domingo, 21 de novembro de 2021

MANO A MANO

 


A inconsistência das regras e critérios da FIA nos permite escrever que é tudo sob o prisma da política ou então da lei da compensação. Verstappen jogou Hamilton para fora da pista em Interlagos. Como o inglês passou e venceu, não haveria grandes punições. 

Com uma bandeira amarela no Q3 de sábado originada pelo furo no pneu de Gasly, Verstappen e Bottas foram punidos com cinco e três posições no grid, respectivamente. Algo que foi comunicado apenas uma hora antes do grid ser formado. Um absurdo.

Por incrível que pareça, a decisão foi definitiva para Bottas, pois Verstappen em poucas voltas retomou a segunda posição original. A julgar pelo ritmo de corrida de Hamilton, nem a largada faria diferença. Max poderia ter assumido a ponta, mas certamente não venceria. O finlandês, na sina de fim de contrato, se livrou do pelotão com dificuldade, mas o azar o persegue. Um furo no pneu acabou com as pretensões de Bottas e viu a Red Bull se reaproximar na briga pelos construtores.

Pérez, de sábado ruim, escalou o grid e vinha para fazer o pódio esperado. No entanto, o temor de um pneu furado fez o mexicano perder o pódio. Olhando agora, não pareceu uma decisão inteligente. No entanto, se o pneu do carro austríaco furasse, certamente estaríamos cobrando algo da Red Bull.

Em um certo momento, a corrida virou uma disputa de classificação para quem fizesse a volta mais rápida, pois a corrida estava decidida. E a classificação vira uma corrida inútil... Coisas da FIA. Só o que falta o campeonato ser decidido por um critério tão artificial.

Hamilton venceu sem dificuldades. Agora, são apenas oito pontos de desvantagem para Max. Praticamente um empate técnico. Duas corridas, uma delas na desconhecida Arábia Saudita. Lewis usou o motor da Turquia. A Mercedes parece ter dado a cartada final e com efeito. Para a Red Bull, apenas administrar os danos não vai ser suficiente. 

O que fazer? Trocar motor na Arábia ou na decisão em Abu Dhabi? É complicado, são muitas variáveis... Ainda assim, é possível que Max seja campeão daqui duas semanas: basta chegar em segundo e Hamilton não pontuar. Difícil, não impossível.

O texto na verdade é uma ode a Don Fernando Alonso Díaz. Quando comecei a escrever no blog, o espanhol das Astúrias já tinha feito o que era até então seu último pódio na categoria, na Hungria, em 2014. A Alpine teve um excelente final de semana. Alonso largou em terceiro e manteve o ritmo. A sorte ajudou: Bottas abandonou, Norris teve furo no pneu e Pérez parou. Estava escrito. Aos 40 anos, Alonso chegou ao pódio número 98 na carreira e mostra que, mesmo dois anos parado, ainda é excepcional, fora da curva, um outlier.

Ocon foi o quinto. A Aston Martin teve uma grande recuperação com Stroll e Vettel nos pontos. A Ferrari, muito abaixo, conseguiu pontuar. Norris, o azarado e Ricciardo, novamente muito abaixo, confirmam a queda da McLaren na reta final. É preocupante o australiano estar tão abaixo. É de se pensar se continua valendo a pena pagar tanto por tão pouco resultado...

Gasly também teve uma corrida esquisita, com erros de estratégia e desperdiçou uma boa oportunidade de pontos importantes para a Alpha Tauri. Afinal de contas, é tudo sobre Don Alonso, a Fênix: quando subiu ao pódio pela última vez, Hamilton tinha "só" um título: agora, pode estar a duas semanas do octa.

Hamilton e Verstappen, mais do que nunca, estão mano a mano, na pista e na tabela. A Red Bull tem uma vantagem mínima, mas a verdade é que Arábia Saudita e Abu Dhabi serão mata-mata, ida e volta, sem gol fora, prorrogação ou pênaltis. Quem estiver melhor, será campeão. Em caso de empate, vantagem para a Red Bull que tem mais vitórias. Uma pausa dramática no calendário é tudo que precisamos para recuperar o fôlego da grandiosidade que se aproxima de todos nós. Salut!

