quinta-feira, 29 de setembro de 2022

GP DE SINGAPURA: Programação

O Grande Prêmio de Cingapura é disputado desde 2008 e foi a 1a corrida noturna da história da Fórmula 1, que foi vencida de forma polêmica por Fernando Alonso, pilotando a Renault, após se beneficiar de um Safety Car oriundo de uma batida proposital de seu companheiro de equipe Nelsinho Piquet e o abandono do então líder da corrida Felipe Massa, da Ferrari, após a mangueira de reabastecimento ter ficado presa em seu carro. O caso ficou conhecido como Cingapuragate.

Em virtude da pandemia do covid-19, o circuito ficou dois anos ausente do calendário (2020 e 2021), retornando para o circo da F1 em 2022.

Foto: Wikipédia

ESTATÍSTICAS:

Melhor volta em corrida: Kevin Magnussen - 1:41.905 (Haas, 2018)

Pole Position: Lewis Hamilton - 1:36.015 (Mercedes, 2018)

Último vencedor: Sebastian Vettel (Ferrari)

Maior vencedor: Sebastian Vettel (2011, 2012, 2013, 2015 e 2019) - 5x


CLASSIFICAÇÃO:

1 - Max Verstappen (Red Bull) - 335 pontos

2 - Charles Leclerc (Ferrari) - 219 pontos

3 - Sérgio Pérez (Red Bull) - 210 pontos

4 - George Russell (Mercedes) - 203 pontos

5 - Carlos Sainz Jr (Ferrari) - 187 pontos

6 - Lewis Hamilton (Mercedes) - 168 pontos

7 - Lando Norris (McLaren) - 88 pontos

8 - Esteban Ocon (Alpine) - 66 pontos

9 - Fernando Alonso (Alpine) - 59 pontos

10- Valtteri Bottas (Alfa Romeo) - 46 pontos

11- Pierre Gasly (Alpha Tauri) - 22 pontos

12- Kevin Magnussen (Haas) - 22 pontos

13- Sebastian Vettel (Aston Martin) - 20 pontos

14- Daniel Ricciardo (McLaren) - 19 pontos

15- Mick Schumacher (Haas) - 12 pontos

16- Yuki Tsunoda (Alpha Tauri) - 11 pontos

17- Guanyu Zhou (Alfa Romeo) - 6 pontos

18- Lance Stroll (Aston Martin) - 5 pontos

19- Alexander Albon (Williams) - 4 pontos

20- Nyck De Vries (Williams) - 2 pontos


CONSTRUTORES:

1 - Red Bull RBPT - 545 pontos

2 - Ferrari - 406 pontos

3 - Mercedes - 371 pontos

4 - Alpine Renault - 125 pontos

5 - McLaren Mercedes - 107 pontos

6 - Alfa Romeo Ferrari - 52 pontos

7 - Haas Ferrari - 34 pontos

8 - Alpha Tauri RBPT - 33 pontos

9 - Aston Martin Mercedes - 25 pontos

10- Williams Mercedes - 6 pontos


RESTAM SEIS

Foto: Getty Images

É o que afirma o CEO da Alpine, Laurent Rossi. Como se fosse um reality, antes ele e Otmar Szafnauer tinham 14 pilotos no radar. Agora, são apenas seis, nas mais variadas situações da carreira.

Obviamente que os nomes não foram citados. Os franceses não têm pressa para definir o parceiro de Esteban Ocon para 2023 por um motivo bem simples: eles são a melhor vaga do grid disponível, então os pilotos também vão estar esperando o posicionamento da equipe.

“Escolhemos 14 pilotos, como Otmar (Szafnauer, chefe de equipe da Alpine) revelou anteriormente. Agora, estamos analisando seis. Alguns não estão completamente livres para fazer uma troca, outros talvez não se encaixem no grande cenário das coisas. Até o fim de setembro, devemos ter uma boa ideia de quem queremos contratar”, disse para o site RacingNews365.

O principal nome ventilado após o imbróglio com Oscar Piastri foi o de Pierre Gasly. No entanto, com a negativa da FIA em dar a superlicença para Colton Herta, o negócio parece distante. 

Daniel Ricciardo, ex-piloto da equipe, tem o lobby do ex-chefe, Christian Horner. Mais uma vez, na entrevista, Rossi voltou a criticar Piastri e a falta de lealdade do australiano, além de repensar a continuação do programa de jovens pilotos, que tem nomes como o de Doohan (um dos especulados para a vaga) e o brasileiro Caio Collet.

Rossi e a Alpine/Renault estão certos. Os pilotos estão esperando a ligação premiada. É a vaga mais importante atualmente disponível no grid. Então, consequentemente, são os franceses que vão ditar o ritmo do mercado. Apostar em um piloto jovem não faz sentido, sendo uma equipe de fábrica que investe muito. 

O veterano disponível é um ex-piloto da equipe em má fase e que optou sair do time.
Gasly seria a opção ideal e o negócio seria excelente para todas as partes. No entanto, a questão é complexa e deve envolver uma quantia considerável. Tendo em vista o contexto atual, mesmo assim vale a pena o esforço. A Alpine, a essa altura, não vai conseguir algo melhor que Pierre.

MAIS SPRINTS

Foto: Getty Images

Além do calendário de 2023, a FIA anunciou na terça-feira (27) outra mudança para a próxima temporada: o número de corridas sprints vai dobrar, de três para seis.

A aprovação da FIA veio através do Conselho Mundial de Esporte a Motor.

“A confirmação de que a temporada 2023 da F1 terá seis fins de semana com a corrida sprint é mais um exemplo do crescimento e prosperidade no maior nível do esporte a motor. Graças à colaboração com Stefano Domenicali e nossos colegas da FOM, concluímos uma análise minuciosa do impacto das corridas sprint adicionais, e ajustamos os parâmetros relevantes de nosso trabalho para garantir que continuem reguladas neste nível”, afirmou o presidente Mohammed Ben Sulayem.

Ainda não foram anunciadas as pistas que vão ter as sprints. Em vigor desde 2021, cada temporada teve três corridas classificatórias. A tendência é por um revezamento das etapas.

“A corrida sprint rende mais ação durante os três dias com os pilotos lutando por algo extra desde o começo da sexta-feira até o evento principal, no domingo. Adiciona mais drama e diversão ao fim de semana. O feedback de fãs, equipes, promotores e parceiros tem sido muito positivo, e o formato está somando uma nova dimensão à F1. Tudo que queremos é garantir o sucesso no futuro”, afirmou Stefano Domenicali.

Corrida sprint é coisa de categoria de base. Uma falsa emoção. O campeonato já está decidido, há um clubinho que impede mais talentos de subirem para a F1 e a FIA/Liberty e as equipes negam a entrada de um novo time, como a Andretti.

Gostaria de saber quem realmente acha isso interessante. Até os pilotos pensam que isso é uma chatice. Quem seria o idiota que iria arriscar o domingo pensando no sábado?

Bom, a Liberty quer dinheiro e não está nem aí para as artificialidades tipicamente americanas que elas criam, chanceladas pela FIA. Como sempre, o verdadeiro problema segue sendo ignorado com medidas que só servem para distrair os mais ingênuos.

TRANSMISSÃO:
30/09 - Treino Livre 1: 7h (Band Sports)
30/09 - Treino Livre 2: 10h (Band Sports)
01/10 - Treino Livre 3: 7h (Band Sports)
01/10 - Classificação: 10h (Band e Band Sports)
02/10 - Corrida: 9h (Band)


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