sexta-feira, 30 de junho de 2023

LIMITES

 

Foto: Vladmir Simicek/AFP

É inacreditável que uma categoria de elite como a F1 tenha que ter corrida Sprint, tal qual uma categoria de base ou de turismo. E o pior: tem bastante gente que acha isso o máximo. O pessoal realmente acredita que é emocionante ver os caras dando voltas sem forçar muito no sábado, pensando no domingo. Realmente, que emoção.

Outra coisa inacreditável é ter "limite de pista" em pleno 2023. Se colocarem grama, brita e subirem as zebras, é natural que os carros irão diminuir a velocidade e não se aproveitar dos tais "limites". A F1 cria essas coisas idiotas e precisa consertar os próprios erros que cometem. Alguém achou isso uma boa ideia, afinal, grama e terra são muito perigosas, aparentemente.

Bom, o principal treino do dia definiu o grid de domingo. Amanhã é perfumaria. Acordar para ver sprint... enfim, a lógica de sempre: Max Verstappen na pole e a Ferrari, num circuito veloz, por perto. O problema é o ritmo de corrida. Aí é que Mercedes e Aston Martin, tímidas, crescem. Norris também é muito veloz, mas fica difícil se sobressair no domingo.

De positivo, a Williams muito bem nas retas com Albon. De Vries transforma Tsunoda em um valor interessante. Hulkenberg surra Magnussen em velocidade e a Alfa Romeo/Sauber/Audi já pensa no futuro sem fazer nada no presente.

A Red Bull não tem limites. Mais uma pole e provável vitória para Max na corrida da casa, repleta de belgas e holandesas, e Sérgio Pérez foi traído pelo limite. A má fase não termina. Eliminado no Q2 porque não conseguiu completar uma volta limpa. Incompetência. Se tivesse brita por ali, nem ele e nem ninguém tentariam levar vantagem. Até quando esse negócio ridículo?

Amanhã teremos a interessantíssima corrida classificatória. Antes disso, o qualyfing. Programa trepidante, assim como o domingo. Bom, a expectativa é que talvez chova no final de semana. 

E isso faria alguma diferença? Max Verstappen, diferentemente de Spielberg, não tem limites.

Confira o grid de largada do GP da Áustria:


Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, esse é o espaço em que você pode comentar, sugerir e criticar, desde que seja construtivo. O espaço é aberto, mas mensagens ofensivas para outros comentaristas ou para o autor não serão toleradas.