Confira a classificação final do GP do Catar:


Até!


sexta-feira, 19 de novembro de 2021

JORNADA NO DESCONHECIDO

Foto: Clive Mason/Getty Images

 A F1 desembarca pela primeira vez no Catar e talvez a única em Lusail, o circuito onde desde 2004 a MotoGP está por lá. Daqui duas semanas, supostamente teremos a Arábia Saudita (supostamente porque dizem que a pista ainda não está pronta). Ou seja: na reta final do campeonato mais equilibrado da década, a F1 entra em territórios desconhecidos. Ninguém sabe o que vai acontecer.

Por justamente ninguém conhecer o circuito ou ter qualquer base de referência, os tempos dos treinos livres são incógnitas. Geralmente o TL2 começa a se aproximar da referência de sábado, e Bottas foi o mais veloz. Mas sei lá. O desenho do circuito me lembrou Sakhir, por ser no deserto e de noite, mas é impossível falar qualquer coisa.

É um tiro no escuro mesmo com a iluminação potente do autódromo. O que dá para destacar é o bom ritmo da Alpha Tauri. Favoritismos? Ninguém sabe. Apesar de ser contra Catar e Arábia Saudita por vários motivos, nesse fim de ano apenas uma defesa é aceitável: o ineditismo vai causar suspense até o final.

Pode ser que nessa jornada no desconhecido nós possamos conhecer o campeão já. Mas um passo de cada vez. Não sabemos o que vai acontecer dentro de três semanas. E isso, senhoras e senhores, confesso que me deixa um pouco mais animado, mesmo não gostando do que vá acontecer na pista. O suspense e a expectativa é que jogam a favor.

Confira a classificação dos treinos livres:


Até!

quinta-feira, 18 de novembro de 2021

GP DO CATAR: Programação

 O Grande Prêmio do Catar vai acontecer pela primeira vez na história. O circuito substitui a Austrália, impossibilitada mais uma vez de sediar a F1 em virtude do Covid.

Nesta edição, a corrida será disputada no Autódromo Internacional de Lusail, palco da MotoGP. No entanto, quando o país retornar em definitivo para o calendário, em 2023, será sediado em um circuito específico que ainda será construído.

Foto: Wikipédia

CLASSIFICAÇÃO:
1 - Max Verstappen (Red Bull) - 332,5 pontos
2 - Lewis Hamilton (Mercedes) - 318,5 pontos
3 - Valtteri Bottas (Mercedes) - 203 pontos
4 - Sérgio Pérez (Red Bull) - 178 pontos
5 - Lando Norris (McLaren) - 151 pontos
6 - Charles Leclerc (Ferrari) - 148 pontos
7 - Carlos Sainz Jr (Ferrari) - 139,5 pontos
8 - Daniel Ricciardo (McLaren) - 105 pontos
9 - Pierre Gasly (Alpha Tauri) - 92 pontos
10- Fernando Alonso (Alpine) - 62 pontos
11- Esteban Ocon (Alpine) - 50 pontos
12- Sebastian Vettel (Aston Martin) - 42 pontos 
13- Lance Stroll (Aston Martin) - 26 pontos
14- Yuki Tsunoda (Alpha Tauri) - 20 pontos
15- George Russell (Williams) - 16 pontos
16- Kimi Raikkonen (Alfa Romeo) - 10 pontos
17- Nicholas Latifi (Williams) - 7 pontos
18- Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo) - 1 ponto

CONSTRUTORES:
1 - Mercedes - 521,5 pontos
2 - Red Bull Honda - 510,5 pontos
3 - Ferrari - 287,5 pontos
4 - McLaren Mercedes - 256 pontos
5 - Alpine Renault - 112 pontos
6 - Alpha Tauri Honda - 112 pontos
7 - Aston Martin Mercedes - 68 pontos
8 - Williams Mercedes - 23 pontos
9 - Alfa Romeo Ferrari - 11 pontos

