha com o penta, é obrigatório vencer em Cingapura pela sexta vez na carreira.

Foto: Getty Images
Aliás, o circuito da cidade-estado teve seu contrato renovado por mais quatro temporadas, até 2021. Ano que vem a primeira corrida noturna da F1 completará dez anos. Estamos velhos, não? É um circuito chato, mas a atmosfera é interessante e sempre recheado de Safety Car. Espero uma corrida com bastante incidentes, para seguir a tradição.

Enfim, confira a classificação dos treinos livres para o Grande Prêmio de Cingapura:




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