quinta-feira, 2 de março de 2023

GP DO BAHREIN: Programação

 Um dos mais recentes GPs da Fórmula 1 (começou a ser construído em 2002) o Grande Prêmio do Bahrein começou ser disputado em 2004. Desde 2014, a corrida é realizada de noite, "imitando" Cingapura.

Em 2023, pela quinta vez na história, o circuito barenita será palco da abertura da temporada.

Foto: Wikipédia

ESTATÍSTICAS:

Pole Position: Lewis Hamilton - 1:27.264 (Mercedes, 2020)

Melhor volta em corrida: Michael Schumacher - 1:30.252 (Ferrari, 2004)

Último vencedor: Charles Leclerc (Ferrari)

Maior vencedor: Lewis Hamilton (2014, 2015, 2019, 2020 e 2021) - 5x


AINDA FORA DE RITMO

Foto: Getty Images

Um dos personagens da temporada 2023 será Oscar Piastri. O australiano, campeão da F3 em 2020 e da F2 em 2021, chegou na McLaren após uma disputa judicial com a Alpine. Esses elementos já são o suficiente para que o jovem australiano estreie bastante pressionado na F1, além de dividir a equipe com Lando Norris, que triturou Daniel Ricciardo nas temporadas anteriores.

Com apenas três dias de testes e um ano inativo num bólido, pois ficou apenas como reserva da Alpine em 2022, Piastri revelou que ainda não se sente totalmente confiante na nova equipe:

“Acho que cumpri a maioria dos objetivos, sinto que estou em um lugar muito bom antes da próxima semana. Acho que ainda posso melhorar muito. Não estou 100% feliz com minha pilotagem, mas acho que nunca ficaria confortável com apenas um dia e meio no carro”, disse.

Além disso, soma-se os problemas de confiabilidade na McLaren, o que fez com que tanto ele quanto Norris andassem bem menos que os adversários na pista.

“Então, ainda estou chegando lá, fazendo progresso ao longo dos três dias, eu acho. Meu entendimento é bom, mas é uma pena que não tenhamos mais voltas para tentar melhorar isso na pista”, concluiu.

Talento o australiano tem de sobra. O problema são todas essas junções de contextos: inatividade, polêmica extra-pista, estrear numa equipe grande contra um piloto muito talentoso, poucos dias de testes e o carro apresentando problemas... a jornada de Oscar Piastri com certeza vai ser uma das mais observadas de perto e com mais pitadas de drama nessa temporada.

SEIS CORRIDAS

Foto: Getty Images

Esse é o tempo que George Russell acredita que a Mercedes tem para encontrar o ritmo e evoluir na temporada. O número exato tem explicação lógica: depois disso, começa a temporada europeia em Ímola, onde tradicionalmente as equipes apresentam os primeiros pacotes de atualizações do carro na temporada.

Se o W14 não tem o problema dos quiques igual o antecessor, a verdade é que o novo carro ainda parece distante de Red Bull e Ferrari, ao que parece. Nada que desanime Russell, confiante na capacidade da equipe para crescer durante o ano, tal qual em 2022.

“Não quero sentar aqui e dizer que a Mercedes está de volta, pois isso seria completamente injusto. E, pelo que vimos, a Red Bull é muito, muito forte. O que posso dizer é que tenho a melhor equipe do mercado, e todos estão trabalhando duro para colocar a Mercedes de volta no topo”, disse.

“Quando você olha para o calendário, acho que só temos cinco corridas nos primeiros dois meses e meio, três meses, enquanto que, no final da temporada, serão dez ou 11 no mesmo período”, completou.

Russell resume que o período mais livre de três semanas no calendário, entre Austrália e Azerbaijão em virtude do cancelamento do GP da China, é onde a Mercedes precisa estar pronta, de fato:

“Esta temporada será vencida ou perdida da metade em diante, não nas primeiras cinco corridas. Por mais que queiramos vencer no Bahrein, sabemos que é mais importante termos o carro certo na janela certa na sexta corrida, quando os grandes pontos serão conquistados”, concluiu.

É aquela máxima do "Calma, não criemos pânico". A Mercedes e Russell tentam olhar o copo cheio: "somos tão bons que podemos evoluir e crescer com o passar do ano". O copo meio vazio: era para estar no mesmo nível da Red Bull e talvez não dê tempo de brigar pelo título, considerando que os taurinos certamente também vão avançar casas durante a temporada.

TRANSMISSÃO:
03/03 - Treino Livre 1: 8h30 (Band Sports)
03/03 - Treino Livre 2: 12h (Band Sports)
04/03 - Treino Livre 3: 8h3o (Band Sports)
04/03 - Classificação: 12h (Band e Band Sports)
05/03 - Corrida: 12h (Band)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, esse é o espaço em que você pode comentar, sugerir e criticar, desde que seja construtivo. O espaço é aberto, mas mensagens ofensivas para outros comentaristas ou para o autor não serão toleradas.