FAKE NEWS

Foto: Reprodução/McLaren

Na última semana, a revista britânica Autocar afirmou que a Audi tinha interesse em comprar o grupo McLaren. Semanas antes, a revista alemã Auto Motor und Sport reportou que os alemães queriam fazer uma parceria com o time de Woking, visando o eventual novo regulamento de motores de 2026. As informações foram veementemente negadas pela equipe inglesa:

“O Grupo McLaren está ciente de uma reportagem na imprensa informando de que ele foi vendido para a Audi. Isso é totalmente impreciso, e a McLaren está buscando remover a história.

A estratégia de tecnologia da McLaren sempre envolveu conversas e colaboração contínuas com parceiros e fornecedores relevantes, incluindo outras montadoras, no entanto, não houve nenhuma mudança na estrutura de propriedade do Grupo McLaren”, diz a nota.

A Porsche e a Audi tem interesse em finalmente entrar na F1, desde que seja aprovada o novo regulamento de motores, que será votado pela FIA no dia 15 de dezembro. A McLaren, que teve dificuldades financeiras durante o período mais complicado da pandemia, vem apresentando melhoras nas finanças, o que esfriou um suposto interesse em vender uma parte ou o todo do Grupo McLaren.

Final de temporada é isso aí: até 2026 ganha relevância nessa eterna brincadeira de Audi e Porsche na F1, igual o álbum "Detox" do Dr. Dre. Lendas urbanas.

PRÊMIO DE CONSOLAÇÃO

Foto: F2

A Alpine anunciou na manhã de terça que o australiano Oscar Piastri, campeão da F3 e atual líder da F2, será o piloto reserva da equipe a partir do ano que vem. Em tese, caso aconteça alguma coisa com Fernando Alonso ou Esteban Ocon, Piastri seria o ficha um para substituí-los.

A trajetória do australiano é quase meteórica. Em 2019, Piastri venceu a Fórmula Renault Eurocup e foi contratado para a academia da escuderia francesa. Em 2020, na estreia, foi campeão da F3 na Prema. Esse ano, repetindo o sucesso pela mesma equipe, lidera a F2 sendo um estreante, faltando duas rodadas triplas na Arábia Saudita e em Abu Dhabi para terminar o campeonato.

“A função de piloto reserva é o próximo passo em direção ao meu objetivo de um assento para 2023, o que é muito emocionante. Eu provei meu valor nas categorias de base nos últimos anos e sinto que estou pronto para a Fórmula 1 agora. Junto com a experiência na pista nos fins de semana de corrida, vamos montar um programa de testes substancial para continuar me desenvolvendo. Sou muito grato à Alpine pelo apoio”, disse.

“O talento natural de Oscar é evidente, por isso estamos muito orgulhosos e privilegiados por tê-lo como parte de nossa equipe como nosso piloto reserva no próximo ano. Oscar não só tem as habilidades na pista, mas também demonstrado maturidade e compostura que o fazem realmente se destacar dos demais”, comentou Laurent Rossi, diretor executivo da Alpine.

É um prêmio de consolação. O problema do grid com poucos carros é esse. Se Oscar Piastri for campeão da F2, o talento dele será punido com um ano de ostracismo, pois ele não pode defender o título na categoria. Além de piloto reserva no simulador, sobraria para o australiano a Super Fórmula, Endurance, Fórmula E ou qualquer outra coisa. É por isso que é necessário mais equipes na F1, para que mais talentos possam ter espaço e se desenvolver.


TRANSMISSÃO:
19/11 - Treino Livre 1: 7h30 (Band Sports)
19/11 - Treino Livre 2: 11h (Band Sports)
20/11 - Treino Livre 3: 8h (Band Sports)
20/11 - Classificação: 11h (Band e Band Sports)
21/11 - Corrida: 11h (Band)

terça-feira, 16 de novembro de 2021

O CHINÊS VIÁVEL

Foto: Divulgação/F2

 A expressão criada pelo jornalista Renato Rebelo, do canal Sexto Round no YouTube (que recomendo muito, aliás, para quem também gosta de MMA) cai como uma luva na F1. 

