quinta-feira, 7 de junho de 2018

GP DO CANADÁ - Programação

O Grande Prêmio do Canadá foi disputado pela primeira vez em 1967, sendo disputado até 2008 nos circuitos de Mosport Park, Mont-Tremblant e Montreal (atual), retornando a categoria em 2010.

Foto: Wikipédia
ESTATÍSTICAS:
Melhor volta em corrida: Rubens Barrichello - 1:13.622 (Ferrari, 2004)
Pole Position: Lewis Hamilton - 1:11.459 (Mercedes, 2017)
Último vencedor: Lewis Hamilton (Mercedes)
Maior vencedor: Michael Schumacher - 7x (1994, 1997, 1998, 2000, 2002, 2003 e 2004)

TRÊS NOMES DE COMPOSTOS... E OLHE LÁ

Foto: Sky Sports
A Pirelli anunciou que a partir do ano a nomenclatura dos pneus da F1 vai ter alterações. Ao contrário dos inúmeros tipos apresentados esse ano, a situação vai ser resumida: voltam a ser os tradicionais macios, médios e duros, onde em cada corrida será esclarecido qual é a rigidez do composto.

“Entendemos que para alguns espectadores é difícil identificar os sete compostos que temos no leque. O importante é que não percamos a mensagem de que não estamos indo para diferentes corridas com o mesmo composto. Então, ficamos felizes em chamá-los de duro, médio e macio, definir três cores e utilizar as mesmas cores e os mesmos nomes em todas as corridas”, afirmou Mario Isola, diretor da Pirelli, em um evento de mídia em Londres.

A ideia é fazer com que os pneus também tenham melhora significativa dentro da pista, sendo a diferença de compostos visível a todos, forçando novas estratégias de consumo e desgaste para as equipes. “Idealmente, devemos ter seis compostos, mas com melhor espaço [entre eles]. Este ano uma das questões é que macio, super e ultra estão muito semelhantes, então, no próximo ano, estamos trabalhando em diferentes compostos para ter uma lacuna maior”, explicou Isola.

O objetivo é evitar com que todas as equipes façam a mesma estratégia de uma ou duas paradas, cabendo a Pirelli traçar estratégias para fazer pneus que permitam essa variabilidade de opções para as equipes e os pilotos.


Voltando para os nomes, quanto mais simples melhor. Antigamente (dez anos atrás já é antigamente!) eram os macios e os duros, os slicks, os intermediários e os de chuva. Agora, acrescente o tal pneu médio e tá pronto. Façam três cores diferentes para cada composto mais a diferenciação natural dos pneus intermediários e de chuva e tá feita a festa. Às vezes, os fãs só precisam de algo simples para entender o todo ao invés de nomes e opções que o deixam mais confuso e menos atraído as questões técnicas da já desafiadora F1.


SAUBER TEM NOVO ACIONISTA MAJORITÁRIO

Foto: Divulgação
Dois anos atrás, a Longbow Finance comprou as ações que pertenciam a Peter Sauber. Na terça-feira (05), Pascal Picci, presidente da Sauber, anunciou que a Islero Investments é a nova acionista majoritária da companhia.

Segundo o semanário suíço "Handelszeitung", uma delegação da equipe vai para Maranello se reunir com a Ferrari, o que seria mais um indício da aquisição definitiva da Sauber pela Alfa Romeo, marca que pertence a Ferrari. Hoje, a parceria é comercial. Entretanto, os laços com os italianos estão cada vez maiores. Além da contratação do talentoso Charles Leclerc, que pertence a Ferrari, ultimamente a Sauber contratou Simone Resta, que estava na Ferrari, para ser designer-chefe da equipe.

A Islero Investments é uma empresa sediada em Hinwil, mesma cidade da Sauber. Seus administradores são membros da equipe, como por exemplo o próprio presidente Pascal Picci e Frederic Vasseur, atual chefe de equipe. Isso, aliado a parceria com  a Ferrari e o controle majoritário do grupo de Picci indicam que em breve a Alfa Romeo vai adquirir a Sauber, embora isso seja negado pelo presidente da Sauber.


Sozinha, a Sauber quase faliu. Se não tem teto orçamentário, a solução é se aliar aos grandes. A F1 virou uma grande DTM, repleta de equipes satélites. Posso escrever sobre isso com mais calma nos próximos dias. Repito: não é o ideal, mas é o que tem para hoje.

CLASSIFICAÇÃO:
1 - Lewis Hamilton (Mercedes) - 110 pontos
2 - Sebastian Vettel (Ferrari) - 96 pontos
3 - Daniel Ricciardo (Red Bull) - 72 pontos
4 - Valtteri Bottas (Mercedes) - 68 pontos
5 - Kimi Raikkonen (Ferrari) - 60 pontos
6 - Max Verstappen (Red Bull) - 35 pontos
7 - Fernando Alonso (McLaren) - 32 pontos
8 - Nico Hulkenberg (Renault) - 26 pontos
9 - Carlos Sainz Jr (Renault) - 20 pontos
10- Kevin Magnussen (Haas) - 19 pontos
11- Pierre Gasly (Toro Rosso) - 18 pontos
12- Sérgio Pérez (Force India) - 17 pontos
13- Esteban Ocon (Force India) - 9 pontos
14- Charles Leclerc (Sauber) - 9 pontos
15- Stoffel Vandoorne (McLaren) - 8 pontos
16- Lance Stroll (Williams) - 4 pontos
17- Marcus Ericsson (Sauber) - 2 pontos
18- Brendon Hartley (Toro Rosso) - 1 ponto

CONSTRUTORES:
1 - Mercedes - 178 pontos
2 - Ferrari - 156 pontos
3 - Red Bull TAG Heuer - 107 pontos
4 - Renault - 46 pontos
5 - McLaren Renault - 40 pontos
6 - Force India Mercedes - 26 pontos
7 - Toro Rosso Honda - 19 pontos
8 - Haas Ferrari - 19 pontos
9 - Sauber Ferrari - 11 pontos
10- Williams Mercedes - 4 pontos

TRANSMISSÃO



Atenção: hoje começarei uma viagem e só irei retornar na semana que vem. Prometo, na medida do possível, abastecer o blog com a análise da corrida e outros pensamentos aleatórios sobre a categoria.

Até mais!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, esse é o espaço em que você pode comentar, sugerir e criticar, desde que seja construtivo. O espaço é aberto, mas mensagens ofensivas para outros comentaristas ou para o autor não serão toleradas.