domingo, 20 de setembro de 2015

JEJUNS QUEBRADOS

Foto: Getty Images
Não era despiste. Olhe bem para essa imagem. Fácil de reparar, não é? Na tradicional foto dos três primeiros do grid de largada, nenhum piloto da Mercedes presente. Por essa ninguém esperava. Pois bem, os resultados dos treinos livres se confirmaram nos treinos, e de quebra tivemos dois jejuns encerrados na noite de ontem, em Cingapura.

Vou começar pelo fim do grid. As atualizações da Sauber não surtiram efeito. Os suíços voltaram a sentir dificuldades e foram eliminados logo no início. Dessa vez, a explicação de Nasr foi um problema de aquecimento dos pneus supermacios. Ao menos largará na frente de Ericsson, em 16°. Maldonado é o 18° e as Manors ficam na última fila (como sempre), com Stevens e Rossi.

No Q2, a batida de Sainz no muro e a consequente bandeira amarela não pôde mudar muita coisa no fim, embora eu ache que nada seria muito diferente. Hulkenberg, Alonso, Pérez, Sainz e Button fora. A disputa que todos estavam prestando atenção era no topo. Dessa vez, muito bem disputado, sem a predominância de somente um ou dois pilotos. Possivelmente o melhor qualyfing da temporada.

Ferrari/Red Bull, Mercedes e Williams. As forças estavam distribuídas assim em Cingapura. Pela primeira vez na temporada, os alemães foram batidos inapelavelmente. Após o treino, Hamilton afirmou que os pneus supermacios não aqueceram direito. Desculpa? Será que o teste de pressão dos pneus da Mercedes na Itália, há duas semanas, se relaciona com a queda de desempenho da equipe ou é apenas um caso à parte na temporada? Hamilton não igualou o recorde de oito poles seguidas de Ayrton Senna e a Mercedes não alcançou a 24a pole consecutiva, recorde da Williams entre 1992 e 1993.

Enfim, os taurinos e os tifosi alternavam na primeira posição desde sexta-feira, lembrando as acirradas disputas do início da década. Assim como antigamente, Vettel se saiu melhor. Dessa vez, a Ferrari triunfou, ao menos no sábado. O alemão conquista a sua primeira pole pela escuderia italiana. Ele não largava na posição de honra desde o GP Brasil de 2013. Já a Ferrari não estava no topo no Q3 desde o GP da Alemanha de 2012, quando Alonso foi o pole. Raikkonen larga em terceiro e Kvyat em quarto. Bottas é o sétimo e Massa o nono, pois errou no Q3.

Será uma corrida muito interessante, com a Ferrari como ampla favorita, seguida pela Red Bull e a Mercedes correndo por fora (!). Como é comum em Cingapura, deveremos ter Safety Car e uma corrida com quase 2 horas de duração. Fiquem ligados.

Confira o grid de largada para amanhã:


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