Pela primeira vez na história, a China terá um piloto titular na F1. Guanyu Zhou, que já fez parte da academia da Ferrari e estava na Renault/Alpine, será o companheiro de Valtteri Bottas na equipe suíça. 

Se no início o favoritismo era de Nyck De Vries, passou por Colton Herta e teve no fracasso das negociações com a Andretti o ponto final, que foi a chegada de Zhou.

Apesar do aporte de U$$ 25 milhões para o time de Frederic Vasseur, engana-se quem pensa que Zhou chegou na F1 apenas por ser um piloto pagante e chinês, o que é muito importante para o mercado asiático e, claro, de uma das nações com mais pessoas no mundo. Zhou não está na F1 por "cota geográfica" e explico o porquê.

Antes, um pouco da história do nosso protagonista de hoje. Nascido em Xangai no dia 30 de maio de 1999, Zhou começou no kart aos oito anos na China. Aos 12, se mudou para o Reino Unido, para disputar em um cenário mais competitivo. Com boa passagem no kart, onde conquistou títulos, Zhou migrou para os monopostos aos 16, quando competiu na F4 italiana e também na alemã. 

Na Itália, foi vice-campeão e melhor novato. Na Alemanha, correu em algumas etapas e conquistou dois pódios (Spielberg e Spa).

Depois, ficou três temporadas na F3, primeiro na Motopark e depois na Prema. Foi 13° e duas vezes 8° na temporada, com vitórias, poles e vários abandonos. Teve 9 pódios, 3 poles e duas vitórias.

Nesse meio tempo, chegou a ser piloto de testes da Techeetah na Fórmula E. Em 2019, chegou a F2, onde está até hoje na UNI Virtuosi. Na primeira temporada, teve uma pole, duas voltas mais rápidas e cinco pódios, terminando o campeonato em sétimo.

No ano passado, mais adaptado a categoria, Zhou conseguiu a primeira vitória e melhorou um pouquinho: um pódio a mais (seis) e também o sexto lugar na tabela.

O grande salto está sendo nesta temporada. Faltando seis etapas, Zhou tem três vitórias e sete pódios, sendo o vice-líder com 142 pontos, atrás de Oscar Piastri, também colega de Alpine/Renault. Também nesse ano, foi o campeão da F3 asiática. 

Zhou participou de um treino livre pela Alpine no GP da Estíria, esse ano. Outros dois chineses também já tinham conseguido essa façanha: Ma Qinghua e Adderly Fong.

Zhou vem apresentando suas credenciais na disputada F2 do ano passado e nessa também, onde divide grid com Robert Shwartzman, Théo Pourchaire, Felipe Drugovich (são companheiros de equipe), Christian Lundgaard, Liam Lawson e Juri Vips. É uma competição muito acirrada, e qualquer um desses nomes poderiam perfeitamente estar na F1, é tudo uma questão de oportunidade, timing, aporte financeiro, academia de pilotos e outras questões que vocês já conhecem.

Antonio Giovinazzi, que foi o substituído da vez, reclamou que a Fórmula 1 é toda sobre dinheiro. É verdade, mas o italiano em três temporadas não confirmou as expectativas depois da fantástica temporada na GP2 de 2016. O italiano, inclusive, já acertou a ida para a Fórmula E ano que vem e continua como piloto Ferrari, podendo ser reserva e participar de outros projetos da escuderia.

Guanyu Zhou é um pacote completo: talentoso, com potencial, leva dinheiro para a equipe e ativa um mercado muito importante para a Fórmula 1, sobretudo depois das consequências do Covid, inclusive com o circuito de Shangai renovando com a categoria por mais algumas temporadas.

Por tudo isso mostrado, explicado e exposto, Guanyu Zhou é o chinês viável e a massa chinesa vai ter alguém para torcer na F1 pela primeira vez na história.

