segunda-feira, 1 de maio de 2023

O DONO DO PEDAÇO

 

Foto: Byrn Lennon/F1

A imagem mais emblemática do final de semana foi, pasmem, graças a uma inútil Sprint Race. Tudo porque, na disputa, George Russell tocou em Verstappen. O holandês recuperou a posição e terminou em terceiro, mas teve um buraco no carro causado pelo incidente, o que não passou batido.

Verstappen foi prontamente discutir com Russell ao vivo, para o mundo todo, reclamando do incidente. Russell respondeu que os pneus estavam frios, mas Max não aceitou conversa. Disse que da próxima vez vai revidar e ainda chamou de otário. O dono do pedaço agindo como um valentão.

Não foi a primeira vez. Lembram dele empurrando Ocon em Interlagos depois de perder a vitória? Tudo bem, ali ele tinha razão, mas me chamou a atenção a passividade de Russell no negócio. Ao optar por dar de ombros e mostrar Max como um desequilibrado, a impressão que passa é justamente o contrário: parece que ninguém ali consegue peitá-lo.

Estamos na era Max Verstappen e não existe um antagonista definido para o holandês, fruto da discrepância dos carros no estágio atual. Leclerc e Russell são os naturais candidatos, talvez Norris se tiver um carro bom. Hamilton, hoje é o grande rival, mas o Sir está próximo de se aposentar, não é algo para o longo prazo.

Verstappen reclamar de incidentes ríspidos com os outros não faz sentido porque esse é (ou foi) o modus operandi do holandês até ser campeão: inconsequente, onde muitos acidentes não aconteceram porque os outros recolheram. Hamilton, disputando o título em 2021, cansou dessa política de boa vizinhança e mostrou que sabe fazer a mesma coisa. Não faz sentido. Verstappen reclamando que os outros foram “Verstappen” com ele.

Falta isso para a F1: alguém que peite Max. Ele está muito confortável. Na Red Bull isso jamais vai acontecer, mas se os próprios rivais forem tão passivos, aí fica complicado. A F1 precisa de uma rivalidade, disputa, alguém que se apresente a ser o antagonista do atual bicampeão, futuro tri. Do contrário, narrativas não se constroem, se perdem e o produto fica desinteressante, além de ser uma grande oportunidade de um piloto mostrar personalidade para os fãs.

Senna foi cobrar o jovem Schumacher e deu um soco em Eddie Irvine. Quem não lembra da discussão em Nurburgring onde Massa, em italiano, xingava Alonso, o bicampeão e o “cara” do momento, que retrucava em espanhol? Para Fernando, surgiram Hamilton e Vettel. Para Max, por enquanto, não há ninguém.

A F1 precisa, entre tantas coisas, urgentemente de uma rivalidade.

Até!

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