quinta-feira, 30 de março de 2023

GP DA AUSTRÁLIA: Programação

 O Grande Prêmio da Austrália entrou no circo da F1 em 1985. Foi disputado nas ruas de Adelaide até 1995, quando foi substituído pelo circuito de Albert Park, que é palco do GP até os dias atuais. Em virtude do Covid, a etapa não aconteceu em 2020 e 2021, retornando ao calendário em 2022.

Foto: Wikipédia

ESTATÍSTICAS:
Melhor volta em corrida: Charles Leclerc - 1:20.260 (Ferrari, 2022)
Pole Position: Charles Leclerc - 1:17.868 (Ferrari, 2022)
Último vencedor: Charles Leclerc (Ferrari)
Maior vencedor: Michael Schumacher - 4x (2000, 2001, 2002 e 2004)

CLASSIFICAÇÃO:
1 - Max Verstappen (Red Bull) - 44 pontos
2 - Sérgio Pérez (Red Bull) - 43 pontos
3 - Fernando Alonso (Aston Martin) - 30 pontos
4 - Carlos Sainz Jr (Ferrari) - 20 pontos
5 - Lewis Hamilton (Mercedes) - 20 pontos
6 - George Russell (Mercedes) - 18 pontos
7 - Lance Stroll (Aston Martin) - 8 pontos
8 - Charles Leclerc (Ferrari) - 6 pontos
9 - Valtteri Bottas (Alfa Romeo) - 4 pontos
10- Esteban Ocon (Alpine) - 4 pontos
11- Pierre Gasly (Alpine) - 4 pontos
12- Kevin Magnussen (Haas) - 1 ponto
13- Alexander Albon (Williams) - 1 ponto

CONSTRUTORES:
1 - Red Bull RBPT - 87 pontos
2 - Aston Martin Mercedes - 38 pontos
3 - Mercedes - 38 pontos
4 - Ferrari - 26 pontos
5 - Alpine Renault - 8 pontos
6 - Alfa Romeo Ferrari - 4 pontos
7 - Haas Ferrari - 1 ponto
8 - Williams Mercedes - 1 ponto

FORA DO PÁREO

Foto: AFP

Para Toto Wolff, o objetivo da Mercedes em 2023 é semelhante ao de 2022: tentar ganhar ao menos uma corrida. Disputa pelo campeonato? Fora de cogitação.

O chefão da Mercedes, inclusive, não descarta copiar o carro da Red Bull para melhorar, nem que para isso também seja necessário colar um adesivo de touro.

Mas por quê a Mercedes segue tão atrás e com evolução tímida? A equipe, segundo George Russell, se deixou enganar pela vitória em Interlagos e manteve o desenvolvimento dos conceitos do W13 para o W14. Ou seja: sidepods estreitos, mas o problema inesperado do porpoising basicamente jogou os alemães para serem a terceira força, ou a quarta em 2023, considerando a ascensão da Aston Martin.

“Fizemos apenas duas corridas. Mas é realista [dizer] que estaremos brigando na frente quando se olha para o tamanho da diferença [para a Red Bull]? Não, não é. Vamos dar o máximo e ver o que acontece.

“Conseguimos ganhar muito terreno ao longo da temporada passada. Fomos chegando cada vez mais perto da Red Bull e fomos capazes de competir por vitórias no final. Acho que esse será o nosso objetivo para este ano”, disse Wolff.

Há verdades aí, mas também a velha tática de que, caso a Mercedes consiga "superar a meta", seria um caso heróico da equipe e dos pilotos. Nunca é demais lembrar que Russell e Hamilton é a melhor dupla do grid e uma equipe octacampeã de construtores não desaprende de um regulamento novo para o outro. Muito cuidado com as entrelinhas e as armadilhas jogadas através da imprensa.

EVOLUÇÃO E PRESSÃO

Foto: Red Bull Content

Apesar do futuro nebuloso tanto da equipe quanto dos pilotos, o chefão Franz Tost elogia o início de temporada de Yuki Tsunoda. Na terceira temporada no time, é agora que o jovem japonês assume a responsabilidade de ser o líder da equipe, após Pierre Gasly ir para a Alpine. Apesar do desempenho consistente, Tsunoda e o time ainda não pontuaram no ano. O japonês foi o 11° nas duas corridas até aqui.

“Yuki deu um grande passo à frente. Não apenas do lado da pilotagem, mas também do lado técnico. O feedback técnico dele é muito bom e devo dizer, também, que suas atuações foram competitivas. Acho que ele tirou o máximo proveito do carro”, disse Tost.

Apesar das palavras elogiosas, o clima interno não é tão bom, visto que Helmut Marko coloca o futuro dele e de Nyck De Vries em prova, sem contar que a equipe pode ser vendida por não dar tantos resultados, gerar gastos e a mudança administrativa da Red Bull após a morte de Dietrich Mateschitz.

Dar tanta responsabilidade para um jovem que ainda não se provou é perigoso. Além disso, colocar um estreante de quase 30 anos, junto a um processo de possível fim da equipe satélite mostram como a Alpha Tauri está sem rumo. Sem talentos emergentes surgindo da F2, realmente é caso para se pensar se há sentido continuar com esses moldes na F1.

TRANSMISSÃO:
30/03 - Treino Livre 1: 22h30 (Band Sports)
31/03 - Treino Livre 2: 2h (Band Sports)
31/03 - Treino Livre 3: 22h30 (Band Sports)
01/04 - Classificação: 2h (Band e Band Sports)
02/04 - Corrida: 2h (Band)


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