Até!

segunda-feira, 15 de novembro de 2021

O QUE BERNIE NÃO SABIA (A F1 FORA DA BOLHA)

 

Foto: Mercedes

Durante décadas de administração de Bernie Ecclestone, o eterno chefão transformou a categoria e é o grande responsável pelo que a F1 é hoje. Não é exagero afirmar que Bernie é tão ou mais importante que os grandes pilotos da história, como Michael Schumacher, Ayrton Senna, Alain Prost, Niki Lauda, Juan Manuel Fangio, Jim Clark, Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet, Nigel Mansell, entre outros.

A mão de ferro era administrada com uma única perspectiva: o dinheiro acima de tudo. Bernie nunca escondeu o  que gostava: para ele, a F1 era pra homens ricos acima de 30 anos, de preferência entre 50 e 60, que pudessem comprar e usufruir do luxo que é um final de semana da F1. Um evento único.

Não a toa, Bernie nunca teve problemas em correr na África do Sul durante o Apartheid e o boicote que houve ao país africano. Dinheiro acima de tudo e maquiagem nas questões raciais. A F1 delimitava o público.

Claro que o carisma sempre contou. Antigamente, a F1 era um evento (e continua, claro) que mostra o que há de mais moderno no esporte a motor. Como os carros eram novidades, ver um bólido a 300 km/h era uma sensação de perigo e respeito, porque a qualquer momento um piloto poderia morrer. Arriscar a vida em curvas, retas e chuva fazia parte do cartaz do que era ser piloto e o público comprava esse fascínio pela velocidade, tecnologia, o ronco dos motores e o perigo à 300 km/h.

Mesmo com as mortes e, claro, a perícia dos pilotos, o desenvolvimento tecnológico da categoria e também nas relações brecou essa parte romântica, digamos. Menos carros quebrando, menos disputas pelas vitórias e campeonatos e pilotos cada vez mostrando menos a personalidade, a F1 virou um clube de ricos parado no tempo enquanto a vida, a tecnologia e a sociedade seguiam em frente.

E por isso Bernie ficou para trás, além da idade. A Liberty Media, com muita experiência no showbiz americano, onde cada evento é um espetáculo à la NBA, entendeu que precisava de mudanças. Algumas são superficiais, é claro, e ainda não teve um grande impacto na competitividade e no ecossistema da categoria, mas o texto de hoje não é sobre isso.

A Liberty Media focou no que hoje chamamos de engajamento, sobretudo do público marginalizado por décadas pela própria administração da categoria: mulheres, negros e jovens se sentiam cada vez mais conectados com a sisuda, rica e anticarismática Fórmula 1. Como?

A série da Netflix, que confesso nunca ter assistido, alavancou a popularidade da categoria entre os mais jovens que sequer conheciam a categoria, mostrando o outro lado dos pilotos, que também sabem trabalhar a imagem pessoal nas redes sociais. Exemplos não faltam: Ricciardo, Sainz, Leclerc, Norris, Russell, além de pilotos, viraram influencers para muita gente. 

Não a toa que, depois de décadas passando vergonha e sendo ignorada na terra do Tio Sam, a americana Liberty Media finalmente consegue popularizar a categoria nos Estados Unidos, colocando Miami no mapa da F1 e não descartando uma terceira etapa no país no futuro. Nesse ano, em Austin, 400 mil pessoas acompanharam a corrida.

Outra obviedade nesse quesito é Lewis Hamilton: não só o campeão, o mais carismático, desde sempre popstar e super talentoso. A imagem do primeiro negro na categoria e depois multicampeão, com mais vitórias e poles e podendo ser o maior campeão isolado também ajudaram, mas principalmente o que Hamilton significa fora da pista: a luta pelos direitos das minorias, a luta antirracista e essa postura de quem não é somente um piloto muito talentoso, mas sim um cidadão que dentro do que pode fazer, quer contribuir com a F1 e a sociedade, trazendo mais negros, mulheres e LGBTs para as equipes e arquibancadas.

