sexta-feira, 17 de agosto de 2018

ENCAIXANDO AS PEÇAS

Foto: Motorsport
A notícia da saída de Alonso da Fórmula 1 me abalou tanto que afetou o meu sistema imunológico. Ainda não estou 100%, por isso hoje tentarei ser um pouco mais breve nas palavras:

Dois dias depois do anúncio de um espanhol, a McLaren anunciou o compatriota Sainz como piloto da equipe para as próximas duas temporadas. É evidente que essas negociações iniciaram meses atrás. Estava tudo entrelaçado. Alonso não vai tirar seus patrocinadores do time de Woking. Ele e Sainz têm o mesmo empresário. Coincidências? Arranjos? Acordos?

Bom, o fato é que uma "grife" foi parar em outra. Fora da Renault e sem espaço na Red Bull, Sainz está sendo derrotado sem grandes dificuldades por Hulkenberg. Como recompensa, virou primeiro piloto da gigante McLaren. Ela, que teve Prost, Lauda, Senna, Hakkinen, Fittipaldi, Alonso e Hamilton agora será liderada por alguém que mostrou nada além do que a média até aqui. Isso mostra a decadência que se encontra a McLaren. Uma Williams 2.0., desde 2012 sem vencer e desde 2014 sem ir ao pódio. Antes, restava a grife dos campeões mundiais Alonso e Button. Agora, nem isso. A decadência sem a elegância.

Bom, quem vai estar com a outra vaga? Muitas especulações. Vandoorne, antes visto como carta fora do baralho, parece que voltou ao jogo, em tese. Lando Norris? Apadrinhado da equipe, parece que não depende do resultado da F2 para subir (atualmente, é o vice-líder). Um plano C seria Pérez e seus 15 milhões de euros como aporte. Falaram até de Ocon também. Loucura total. Pela tendência, apostaria no apadrinhado de Zak Brown, embora torça para que deem mais uma chance para o belga, apesar de gostar do mexicano, que provavelmente sairá da Force India e está caçando equipes para que contem com seu subestimado talento.


Bom, se Sainz está acertado com a McLaren, isso significa que Gasly será o parceiro de Max Verstappen na Red Bull. Anúncio indireto. Helmut Marko e cia tem um ou dois problemas agora: contratar um ou dois pilotos para a próxima temporada, pois é possível que Brendon Hartley não permaneça. Existe algum outro jovem da Red Bull pronto para tal missão? Se não tiver, vai ter; ou serão obrigados a pegar alguém emprestado. Quem toparia? A bola da vez é Dan Ticktum, de 19 anos, piloto Red Bull atualmente vice-líder da F3 Europeia. Precisa ser campeão para obter a superlicença necessária para correr na F1. Caso não consiga, quem será?

Em suma, Sainz e McLaren hoje podem casar. Grifes que não se sustentam, mas que podem realizar um bom trabalho na parte média da tabela no longo processo de reestruturação já citado por Zak Brown em diversas entrevistas desse ano.

Até!

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