quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

SPYGATE, O RETORNO?

Foto: Autoracing
Fala, galera! Pois bem, escrevi ontem que iria estrear uma novidade no blog. Entonces, diante da notícia potencialmente importante, decidi adiar por algum tempinho. Por incrível que pareça, não gosto de ficar prometendo as coisas justamente pelo risco delas não se concretizarem e eu passar por uma situação embaraçosa. Mas enfim, segue o jogo.

O assunto de hoje pode se desdobrar em um grande escândalo nos próximos dias. A notícia é a seguinte: A Mercedes está processando o ex-engenheiro Benjamin Hoyle por supostamente salvar informações confidenciais da equipe (que inclui dados de quilometragem, informações sobre a fabricação das unidades de potência e códigos de corridas) para supostamente repassar a Ferrari, também sua suposta futura equipe.

Hoyle estava na Mercedes desde 2012. É o maior especialista no que diz respeito a perfomance e desempenho de Motor de Combustão Interna (ICE). Ele anunciou que deixaria a equipe no final do contrato (nesse ano) e iria para uma outra equipe. Sabendo disso, os alemães o afastaram de todas as atividades relacionadas a F1 e o repassaram para a DTM. Um caso semelhante é o do grego Peter Prodromou, que ficou um ano na geladeira da Red Bull após anunciar sua ida para a McLaren.

Enfim, Hoyle teria surrupiado arquivos de F1 da Mercedes para repassar ao pessoal da Ferrari, sua futura (ou não) equipe. Em uma ação judicial de 19 de outubro, a Mercedes alegou que as "atitudes de Hoyle foram calculadas para destruir ou danificar seriamente a relação de confiança" que ele tinha com a marca. "Benjamin Hoyle e, potencialmente, a Ferrari tiveram uma vantagem ilícita."

Agora, a Mercedes tenta impedir que Hoyle trabalhe em qualquer outra equipe na próxima temporada, assim como o retorno dos documentos, arquivos e pagamento de honorários legais.

Foto: Grande Prêmio
Relembrando o Spygate: Em 2007, o ex-chefe de mecânicos da Ferrari, Nigel Stepney, entregou ao engenheiro Mike Coughlan, da McLaren, um dossiê que continha informações confidenciais a respeito do projeto dos italianos. A FIA descobriu e afastou Stepney (hoje, já falecido) da F1 por 15 e multou a McLaren em 100 milhões de dólares, além da exclusão da escuderia britânica do campeonato de 2007, vencido por Kimi Raikkonen.

Ainda é muito cedo para prever qualquer desdobramento do caso. O que parece bem claro é que a Mercedes vai fazer de tudo para impedir que a Ferrari se aproxime e ameace seu reinado. O caso do túnel do vento da Haas também vai ser utilizado pelos alemães como argumento para tentar punir a Ferrari e evitar a perda da hegemonia da F1. Agora, é aguardar as repercussões e novas informações do escândalo.

Até lá!

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