A identificação com o Brasil é antiga, pelo menos para quem é fã mais hardcore, mas o fenômeno que percebo na minha "bolha" é que, em 2021, a F1 passou dos hardcores, mesmo sem a transmissão da Globo: Netflix, Hamilton e uma temporada emocionante até o fim justificam isso, é claro. Nada mal para um esporte que ninguém vê e perdeu a graça em 1994.

Claro, Hamilton é o único no grid que é mais do que um piloto, é um superstar e um ativista. Saindo da bolha da F1, pouquíssimos pilotos seriam reconhecidos pela massa. Chutaria Verstappen, por ser o "inimigo" da vez de Hamilton, e os campeões Alonso, Raikkonen e Vettel que, mesmo sem ter redes sociais, se mostra tão engajado quanto Hamilton nas lutas humanitárias.

Talvez a F1 fora da bolha termine quando Hamilton se aposentar, afinal carisma não se transfere. A pessoa tem ou não tem. Ser mais do que um piloto ajuda tudo isso. Reverenciar Senna, que até hoje emociona a todos nós, também ajuda. Não basta ser apenas brasileiro para despertar paixões e ódios. Mesmo quando Massa foi quase campeão, não lembro de tamanha comoção fora do público hardcore. Não tinha tanto burburinho nas redes sociais, mas nas ruas não ouvia nada além do "por que tu ainda assiste isso?"

Bernie foi superado pelo tempo e, com um novo toque na categoria, a F1 conquista os Estados Unidos e se aproxima de um público que ainda tem certa resistência, mas que alguns já se encontram apaixonados. Agora, o desafio da Liberty é não tornar isso artificial demais, o like pelo like, o engajamento vazio. Mas isso eu deixo para outros textos, até porque adoro repetir essas coisas, mas hoje não.

É isso mesmo ou as vozes da minha cabeça criaram uma realidade paralela?

Até!

domingo, 14 de novembro de 2021

AINDA HÁ ESPERANÇA

 

Foto: Reuters/Ricardo Moraes

A Mercedes apostou todas as fichas na recuperação em Interlagos, diante de um risco que ficou muito maior depois de mais um erro da equipe no sábado, ao infringir o regulamento com a flexão da asa traseira. Se a missão de Hamilton parecia indigesta com a punição no domingo, largar em último no sábado parecia sacramentar o campeonato.

Não foi o caso. Com o novo motor, Hamilton sobrou. Parecia guiar no modo fácil, passando todo mundo como se fosse nada. Chegou em quinto, largaria em décimo hoje. Sem problemas. Sem grandes dificuldades e com o auxílio do Safety Car no começo da prova, Hamilton marchou para vencer de forma inesquecível em Interlagos. Em 14 aparições em Interlagos, de longe essa foi a mais impressionante.

A disputa com Verstappen foi dura, como era de se esperar. Usando todos os artifícios legais possíveis, Max tentou provocar e tirar Hamilton do prumo. Um choque interessaria para o holandês. No entanto, hoje não tinha como segurar. A Mercedes #44 estava imparável, venceu, recebeu a bandeirada de Rebeca Andrade e fez a volta da vitória com a bandeira brasileira, referência pelo ídolo Senna e por se sentir tão bem querido no país, arriscaria dizer melhor do que na própria Inglaterra.

O pódio teve presença brasileira de um dos funcionários que cuidam das estratégias da equipe, o xará mineiro Leonardo Silva. A festa estava completa, misturando a nostalgia com apreciar o momento histórico e lindo que vive a F1 em 2021, de modo até inesperado. Hamilton era o cara da casa. Max, mesmo com ligações no país, genro de Nelson Piquet, foi tratado como um inimigo, vaiado pelos brasileiros fãs de Lewis e, claro, sem excluir a questão política e extra-pista dos dois.

Bottas comprometeu mais uma vez os planos da Mercedes mas teve sorte em parar no momento que teve o VSC para ficar no pódio. A Mercedes reage e retoma uma folguinha na liderança de construtores, ao mesmo tempo em que diminui o mínimo possível para Max. Controle de danos, numa pista onde o favoritismo era da Red Bull. Favoritismos geralmente não dão certo nesse 2021 eletrizante.

A Ferrari confirma o posto de terceira força com dois pilotos extremamente regulares. Tomara que os italianos acertem a mão nesse novo regulamento. Leclerc merece um carro competitivo. Se deixarem, Sainz come pelas beiradas. Gasly mostra que corre sozinho na Alpha Tauri, enquanto Tsunoda mostra que só está na equipe de Faenza porque ainda não há opções viáveis da Academia de pilotos para subir.

A Alpine conquista pontos importantes e a McLaren teve uma queda nessa reta final, evidenciada a partir da perda traumática da vitória de Norris na Rússia. Ricciardo segue abaixo e, mesmo vencendo, fez uma temporada decepcionante. Vettel foi combativo e merecia o ponto, que não conseguiu.

Na corrida onde apostou todas as fichas, Hamilton vence apesar da Mercedes e segue vivo na briga pelo octa. Nas três etapas finais, duas são desconhecidas da F1 e a última é na chatíssima Abu Dhabi. Tudo está indefinido. Hamilton está com motor novo. Max vai fazer mais uma troca? E aí?

Como é bom ter Interlagos de volta. É um clima e uma corrida histórica, diferente. Somos muito apaixonados. Como é bom uma temporada excelente, fazendo que com nichos das bolhas comentem sobre a corrida. A Netflix também tem um papel fundamental e escreverei sobre isso em breve.

Aproveito o espaço para também homenagear Il Dottore Valentino Rossi, lenda da motovelocidade que se aposentou hoje. É, sem dúvida, um dos maiores esportistas do século. 

Ainda há esperança para Hamilton. Com corridas desconhecidas no Oriente Médio, tudo é ponto de interrogação. O problema é esse: lamentável a F1 encerrar a temporada só pelo dinheiro dos xeques em circuitos medonhos, mas fazer o quê...

Confira a classificação final do GP de São Paulo:


Até!

sexta-feira, 12 de novembro de 2021

TODAS AS FICHAS

 

Foto: Getty Images

Ah, Interlagos... é um final de semana sempre diferente. Hoje, mais do que nunca, bateu a vontade de estar ali. Um dia quem sabe... tentarei no ano que vem.

Bom, sobre a sexta-feira, tivemos confirmações importantes. Por questão de estratégia, a Mercedes trocou mais uma vez o motor de Hamilton e o inglês tem uma punição de cinco posições no grid. A equipe já tinha trocado há menos de um mês, na Turquia, mas a justificativa agora é outra: sabe-se lá o porquê, o motor de Hamilton vai perder potência até o final do ano.

Com a corrida sprint e a liberdade na escolha da estratégia, o Brasil foi escolhido para fazer a última troca, a última cartada. E aí seja o que a F1 quiser. O resultado prático foi visto hoje: Hamilton foi o mais rápido nos dois treinos e larga na frente amanhã na corrida classificatória. As temperaturas baixas em São Paulo e, claro, o novo componente explicam esse resultado até "fácil" conquistado pelo inglês hoje.

Se passar ileso pela largada, Hamilton ao menos diminui um pouco a vantagem no campeonato e, na corrida, não deve ter tantos problemas para brigar pelas primeiras posições, considerando a diferença de motores. Para Max Verstappen, a reta final deve ser feita com muito cuidado, administrando a vantagem e encrespando apenas quando necessário. É uma vantagem confortável demais para ser desperdiçada faltando tão pouco tempo.

Repetindo o México, Gasly e as Ferrari aparecem muito bem, superando as McLaren. Alpine um pouco na frente da Aston Martin na briga pelos últimos pontos e eras isso. Difícil afirmar que sábado vai ser decisivo para alguma coisa no final de semana ou para o campeonato, desde que todo mundo passe ileso na primeira volta. Do contrário, uma chata sprint race pode ser decisiva... Vamos ver se Interlagos ajuda a tornar esse formato em algo interessante.

Confira os tempos do treino livre e da classificação:



Até!